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Importação e Recebimento de NF-e
Desfazendo o recebimento de uma nota fiscal do fornecedor
Desfazendo o recebimento de uma nota fiscal do fornecedor

Neste artigo, descubra como reverter o recebimento de uma nota fiscal do fornecedor

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Comprou a mercadoria do fornecedor e importou a nota para o Sistema? Sensacional!

Mas esqueceu de alterar alguma informação e não consegue mais? Fique tranquilo!

Caso você precise alterar algum dado de uma NF-e recebida, basta revertê-la, seguindo os passos abaixo 😉


1) Acesse o Passo 3 do módulo de Compras, Estoque e Produção:

2) Pesquise a nota fiscal de interesse e dê um duplo clique sobre ela:

3) Agora é só clicar em "Reverter Recebimento", no menu lateral esquerdo:

4) Com isso, a NF-e ficará pendente e poderá ser alterada e recebida novamente:

💡 Dicas importantes

  • Caso a NF recebida tenha uma devolução ao fornecedor criada, será preciso primeiro excluir a devolução, e depois reverter a NF-e

    • Caso a devolução ao fornecedor já esteja emitida, sugerimos que entre em contato com sua contabilidade para avaliar o melhor alternativa para seu cenário;

  • Se após o recebimento da NF-e tenha sido realizado a baixa da conta a pagar, para desfazer o recebimento da nota será preciso primeiramente reverter a baixa da conta a pagar;

  • Ao reverter o recebimento de uma NF-e, a conta a pagar criada deixa de existir, se tornando apenas uma "previsão de contas a pagar";

  • Caso você precise excluir uma NF-e recebida, primeiro você precisará revertê-la, e depois poderá excluí-la. Com isso iremos excluir não apenas a conta a pagar, mas o(s) produto(s) cadastrado(s).



📌 Separamos alguns artigos importantes, que também podem te ajudar:

Ativando o agente de nf-e, e-mail do agente, importação automática de notas
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