Faturando e emitindo a Nota Fiscal (NF-e)

Nesse artigo, descubra como faturar e emitir uma Nota Fiscal (NF-e)

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Primeiros Passos

Preparamos um artigo especial que apresenta as configurações necessárias para você começar a emitir notas de produtos no Omie:

Após realizar essas configurações iniciais, se você ainda não criou seu Pedido de Venda, você pode conferir o processo detalhado de como fazer isso aqui:


Chegou a hora de faturar!

Agora, se você já realizou todos os primeiros passos acima, chegou a hora de faturar o pedido de venda, e emitir a NF-e! 😄

Neste artigo, temos:


Como faturar o Pedido de Venda

1) Para faturar o Pedido de Venda, acesse as "Etapas dos Pedidos" pelo menu suspenso do módulo de "Vendas e NF-e":

2) Basta arrastar o card que representa seu pedido de venda para a coluna "4. Faturado", e a mágica acontece 😄

Nesse momento, a solicitação de emissão da nota fiscal será enviada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu Estado


Acompanhando o faturamento do Pedido de Venda

Após solicitar o faturamento do pedido de venda, você pode (e deve) acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

1) Acesse as "Etapas dos Pedidos" pelo menu suspenso do módulo de "Vendas e NF-e":

2) O Omie demonstra o status das emissões por uma representação em cores, destacada em cada card (de pedido de venda), conforme figura abaixo:

Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou, assim como serão geradas as baixas no estoque dos produtos vendidos

Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Calma aí :)

Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber e baixas no estoque também não

3) A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos. Porém, se você estiver com pressa, pode fazer essa atualização manualmente, pressionando o botão "Comunicação com a SEFAZ"

💡 #DicaDoBem: você pode acompanhar as emissões por aqui também:


Rejeições SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar.

    Sim, é verdade que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ocasionalmente pode enfrentar instabilidades e ficar fora do ar. Nesses casos, você não precisa se preocupar ou tomar nenhuma ação específica. O Omie foi projetado para lidar com essa situação e agir de forma automática.


    Quando o Omie identifica que a SEFAZ está indisponível, ele continua tentando enviar as solicitações periodicamente, sem que você precise intervir.

  2. Alguma informação está errada no pedido de venda e foi criticada pela SEFAZ,

    E para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉


Para você ficar ainda mais fera no sistema, temos um treinamento para te ajudar bastante:



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