Sensacional! Se você está aqui significa que as coisas estão indo muito bem!

O Módulo de Finanças serve para você controlar todo o financeiro da sua empresa; se tratando de contas a receber e a pagar, contas atrasadas/inadimplentes, fluxo de caixa, orçamento de caixa... E muitas outras funcionalidades! :-)

Execute cada uma das tarefas abaixo, nessa ordem. Caso tenha alguma dúvida, consulte o e-book de Atalhos e Rotinas Caso não encontre no e-book a resposta ao que procura, anote a dúvida ou acesse o nosso suporte, mas não pare - execute este checklist até o final!

1. Cadastre suas Contas Correntes e o Saldo Inicial

Para incluir uma nova conta corrente e incluir o saldo inicial, acesse o cadastro de contas correntes seguindo o caminho acima.

Cadastre todas as contas correntes, contas de aplicação, empréstimo e cartões de crédito corporativos que você utilizará.

Não sabe como cadastrar suas contas correntes Não tem problema e veja essa documentação.

2. Cadastre seus Clientes e Fornecedores

Para incluir um novo cliente, acesse o cadastro de clientes seguindo o caminho acima.

Cadastre todos os seus clientes e fornecedores mais comuns, inclusive alguns fornecedores especiais para pagamento de impostos como Receita Federal, Município, etc., com a nomenclatura que mais lhe convier. Você pode também cadastrar seus Funcionários! ;-)

Não sabe como cadastrar seus clientes? Não se preocupe e veja essa documentação.

3. Cadastre suas Contas a Pagar

Cadastre as suas contas a pagar seguindo o caminho acima.

E mais, você pode incluir as contas que já foram pagas e já fazer as baixas delas!

Se você possuir despesas recorrentes (se repetem todo mês), veja essa documentação especial! ;-)

4. Cadastre suas Contas a Receber

Cadastre as suas contas a receber seguindo o caminho acima.

Você pode incluir as contas que já foram recebidas e já fazer as baixas delas!

Atenção: as contas a receber são geradas automaticamente pelo faturamento de Pedidos de Venda, Ordens de Serviço e Contratos Mensais. ;-)

5. Importe o Extrato Bancário e faça a Conciliação

Entre no seu Internet Banking e gere o extrato do mês passado ou do mês que você pretende fazer a conciliação.

Uma dica, o extrato tem que ser em formato OFX ou Money 2000 (superior).

Em seguida, importe no Omie e execute o processo de conciliação.

Não sabe como fazer a conciliação? Não seja por isso.

Repita o processo para todas as suas contas correntes que você tem cadastrado no Omie.

Dicas:

  1. Despesas pontuais como tarifas bancárias, IOF e similares não precisam de uma conta a pagar. Podem ser lançados diretamente na conta corrente, inclusive aproveitando as informações importadas do extrato bancário no momento da conciliação.
  2. Transferências entre contas correntes devem ser lançadas com a categoria correta, gerando o débito e o crédito nas contas de origem e destino.

Mas claro que, todas as dúvidas podem ser sanadas na documentação de Conciliação. ;-)

6. Faça o Orçamento de Caixa

Lance para o mês anterior todas as previsões que você tinha de receitas e despesas. Analise as diferenças e escreva as justificativas.

Fazer o orçamento é o melhor exercício para aprimorar a gestão financeira da sua empresa!

Dica: não sabe muito bem o que é e para que serve um orçamento? Assista a esse vídeo e veja onde o orçamento de caixa pode ser útil na sua gestão.

7. Eleja seus relatórios favoritos

Gere diversos relatórios, tanto para acompanhar o faturamento da sua empresa, quanto para saber quem são os clientes inadimplentes e até tirar a comissão de vendas dos vendedores.. E o melhor de tudo, os relatórios são 100% personalizáveis, além do mais, você pode compartilhar o mesmo relatório para os demais funcionários da empresa. #Yeah!

8. Hora de tomar um café

Porque se você chegou até aqui, quer dizer que já trabalhou bastante...

Enquanto toma o seu café, escreva um email para nós em ajuda@omie.com.br dizendo o que você mais gostou e o que menos gostou no Omie até agora. É sério, manda o email sim! Se você for uma pessoa que não possui um e-mail (sim cara pálida, isso acontece), veja quantas mil maneiras você pode falar conosco!

Encontrou sua resposta?