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Devolução de Vendas
Gerando uma Devolução de Venda a partir de um pedido de venda
Gerando uma Devolução de Venda a partir de um pedido de venda

Nesse artigo, descubra como criar e emitir uma devolução a partir do Pedido de Venda

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Faturou o Pedido de Venda para o seu cliente, mas por algum motivo, você precisa fazer a devolução dessa mercadoria? Veja como realizar esse processo aqui no Omie!

Para emitir uma devolução parcial, dê uma olhadinha nesse artigo

⚠️ Importante

A devolução de venda, gera automaticamente uma conta a pagar com o valor devolvido, abatendo dessa forma o valor que foi recebido na venda

Ou seja, se você fez uma venda de R$ 100,00 e devolveu um produto de R$ 25,00. O sistema vai gerar uma conta a pagar de R$ 25,00 referente a devolução.

No extrato final, será apresentado:

  • + R$ 100,00

  • - R$ 25,00

  • Total: + R$ 75,00

A conta a receber não será modificada, apenas o resultado do seu extrato!



Criando a devolução de venda

Para isso, acesse o Menu de Vendas e NF-e, clique na opção "Etapas dos Pedidos", no grupo Venda de Produto:

Será apresentado o kanban com os pedidos:

  • 1) Utilize esse campo para pesquisar a nota fiscal, seja pelo nome do cliente ou pelo número da nota

  • 2) Dê dois cliques no card para abrir a nota

Ao acessar o Pedido de Venda, clique no botão "Devolver":

Clique no botão "Sim" para confirmar a devolução:

Será apresentada a seguinte tela:

  • 1) Se o seu cliente gerou uma nota fiscal retornando as mercadorias, você pode digitar a chave de acesso ou selecionar o XML da nota

  • 2) Caso contrário, você mesmo pode criar essa nota


Preenchendo os dados da devolução

Será apresentada a seguinte tela:

  • 1) Motivo da Devolução: motivo pela desistência da venda. Já existem alguns motivos cadastrados, mas você pode incluir um novo e o melhor de tudo, é no próprio campo

    • O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE

  • 2) Itens que compõem a Devolução: selecione o item e clique no botão "Editar Item", para abrir as características do produto

💡 Além disso, você pode preencher as informações adicionais da devolução:


Ajustando as informações dos itens

Para realizar a devolução total do pedido, basta informar as seguintes informações:

  • 1) Quantidade: Quantidade que está sendo devolvida do produto

    • Se a devolução for parcial, ou seja, uma quantidade inferior ao que foi vendida ou a devolução de apenas um dos itens, basta clicar no botão Editar item", para alterar a quantidade a ser devolvida ou o botão "Excluir" para excluir o produto que não será devolvido:

  • 2) CFOP: o CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo

    • Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar

Além disso, você pode conferir os impostos envolvidos na devolução:

Acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS", conforme indicado na figura acima, e preencha as informações necessárias para o cálculo dos impostos

📌 Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento legal de sua empresa x o produto que você está devolvendo x o tipo de operação que está sendo realizada


Concluindo a devolução

Clique no botão "Conferir" para verificar se todas as informações estão corretas:

Você também pode gerar a pré-nota, basta clicar no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)" e, se tudo estiver correto, clique no botão "Concluir Devolução de Venda":


Pré-nota

Ao clicar em "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)", o sistema irá gerar o PDF com a pré-nota:


Acompanhando a SEFAZ

Após solicitar a devolução do pedido de devolução de venda você pode acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

Acesse o Menu de Vendas e NF-e, e clique em "Exibir todas" no grupo Devolução de Venda:

O Omie demonstra através de uma representação em cores, destacada na Situação representando o pedido de devolução de venda conforme indicado na figura abaixo, o que está acontecendo:

  • ✓ Concluído: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos

  • • Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

  • • Pendente: são pedidos de remessa que ainda não foram concluídos (faturados)

  • • Concluído (NF-e rejeitada): a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada!

  • × Cancelado: são notas fiscais canceladas

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos

💡 #DicasDoBem

  • Você pode acompanhar as emissões por aqui também:

  • Você também pode visualizar a conta a pagar gerada pela devolução:

📌 Rejeição SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você não precisa fazer nada. O Omie entende que a SEFAZ está "com gracinhas" e está fora do ar, e envia novamente a solicitação de tempos em tempos, automaticamente

  2. Alguma informação está errada no pedido de venda e foi criticada pela SEFAZ, e para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉


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