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Incluindo e emitindo uma Nota de Entrada
Incluindo e emitindo uma Nota de Entrada

Nesse artigo, aprenda como incluir e emitir uma Nota de Entrada.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado essa semana

Existem duas situações principais para emissão da Nota de Entrada, sendo elas:

  1. Ao adquirir produtos de um fornecedor que não emitiu nota fiscal para sua empresa: é necessário formalizar essa operação emitindo uma Nota Fiscal de Entrada/Compra, detalhando os produtos envolvidos na operação.

  2. Devolução de um produto sem registro de saída no Omie: Nesse caso específico, é fundamental consultar sua contabilidade para confirmar os impostos e CFOP a serem aplicados.

Vamos aprender como fazer esse processo no Omie 😉🚀

​Tópicos do Artigo:


Criação da Nota de Entrada

Acesse o menu suspenso do módulo de Compras, Estoque e Produção e clique em “Incluir” no grupo "Outras Notas de Entrada":


Dados principais da Nota de Entrada

1) Ao incluir sua Nota de Entrada, preencha os dados principais de sua Nota, sendo eles:

  • (1) Cliente/Fornecedor (ou Remetente): selecione o Cliente/Fornecedor vinculado a operação.

    Caso ele não esteja cadastrado, você pode incluí-lo diretamente nesta tela. Para isso, basta clicar no 🔗 Clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo, e a tela de inclusão do cliente/fornecedor será acionada:

  • (2) Previsão: Data de previsão para emissão da NF-e de Entrada

  • (4) Vendedor: pessoa responsável pela venda/operação

  • (5) Tipo do Frete: tipo de frete utilizado para entrega dos itens em sua empresa

  • (6) Valor do Frete: caso haja frete, informe o valor neste campo

2) Além dos dados principais, há também outras Abas que devem ser preenchidas:

  • (1) Aba Itens da Nota: inclua os produtos. Para saber mais, consulte este tópico: Definindo as informações do Produto

  • (2) Aba Departamentos: distribuição ou rateio por centro de custo

  • (3) Aba Frete e Outras Despesas: para preenchimento de mais informações sobre o frete (como valor de seguro, outras despesas e pesos)

  • (4) Aba Informações Adicionais: onde será preenchido a Chave de Acesso da NF-e de Remessa a ser devolvida, dados adicionais para a NF-e e, também, a Categoria para a operação. Veja mais nesse tópico: Aba Informações Adicionais

  • (5) Aba E-mail para o Cliente ou Fornecedor: para que a NF-e seja enviada ao fornecedor após a emissão, deve-se informar o endereço de e-mail desejado

  • (6) Aba Observação: observações internas sobre a nota de entrada (não irão aparecer na NF-e)


Incluindo os produtos de Entrada

1) Para incluir os itens, na aba "Itens da Nota" clique em "+ Novo Item":


2) Assim, será apresentado a tela de “Novo Item da Nota de Entrada”.

Siga as orientações abaixo para realizar os principais preenchimentos:


  • 1) Produto: selecione o produto comprado.

    Caso o produto não esteja previamente cadastrado, realize seu cadastro clicando no 🔗 Clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo

  • 2) CFOP: o CFOP é o Código Fiscal de Operações e Prestações, que identifica a natureza de circulação da mercadoria/qual operação está sendo realizada. Converse com seu contador para entender quais CFOPs você deve utilizar para os seus itens.

    É importante ressaltar que, caso a natureza da operação não seja preenchida, o Omie utilizará a descrição do CFOP do primeiro item da Entrada.

  • 3) Quantidade: quantidade de entrada do produto. É essa quantidade que será inserida no estoque quando essa nota fiscal eletrônica for emitida.

  • 5) Valor Unitário do Item: preço de compra do produto.

  • 6) Código EAN (GTIN): informe o código EAN do produto.

  • 7) % do Desconto: Informe o percentual de desconto.

    Caso deseje informar diretamente o valor de desconto, clique no ícone de setas, para alterar o parâmetro considerado para o campo:


Veja um exemplo prático


Definindo as informações do Produto

1) Abas ICMS, ICMS Substituição Tributária, IPI, PIS e COFINS: nos itens inseridos, realize o preenchimento das informações de tributação (situação tributária, alíquotas, etc), seguindo as orientações de sua equipe contábil:


2) Aba Informações Adicionais do Item de Entrada: a adição de informações dos campos dessa Aba são opcionais, para compreender mais sobre seu preenchimento veja abaixo:

  • 1) Peso Líquido (Kg)

  • 2) Peso Bruto (Kg)

  • 3) Número do Pedido de Compra: equivalente ao xPed do XML da NF-e, equivalente ao número do pedido de compra.

  • 4) Item do Pedido de Compra: número do item do pedido de compra na nota, informação da Tag nItemped no XML.

  • 5) Código do Benefício Fiscal: consulte a sua contabilidade e a Tabela de código de benefício fiscal para confirmar a incidência de benefício fiscal.

  • 6) Local de Estoque de Saída: local de estoque de saída do cliente/fornecedor (Terceiro). Caso informe local de estoque de saída, será automaticamente criado uma saída de estoque neste local, além de criar a entrada de estoque do local de estoque.

  • 7) Não gerar a entrada de estoque deste item ao emitir a NF-e

  • 8) Informações para a Nota Fiscal: informações adicionais para o item, essa informação será apresentada abaixo do item no DANFE.

3) Aba Custo de Estoque: defina os impostos que deverão fazer parte do custo do seu produto:

⚠️As tributações e informações de custo de estoque devem ser parametrizadas conforme orientações de sua Contabilidade, pois isso varia do enquadramento fiscal de cada empresa


Aba Informações Adicionais

Para indicar as Informações Adicionais, acesse a aba “Informações Adicionais”:


Nela você consegue preencher dados como:

  • 1) Categoria: categoria de compra.

  • 2) Contato: meio de contato na empresa fornecedora, podendo ser preenchido com nome ou e-mail/telefone.

  • 3) Projeto: projeto em que essa despesa estará inserida

  • 4) N° do Pedido do Cliente ou Fornecedor

  • 5) Adicionar uma NF-e, Cupom Fiscal, NFC-e ou SAT como relacionada: em casos de devolução a partir da Nota de Entrada é necessário referenciar a NF-e original a ser devolvida. Em caso de dúvidas sobre a necessidade de referenciar um documento fiscal, consulte a sua contabilidade.

  • 6) Dados Adicionais para a Nota Fiscal: caso precise informar um texto adicional a Nota Fiscal, ao preencher informações neste campo elas serão levadas ao rodapé da NF-e.

  • 7) Nota Fiscal para Consumo Final: esta opção deve ser marcada quando a operação para o destinatário (sua empresa) for destinada para Consumo Final. Consulte a sua contabilidade para verificar a necessidade de marcação desse campo.

  • 8) Alterar Outros detalhes da NF-e: opção disponível para alterar as informações abaixo:

    • Natureza da Operação

    • Indicador de Presença da Operação

    • Indicador de Intermediador

    • Data e Hora Saída/Entrada

    • Identificação do Local de Entrega

    • Identificação do Local de Retirada


Concluindo e emitindo sua Nota Fiscal de Entrada

1) O Omie possibilita a pré-visualização do DANFE antes de sua emissão.

Com todos os dados preenchidos, você pode realizar a visualização de sua Pré-Nota!
Para isso, basta clicar em “Conferir”, opção disponível no menu lateral esquerdo de sua Nota de Entrada:

2) Na tela de Conferência, selecione a opção “Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)”:


3) Caso tudo esteja em conformidade, clique em “Concluir Nota de Entrada” para se comunicar com a Sefaz e gerar sua NF-e de Entrada:


4) Prontinho! NF-e emitida com sucesso!

O fornecedor receberá essa NF-e por e-mail e seus produtos serão inseridos em seu estoque! 🚀


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