Todas as coleções
Painel do Contador
Passo 3 - Integração Contábil
Passo 3 - Integração Contábil: A - Layout e Sistema Contábil
Passo 3 - Integração Contábil: A - Layout e Sistema Contábil

Nesse artigo, descubra como configurar no Painel do Contador a etapa "A - Layout e Sistema Contábil" do Passo 3 - Integração Contábil.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

O Painel do Contador é um módulo inteiramente dedicado ao uso da Contabilidade.

Com recursos projetados para aprimorar a comunicação entre cliente e contador, esse módulo facilita tanto a entrega quanto a coleta de informações.

Para garantir a integração perfeita com o seu sistema contábil e permitir a geração correta dos arquivos contábeis e o SPED através da Omie, é necessário configurar algumas opções no Passo 3 do Painel do Contador. Esse processo se divide em sete etapas identificadas de A a G.

Temos um treinamento específico sobre o assunto! Para assistir, clique no vídeo abaixo:

💡 Antes de prosseguir com a configuração do Passo 3, certifique-se de que você concluiu a importação do seu Plano de Contas:

Nesse artigo, temos os seguintes tópicos:



Configurando o Passo A - Layout e Sistema Contábil

1) Para configurar a Integração Contábil - Passo A, acesse o Painel do Contador:

2) Na sequência, será apresentada uma tela com diversas etapas da Integração Contábil, identificadas de "A" a "G", cada uma com detalhes essenciais para concluir a Integração com sucesso.

Iniciaremos a configuração pela primeira etapa, "A - Layout e Sistema Contábil":

3) Para simplificar o processo, vamos dividir as configurações da etapa A em seções, sendo elas:


Layout do Sistema Contábil

💡 A Omie possui integração com mais de 80 Layouts Contábeis diferentes.

No campo "Layout do Sistema Contábil" (1), selecione o Sistema Contábil e o Layout correspondente ao utilizado por sua contabilidade.

Dependendo da seleção feita, é possível especificar parâmetros exclusivos do sistema contábil, disponíveis em uma tarja amarela* (2):

(*) Para ilustrar, apresentamos as informações exclusivas do SCI ao clicar na faixa amarela:

⚠️ Dicas importantes para melhorar a sua experiência

  • Cada sistema contábil pode oferecer mais de um layout de importação, e até exibir campos distintos na área de tarja amarela. Escolha aquele que melhor se alinha com a sua realidade.

  • Se você não encontrar o layout correspondente ao seu sistema contábil na lista fornecida, é possível solicitar sua inclusão enviando o arquivo do layout para ajuda@omie.com.br.

    Nossa equipe de desenvolvimento ficará encarregada de efetuar essa inclusão para sua comodidade e melhor experiência de integração.



Período de Fechamento

Nesta área, você pode configurar duas opções, sendo elas:

  • (1) Período de Fechamento (de quanto em quanto tempo)

    O "Período de Fechamento" se refere ao intervalo de tempo que você escolhe para fechar e consolidar os seus registros gerados no Passo 5.

    Você poderá determinar um período semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com sua preferência e necessidade: 

  • (2) Quando (enviar e-mail automático quantos dias após o fechamento)

    Nesta configuração, você pode especificar o número de dias após o Período Contábil, definido no passo anterior, para que o sistema envie automaticamente um e-mail contendo todos os arquivos associados:

    Em outras palavras, com base no Período de Fechamento estabelecido (mensal, quinzenal ou semanal), você define um prazo após o encerramento deste período, e um e-mail de notificação será enviado

    💭 Por exemplo: Se o período de fechamento for mensal e você definir o envio do e-mail 1 dia após o fechamento, então, um dia após o fim do mês, um e-mail será enviado, permitindo o download dos arquivos.

    Além disso, o e-mail conterá um link direto para o Omie Drive, que estará ativo por 7 dias, facilitando o acesso aos documentos correspondentes.

💡 Dicas importantes para melhorar a sua experiência


Bloqueio dos Lançamentos

Neste campo, é possível definir a permissão para o sistema bloquear os lançamentos de cada Período de Fechamento enviado para a contabilidade.

Significa que o sistema não vai permitir incluir, modificar ou excluir qualquer lançamento do período bloqueado. Isso envolve qualquer emissão ou cancelamento de documento fiscal, movimento de estoque e conta a pagar ou a receber.


  • Com essa opção desmarcada, mesmo após o envio dos arquivos contábeis, o usuário poderá operar livremente fazendo qualquer inclusão, exclusão ou alteração.

  • Com essa opção marcada, quando for realizado o fechamento de um período através do Passo 6, toda a movimentação do período em questão ficará bloqueada para inclusões, exclusão ou alterações.


    ​E também, após o envio do e-mail contendo os arquivos de Integração, conforme configuração, será enviado uma notificação de fechamento de período para você, e para os endereços informados no Passo 1:



Operação que a empresa realiza

Nesta área, você pode selecionar os tipos de operações realizadas pela empresa. Basta clicar nos links para marcar ou desmarcar as opções desejadas.

A primeira opção (Contas a Pagar, Contas a Receber e Transferência entre Contas) já está automaticamente selecionada. Para as demais opções, é necessário escolher de acordo com as operações específicas da empresa:

💡 Dica importante para melhorar a sua experiência

Essa etapa influencia na configuração das duas próximas etapas, B – Principais Contas Contábeis e C – Históricos Contábeis.



Impostos Retidos

Ao clicar nesta opção, é possível configurar no Omie como devem ser gerados os lançamentos dos impostos retidos de serviços prestados e serviços tomados:

Ao acessar essa opção, você poderá configurar duas abas, cada uma com as seguintes opções: INSS, IR, ISS, PIS, COFINS e CSLL.

Para cada uma dessas opções, é possível marcar uma das seguintes escolhas:

  • Ocorre na Provisão. Ao marcá-la, o Lançamento Contábil será gerado com base na data de emissão/registro da nota.

  • Ocorre na Baixa. Ao marcá-la, o Lançamento Contábil será gerado com base na data de pagamento/recebimento do serviço prestado ou tomado.

  • Não gerar lançamento contábil. Ao marcá-la, o Lançamento Contábil das retenções não será gerado através do arquivo de Integração da Omie.


👣 Próximos Passos

Perfeito! Configuramos com sucesso a primeira etapa da Integração Contábil!

Agora, siga para a Etapa B: Principais Contas Contábeis:


📚 Artigos Relacionados

configuração/ primeiro acesso/ contratei/ início/ sou novo/ novo cliente/ o que fazer/ onde começar
Respondeu à sua pergunta?