Todas as coleções
OneFlow
Contábil
De/Para do Registro I157 - Transferência de Saldos da ECD
De/Para do Registro I157 - Transferência de Saldos da ECD

Como realizar o De/Para entre os Planos de Contas dos períodos Atual x Anterior para a geração do Registro I157 da ECD

Telma Veloza avatar
Escrito por Telma Veloza
Atualizado há mais de uma semana

Este registro deve ser gerado no SPED Contábil (ECD) para informar as Transferências de Saldos das contas analíticas do plano de contas informado na ECD anterior, com as contas do plano de contas atual (OneFlow).

Em via de regra, o Saldo Inicial do Período Atual de cada conta contábil deve ser IGUAL ao Saldo Final do Período imediatamente Anterior e, quando existem mudanças nos códigos analíticos das contas contábeis entre esses períodos, se faz necessário relacionar (via De/Para) as mesmas, possibilitando a comparação dessas informações (ano atual x anterior), principalmente na ocasião da recuperação da ECD do período anterior, via PGE - Programa Gerador e Validador.

Situações que geralmente ocasionam a necessidade do ‘I157’:

  • Troca de plano de contas entre os anos anterior e atual (dentro do próprio sistema ou devido mudança de sistema).

  • Troca de Escritório/Contador.

  • Transmissão do período anterior por Centro de Custo e o atual sem o Centro de custo ou vice versa.

  • Alteração no classificador das contas entre os anos anterior e atual.

Exemplos:






No exemplo acima, observe que houve mudança no código da conta do plano atual (OneFlow) em relação ao código que foi declarado na ECD (período anterior), com isso, se faz necessário o relacionamento do código analítico anterior com o plano atual, para a geração do registro I157.

Para realizar o relacionamento, clique duplo sobre o card da obrigação SPED Contábil ECD e acesse a aba 'De/Para (I157)'.

Será apresentada a grid com as contas e saldos iniciais da empresa referentes ao primeiro mês do exercício da ECD. Se a empresa for uma Matriz, os saldos iniciais serão apresentados consolidados.

As colunas 'Código analítico' e 'C/Custo' apresentarão os dados que serão parametrizados referentes às contas declaradas na ECD do período imediatamente anterior e a coluna 'Situação' corresponde ao status do relacionamento (De/Para).

Comparação com arquivo SPED Período Anterior

Tem a finalidade de facilitar/agilizar a tarefa do De/Para, uma vez que ao importar o arquivo da ECD ou da ECF do período imediatamente anterior, o sistema irá cruzar os saldos finais do arquivo importado com os saldos iniciais da empresa no OneFlow e, havendo correspondência entre eles, realizar o relacionamento (De/Para) automaticamente.

Ao clicar na opção, o sistema irá solicitar o arquivo SPED para importação. Selecione o arquivo (ECD ou ECF) da empresa correspondente, referente ao período imediatamente anterior e arraste para a área de upload.

Após o sistema realizar as comparações das contas e saldos iniciais (OneFlow) com as contas e saldos finais (arquivo SPED período anterior), será apresentada a tela (logo abaixo) com o resultado dos relacionamentos realizados.

As contas do lado esquerdo correspondem ao Plano de Contas OneFlow e as contas do lado direito foram importadas do arquivo SPED.

Havendo correspondência entre os saldos finais do arquivo SPED com os saldos iniciais da empresa no OneFlow, o código analítico da conta anterior é relacionado automaticamente à conta contábil atual e, na coluna 'Situação' é apresentada a descrição 'Relacionada'.

Com isso, ficarão pendentes para relacionamento manual, apenas as contas que não puderam ser relacionadas pelo sistema, como por exemplo as contas que tiveram movimento no exercício da ECD, mas cujo saldo inicial é 0,00.

Relacionando as contas que ficaram pendentes pós comparação com o arquivo SPED anterior

No campo 'Situação da Conta', selecione a opção 'Com movimento e sem relacionamento' para que sejam filtradas as contas que foram movimentadas durante o exercício da ECD e que ainda não foram relacionadas.

Marque a(s) conta(s) do lado esquerdo (Plano OneFlow) e a(s) conta(s) correspondente(s) do lado direito (arquivo SPED) e clique em 'Relacionar'.

O sistema irá verificar se os saldos relacionados são iguais e, em caso positivo, apresentará uma mensagem pedindo para confirmar o relacionamento.

Regras de Relacionamento: só poderão ser relacionadas contas do Plano Contábil Atual x Anterior que:

  • Sejam analíticas

  • Pertençam ao mesmo grupo contábil

  • Cujos saldos inicial da empresa no OneFlow x final do arquivo SPED do período anterior sejam iguais

Excluir Relacionamento

A opção 'Excluir Relacionamento' será apresentada ao marcar as contas contábeis já relacionadas (lado esquerdo) cujo relacionamento deverá ser excluído.

Incluir Conta

Essa opção é um atalho para a inclusão de novas contas no Plano de Contas.

Finalizando o relacionamento

Após concluir o De/Para, se o sistema identificar que ainda existem contas do período atual (OneFlow) com movimento no exercício da ECD e sem relacionamento, será apresentada uma mensagem alertando sobre a importância de que todos os relacionamentos sejam concluídos e informando sobre a possibilidade de retornar à tela comparação a qualquer momento, quando necessário.

Para retornar à tela de comparação sem importar o arquivo SPED novamente, ao clicar na opção 'Comparar com arquivo SPED período anterior' basta responder 'Não' à pergunta se deseja fazer nova importação.

Observação:

Conforme orientação descrita no Manual SPED ECD, caso a conta antiga (plano de contas anterior) termine o último período da ECD anterior com saldo zero, ela deve constar no registro I157, com saldo zero, relacionada a uma conta nova para que a ECF possa recuperar os saldos do plano de contas anterior corretamente.

Incluindo Relacionamento (manualmente)

Essa opção possibilita que os dados referentes à conta do plano anterior sejam alterados (se já haviam sido relacionados anteriormente) ou incluídos manualmente sem a necessidade de comparação com arquivo SPED.

Selecione na grid principal, a conta analítica do Plano Atual (OneFlow) e clique em 'Incluir Relacionamento':

Será apresentada a tela onde deverá(ão) ser informado(s) o(s) código(s) analítico(s) da conta referente ao período anterior. Clique em 'Incluir':

Será aberta outra tela onde deverá ser informado o código analítico da conta e o centro de custo (se houver) referentes ao período anterior.

Esses dados devem ser informados exatamente como foram declarados na ECD Anterior - com ou sem pontuação.

Para a primeira conta incluída, o sistema sugere no campo 'Saldo Final', o mesmo valor do saldo inicial existente no OneFlow, podendo ser alterado, se necessário.

E se o Plano de Contas no OneFlow tiver sido originado de uma ECD, o código que estiver gravado no campo 'Código Analítico ECD' será apresentado já preenchido no campo 'Código analítico' da conta do plano referente ao período anterior.

À medida que outras contas são incluídas, elas são apresentadas na grid de contas do plano no período anterior. Confira se o saldo final total inserido, corresponde ao saldo inicial da conta no OneFlow.

Ao finalizar, se existir diferença entre os saldos 'Inicial' e 'Final Total', será apresentada uma mensagem de alerta e, ao confirmar a gravação, a coluna 'Situação' da conta na grid principal será apontada com o status 'Há diferença'.

A descrição 'Diversos' na coluna 'Código analítico' da grid principal, indica que existe mais de uma conta analítica do plano anterior relacionada para a mesma conta do plano atual. Clique duplo para ver os detalhes.

Alterando Relacionamento

Os relacionamentos podem ser alterados por meio da própria opção 'Incluir Relacionamento' (já explicada no tópico acima) ou por meio de duplo clique sobre o item que deseja alterar.

Excluindo Relacionamento

Marque as contas cujo relacionamento deverá ser excluído e clique na opção 'Excluir relacionamento'.

Informando que não houve alteração

Essa opção poderá ser utilizada se existirem contas sem alteração em relação ao período anterior, como por exemplo aquelas que foram incluídas no OneFlow durante o exercício de geração da ECD (ex.: 2021), ou seja, contas que não existem na ECD do período anterior.

Nesse caso, você poderá marcar as contas que não tiveram alteração com a situação = 'Sem alteração', facilitando a tarefa de relacionamento, de forma que você e o sistema possam identificar rapidamente as contas que já foram conferidas, das que ainda estão pendentes.

Replicando Relacionamentos

Os relacionamentos referentes ao De/Para (I157) são gravados por empresa, por conta da necessidade de comparação dos saldos. No entanto, existe a possibilidade de replicar os mesmos à partir de uma empresa origem para uma empresa destino, desde que essas empresas estejam vinculadas ao mesmo Plano de Contas OneFlow.

Mas é recomendável que essa funcionalidade seja utilizada somente se houver certeza de que os códigos analíticos declarados na ECD anterior da empresa origem são iguais aos códigos declarados na ECD anterior da(s) empresa(s) destino, de forma a evitar futuros erros de validação no registro I157 (via PGE), por conta de relacionamentos incorretos.

Para replicar os relacionamentos, selecione na grid principal as contas cujo 'De/Para' deve ser replicado e clique na funcionalidade correspondente:

Será aberta uma tela para você indicar a(s) empresa(s) destino - que está(ão) vinculada(s) ao mesmo Plano de Contas da empresa origem - para replicação dos relacionamentos:

Após selecionar a(s) empresa(s), clique em 'Confirmar' para que os relacionamentos sejam replicados.

Respondeu à sua pergunta?