Todas as coleções
OneFlow
Contábil
Como emitir um balancete contábil?
Como emitir um balancete contábil?

Emissão em tela ou impressão de um balancete

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

Para emitir o balancete no OneFlow, dentro da contabilidade, acesse a opção "Contábil / Demonstrativos / Balancete":

Será aberta então a tela de emissão do demonstrativo para que você indique como deverá ser a geração:

  • (1) Configurações: Aqui você poderá indicar as características que serão seguidas para a geração do balancete (como realce de contas, sobre valores negativos, etc...)

  • (2) Empresa: Ao acessar uma matriz, esse campo estará habilitado para que você possa filtrar por estabelecimentos.

  • (3) Período: Indique a competência inicial e final para emissão do balancete.

  • (4) Formato: Existem duas opções de geração:

    • Relatório: Essa é a opção para emissão tradicional do relatório, ou seja, gerar uma impressão contendo os dados existentes no sistema. Ao selecionar esse item, o sistema permitirá que você informe qual é a versão que deseja (para conferência ou oficial), o idioma e também o contador que irá assinar o mesmo (esse último é opcional).

    • Consulta: Ao indicar essa opção, o sistema irá abrir o balancete em tela e isso permitirá que você navegue entre as contas contábil. 

  • (5) Tipo de Balancete: Existem as seguintes opções:

    • Análise Horizontal: Tem como objetivo analisar se os valores apresentados no demonstrativo/relatórios cresceram ou diminuíram em comparação aos períodos anteriores. Sendo assim a "AH" como é popularmente conhecida permite que seja realizada a análise e comparação sobre a evolução de cada conta ou item de estrutura.

    • Análise Vertical: que diferentemente da Análise Horizontal, é analisada a própria coluna do período selecionado, ela tem como objetivo medir percentualmente cada item de estrutura ou conta em relação ao todo no qual faz parte, permitindo realizar análises e comparações se forem utilizadas mais de um período. Em resumo, ela demonstra qual a relevância de cada conta ou item de estrutura em relação ao grupo que ela pertence.

    • Centro de Custos X Conta Contábil: Esse relatório tem como base demonstrar todos os centros de custos utilizados no período selecionado relacionando com cada conta contábil que foi realizado o lançamento. Dessa forma você pode realizar uma análise da movimentação, e verificar todos os centros de custos em que houve movimentação e em quais contas foram utilizados.

    • Comparativo entre períodos: que demonstra de uma forma simples e prática vários períodos da movimentação contábil da empresa selecionada. Você pode variar sua análise selecionando a movimentação do mês ou o saldo atual da conta contábil.

    • Conta Contábil X Centro de Custos: que demonstra de uma forma completa o balancete do período selecionado junto com os centros de custos utilizados em cada conta contábil. Assim é possível realizar uma análise geral da movimentação da empresa juntamente com a informação dos centro de custos.

    • Referencial SPED ECD/ECF: demonstra os saldos do Balancete com base no relacionamento com as contas do Plano Referencial da Receita Federal. Clique aqui para mais detalhes sobre o Balancete Referencial.

    • Balance de Verificação: Esse relatório é o tradicional balancete que conhecemos, demonstrando as colunas de saldo anterior, saldo atual, débito e crédito e movimentação. Muito utilizado no dia a dia para realizar diversas conferências e principalmente para visualizar períodos acumulados.

  • (6) Valor a considerar: Ao executar os tipos "Analise Horizontal", "Analise Vertical" ou "Comparativo entre períodos" o sistema perguntará se a visualização será por "Saldo atual" ou "Movimento".

  • (7) Versão: Quando o período consultado não estiver finalizado, o sistema gerará o balancete no formato "Conferência" (com indicação no PDF que o período está aberto) ou "Oficial" (sem indicação de pendência).

  • (8) Idioma: Quando estiver habilitado para a empresa, será possível a emissão do relatório em outros idiomas.

  • (9) Contador: Selecione um contador para a geração da assinatura ao final do demonstrativo.

Formato do relatório

Caso você tenha marcado a opção "Relatório", ao clicar em "Gerar" o sistema irá abrir um PDF contendo o demonstrativo gerado de acordo com as configurações determinadas:

Formato consulta

Ao gerar o balancete em modo "Consulta", o sistema irá carregar uma nova tela contendo 3 abas:

Resumo: Exibe graficamente a distribuição das contas por grupo de contas e também as contas mais relevantes do balancete.

Análise das contas: Exibe analiticamente as últimas contas movimentadas, as contas com pouca movimentação e as contas com saldo invertido. Cada opção é "clicável", ou seja, você consegue dar um duplo clique e visualizar os detalhes.

Balancete de verificação: A última aba, mostrará o demonstrativo em modo "navegacional".

O OneFlow possui o conceito de drill-down nos demonstrativos que permite que você navegue do balancete até a transação que originou o lançamento contábil.

Ou seja, ao dar um duplo clique na conta desejada (estando com o Padrão de Visualização = Razão Contábil), o sistema irá abrir o razão correspondente, iniciando pela aba "Análise de Conta":

Automaticamente o sistema gerará a análise horizontal, vertical, a totalização de lançamentos a débito e a crédito, além da média de movimentação. Note que graficamente o sistema ilustra quais são as contrapartidas mais utilizadas e a evolução da conta no exercício.

Já na aba "Lançamentos", o sistema irá mostrar a composição do movimento da conta:

Para acessar o lançamento contábil basta dar um duplo clique:

Uma vez no lançamento contábil, caso você queira visualizar a origem desse lançamento, basta clicar em "Ver Origem" (no canto superior esquerdo da tela). O sistema exibirá o documento fiscal, o contas a pagar ou o contas a receber que originou tal lançamento:

No caso ilustrado aqui, o lançamento contábil veio de uma nota fiscal de serviços... Ao clicar na opção "Ver Origem" no canto superior direito, o sistema irá abrir o item que originou essa nota lá no Omie:

Ou seja, você tem 100% de rastreamento dos lançamentos contábeis. Esse recurso funciona também para lançamentos originados do contas a pagar e receber do Omie, conforme ilustrado na imagem:

Respondeu à sua pergunta?