Todas as coleções
Cadastros Comuns
Inativando Cadastros
Inativando o cadastro de Clientes e Fornecedores
Inativando o cadastro de Clientes e Fornecedores

Neste artigo, descubra como inativar o cadastro de um cliente/fornecedor, e também a inativação em massa

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Muitas vezes é preciso "inativar" o cadastro dos clientes/fornecedores

Há situações em que excluir o cadastro do cliente não é uma boa opção, isso porque você só consegue excluir um cliente que não tenha informações relacionadas a ele. Se você já gerou um "Pedido de Venda" ou NF-e com ele, não será possível fazer a exclusão

A forma de manter o histórico de tudo que foi realizado e desabilitar o uso do cliente/fornecedor é muito simples, basta inativá-lo, seguindo esses passos


Inativando o cadastro de um cliente

📌 Esses processo pode ser realizados pelos seguintes módulos: "Vendas e NF-e"; "Serviços e NFS-e"; "Compras, Estoque e Produção"; "Finanças"

  1. Acesse o menu suspenso do módulo que tem acesso;

  2. Localize a opção "Clientes" ou "Fornecedores" e clique em "Exibir todos";

  3. Será demonstrado a lista com todos os seus clientes/fornecedores, você poderá localizar o cliente de interesse e basta dar um duplo clique sobre ele;

  4. Agora é só clicar em "Ativo", desta maneira, o cliente será alterado para "Inativo"

Prontinho, cliente inativo! Com o cadastro inativo seu histórico é mantido e este cliente não estará mais disponível para ser selecionado

⚠️ Se quiser reativar o cadastro, é só seguir os mesmos passos e clicar em "Inativo", desta maneira, o cadastro será alterado para "ativo"


Inativando os cadastros em massa

Você pode realizar essa alteração de status em massa, trazendo mais agilidade e controle com cada cliente. Veja como é intuitivo! 🤓

  1. Acesse o menu que possui acesso;

  2. Localize a opção "Clientes" ou "Fornecedores" e clique em "Exibir todos";

  3. Será demonstrado a lista com todos os seus clientes/fornecedores, você poderá localizar os clientes de interesse e basta selecioná-los;

  4. Agora é só clicar em "Ativo", desta maneira, o cliente será alterado para "Inativo"

⚠️ Se quiser reativar o cadastro, é só seguir os mesmos passos e clicar em "Inativo", desta maneira, o cadastro será alterado para "ativo"

Respondeu à sua pergunta?