Configurando as Etapas do Kanban de Vendas

Neste artigo, descubra como configurar o processo de Execução e Faturamento de Venda de Produtos

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Para gerenciar suas vendas e o faturamento de produtos, você pode analisar as informações de forma visual, divididas em etapas, estas que podem ser personalizadas de acordo com suas necessidades

Isso significa que você tem a flexibilidade de alterar o nome das etapas conforme sua preferência, adaptando-as ao seu processo de vendas. Além disso, é possível configurar a numeração dos pedidos e remessas de acordo com suas preferências específicas 😄

Neste artigo:


Personalizando as Etapas do Kanban de Vendas

1) No módulo de Vendas e NF-e, clique no "Passo 3 - Cadastrar Pedidos e Faturar":


2) Nesta tela, você terá acesso ao seu kanban de vendas, uma visualização intuitiva e organizada das suas etapas de vendas. Para realizar a configuração das suas etapas do kanban, basta clicar no ícone de "engrenagem", localizado no canto superior direito da tela:

3) Nesta tela, você tem a opção de personalizar as etapas do seu processo de venda, e podendo modificar o nome de cada uma delas de acordo com a sua preferência. Dessa forma, você pode adaptar as etapas para refletir o fluxo específico do seu negócio:

1. Modificar o nome da etapa. Personalize o nome das etapas do seu processo de venda. Lembrando que a etapa "Faturado" não pode ser alterada.

2) Não usar esta etapa. Você pode marcar para não utilizar esta etapa no seu processo de vendas. Lembrando que as etapas poderão deixar de ser usadas somente quando não houver mais Pedidos de Venda nela.

3) Alterar o número dos próximos Pedidos e Remessas. Personalize o número dos seus próximos Pedidos de Venda (1) e das próximas Remessas de Produto (2):

Não se esqueça de "confirmar" as alterações para que seu processo de vendas fique personalizado!

As alterações nos números serão válidas apenas para os próximos pedidos e remessas! Os pedidos/remessas já criados permanecerão com a mesma numeração


Ordenando as etapas de venda e o nome da proposta (orçamento)

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem ⚙️ no canto superior direito da tela:

2) Acesse a aba "Venda de Produtos" para configurar alguns aspectos importantes. A seguir, apresentaremos os pontos sobre as etapas de venda que podem ser ajustados:

  • (1) Ordem das etapas de venda. Nesta área, você pode definir a ordem das etapas do seu processo de venda de produtos. Para isso, basta selecionar a etapa desejada e utilizar as setas para cima ou para baixo para ajustar a sua posição.


    💡 É importante observar que a etapa "Faturado" (quinta etapa) não pode ser posicionada antes da quarta etapa. Essa restrição garante a sequência lógica do fluxo de vendas, em que o faturamento ocorre após a etapa anterior ser concluída.

  • (2) Permitir que o pedido de venda seja marcado como uma proposta (ou orçamento). Ao selecionar essa opção, seus pedidos poderão ser marcados como propostas. Além disso, você terá a flexibilidade de definir a descrição utilizada para se referir a orçamentos ou propostas, de acordo com sua preferência e terminologia interna

💡 Ou seja, antes de criar um pedido de venda definitivo para o faturamento, você tem a opção de criar orçamentos. Uma vantagem interessante de utilizar orçamentos é que eles não geram previsões de contas a receber nem de saída do estoque. Isso significa que, ao criar um orçamento, você pode ter uma visão clara do impacto financeiro e do estoque antes de efetuar o faturamento.

3) Informação Adicional

Além das configurações relacionadas às etapas de venda, nesta área você terá a possibilidade de:

Respondeu à sua pergunta?