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Emitindo uma NF-e Complementar Manualmente
Emitindo uma NF-e Complementar Manualmente

Nesse artigo, descubra como emitir uma NF-e Complementar Manualmente

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Caso a NF-e que deseja complementar não foi emitida no Omie, você também pode complementar as informações, criando manualmente uma NF-e Complementar


Emitindo uma NF-e Complementar Manualmente

1) No menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clique em "Incluir" no grupo "Nota Complementar e de Ajuste":



Preenchendo os dados e incluindo o(s) produto(s)

Vamos, agora, preencher as informações :)

  • 1) Selecione o cliente

  • 2) Marque qual o tipo de complemento/ajuste de Entrada ou Saída

  • 3) Inclua os itens que deseja realizar o complemento

  • 4) Faça a distribuição por Departamentos, se desejar

  • 5) Preencha os dados referente ao Frete e Outras Despesas

  • 6) Inclua a Categoria e a NF-e de referência que deseja complementar

  • 7) E-mail para o cliente

  • 8) Observações (ficam apenas no sistema, e não impactam na nota)

Incluindo os itens que deseja complementar

Quando clicar em "Novo Item", preencha manualmente os seguintes campos:

  1. Descrição do Item

  2. Código do Item

  3. Código NCM

  4. Código EAN (GTIN)

  5. CFOP

  6. Complemento a realizar de quantidade, valor ou impostos e informações adicionais

Não se esqueça de "Salvar" as informações preenchidas 😉


Informações Adicionais

Um campo muito importante para a Nota Complementar, é o campo onde serão preenchidas as informações adicionais:

  • 1) Selecione qual a Categoria

  • 2) Adicione a referência do documento fiscal que deseja complementar e "Salvar":

⚠️ Esse campo é obrigatório! Pois se entende que ao emitir uma NF-e Complementar, ela está complementando outra NF-e, logo, a nota origem deve ser referenciada!


Faturando a NF-e

Com tudo preenchido e revisado, clique no botão de "Concluir o Complemento ou Ajuste":

Prontinho! Sua NF-e Complementar foi emitida e você pode acessá-la no menu do módulo de Vendas:

📌 Rejeição SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a SEFAZ está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente

  2. Alguma informação está errada no pedido de venda e foi criticada pela SEFAZ, e para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉

⚠️ A nota complementar/ajuste não gera conta a receber, caso necessário, esse processo deve ser feito manualmente:

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