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Faturando uma Ordem de Serviço (Com integração - Webservice)
Faturando uma Ordem de Serviço (Com integração - Webservice)

Nesse artigo, descubra como emitir a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) de uma OS, se a sua prefeitura possui integração automática

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Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Você é um(a) camarada de sorte. Quando a integração automática está disponível, o Omie consegue "conversar" diretamente com a prefeitura, enviando sua ordem de serviço para que a nota fiscal seja gerada, agilizando ainda mais o seu processo de emissão

Antes de começarmos, separamos alguns artigos importantes



Acessando a Ordem de Serviço

Para faturar a OS, acesse o menu suspenso no módulo de Serviços, e clique em "Exibir Todas" ou em "Etapa das OS":


Faturando a OS

Na Omie, existe dois caminhos para acessar suas Ordens de Serviço e faturá-las:

  1. Através da listagem de Ordens de serviço:

    No menu suspenso de Serviços e NFS-e, localize o tópico "Ordens de Serviço" e clique em "Exibir todos":

    Selecione uma, ou diversas Ordens de Serviço, e clique em "Faturar Seleciona(s)":

  2. Pelo kanban de serviços (Passo 3):

    No módulo de serviços, clique no Passo 3:

    No kanban você poderá faturar de duas formas:

    • Arraste todas as OSs para a coluna "Faturar" e clique em "Faturar Todos"

    • Ou arraste a OS de interesse diretamente para a coluna "Faturado", e ela será automaticamente faturada:


    💡 Dica Extra. E se preferir, você pode abrir a Ordem de Serviço desejada e clicar em "Faturar Agora":


  3. Após clicar em "Faturar Todos", ou arrastar o card para "Faturado", a solicitação de emissão da nota fiscal será enviada para prefeitura de seu município :D


Acompanhando a emissão

Após solicitar o faturamento da ordem de serviço, você pode (e deve) acompanhar a resposta da prefeitura. Para isso, acesse o menu suspenso do módulo de serviços e clique em "Etapas das OS":

O Omie demonstra por uma representação em cores, em cada card da ordem de serviço, o que está acontecendo:

  • Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela prefeitura e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou

  • Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela prefeitura

  • Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela prefeitura. Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber também não

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos

Minha NFS-e foi rejeitada, e agora?

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela prefeitura, isso pode ocorrer por duas principais razões:

  • A prefeitura está fora do ar. Sim, Terráqueos, a prefeitura vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a prefeitura está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente

  • Alguma informação está errada na ordem de serviço, sendo criticada pela prefeitura. Para conferir exatamente o que a prefeitura te falou, acesse a aba "Comunicação com a Prefeitura":

    • Marque a opção "Exibir todas as mensagens da comunicação com a Prefeitura" (1). Ao marcá-la você visualiza todas as mensagens que a prefeitura retorna

    • Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados, e isso varia muito de prefeitura para prefeitura. De forma geral, as mensagens são autoexplicativas. Você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar a ordem de serviço e clicar no botão "Reenviar NFS-e". Dessa forma, o Omie enviará novamente a solicitação de faturamento para a prefeitura

    • Em muitos casos a inconsistência ocorre em função de algum campo não preenchido no cadastro do cliente. Confira também o artigo abaixo, ele pode ser muito útil 😄

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