Controle e Restrição de Acesso

Nesse artigo, descubra como controlar o acesso de seus usuários, definindo restrição de dia, horário, IP, e extrair um relatório de acessos

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Atualmente, é indiscutível que estamos vivendo em um cenário onde a preocupação com a segurança digital está em constante crescimento. Diversas ameaças cibernéticas têm despertado um clima de cautela e alerta em vários setores, resultando em uma maior conscientização sobre a importância de proteger nossos sistemas e informações online.

Naturalmente, para o Omie, a segurança cibernética se tornou uma prioridade essencial, e estamos comprometidos em oferecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia, a fim de proporcionar um ambiente seguro e confiável para nossos usuários.

Estamos em constante atualização, utilizando as tecnologias mais avançadas para garantir a segurança dos dados envolvidos em nossas operações.


Garantindo a Segurança no Omie 🔒

Pensando nisso, oferecemos a possibilidade de personalizar as opções de restrição de acesso ao sistema, proporcionando um controle ainda mais abrangente e reforçando a segurança das informações. Dessa forma, você tem o poder de definir quais usuários têm acesso a determinadas funcionalidades e dados dentro do sistema.

Isso permite uma gestão mais precisa dos acessos de cada usuário, restringindo o acesso apenas ao necessário para desempenhar suas funções, aumentando a segurança geral do seu negócio.

Esses controles fortalecem ainda mais a proteção dos dados e contribui para a tranquilidade e confiança no ambiente digital de sua empresa!

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Controle e Restrição de Acesso no Omie

1) Primeiro, faça o login no site da Omie.

2) Você será redirecionado para a tela de "Meus aplicativos". Se você possuir mais de um aplicativo, localize qual aplicativo deseja realizar o processo, clique na engrenagem e depois em "Segurança":

3) Na área de Segurança, você terá a opção de configurar três medidas de segurança, incluindo:

  • 1. Autenticação de 2 fatores

    Preparamos um artigo que detalha e explica todos os passos de ativação:



  • 2. Restrição de acesso por horário e/ou dia da semana

    É possível determinar quais dias da semana e quais horários, ou intervalos de horários, os usuários de sua empresa poderão acessar o sistema.


    Para configurar essa restrição de acesso, localize o tópico Restrição de acesso por horário e dia da semana e selecione a opção "Limitar o acesso em horários específicos":


    Em seguida, utilize o mapa de horários apresentado logo abaixo. Nele, você pode indicar os horários e os dias da semana em que os usuários terão permissão para se conectar ao sistema.

    Bem parecido quando você reserva um assento em um voo, ou reserva uma cadeira no cinema. Fácil assim! 🚀

    💭 Separamos um exemplo para você entender na prática:

    Ao finalizar a configuração, o painel será exibido conforme o exemplo abaixo:

    • Neste caso, o acesso ao sistema será permitido de segunda a sexta, das 07:00 até as 19:00 e sábado das 08:00 até as 14:00


  • 3. Restrição de acesso por endereço IP

    Se quiser restringir o acesso dos usuários ao sistema apenas dentro das instalações da empresa, é possível adicionar uma restrição com base no endereço IP.

    📣 Informações Importantes

    • O IP a ser usado para aplicar a restrição deve ser o IP válido para a internet, fornecido pelo seu provedor de acesso à internet.


      Em outras palavras, este IP NÃO se refere aos IPs individuais de cada computador ou rede privada (IPv6, IPv4), tudo bem?

    • Ao utilizar essa opção de restrição por IP, esteja ciente de que seu provedor de internet pode alterar seu endereço IP sem aviso prévio. É recomendável monitorar essa situação periodicamente ou considerar a contratação de um plano que ofereça um endereço IP fixo e estável.


    Para configurar essa restrição de acesso, localize o tópico "Restrição por IP" e selecione a opção "+ Liberar um endereço IP":


  • Uma nova janela será aberta. Nela, selecione um endereço IP da listagem (1), adicione um comentário (opcional) (2) e clique em "Adicionar IP na lista de confiança" (3):


    E ainda, no campo Endereço IP você poderá selecionar a opção "Outro" e digitar o endereço IP manualmente:

  • 4. Verificando quais usuários estão conectados / online

    Aqui, é possível verificar quais usuários estão conectados no Omie. Se necessário, você pode encerrar a conexão de cada usuário individualmente ou até mesmo de todos os usuários conectados.

    Como diria Ben Parker, tio do Homem-Aranha, "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Portanto, recomendamos o uso criterioso da opção para encerrar conexões!

    E um lembrete: ao encerrar a conexão de um usuário por essas opções, um registro será gerado, identificando quem realizou essa ação. 👀🔍



  • 5. Consultando e exportando o histórico de acessos

    Além disso, é possível consultar o histórico dos últimos 50 acessos realizados no sistema:


    ​Na coluna "Resumo", você poderá verificar por quanto tempo o usuário permaneceu conectado ou se a tentativa de conexão foi bloqueada devido a alguma restrição definida.

    Essa funcionalidade auxilia na identificação de tentativas de acesso ao sistema que ocorreram fora dos critérios estabelecidos pela empresa, permitindo tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e o cumprimento das políticas de acesso.

    E para concluir, é possível exportar o histórico dos últimos 12 meses para CSV/Excel. Basta clicar na opção "Exportar os últimos 12 meses para CSV", e o arquivo será gerado para download:

📌 Naturalmente, todas essas opções de restrição não se aplicam a usuários com perfil de administrador, tendo efeito apenas para "usuários personalizados".

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