Para fazer a configuração das Outras Recomendações será necessário acessar as configurações dos impostos no módulo Vendas e NF-e e depois, clique no botão Outras Recomendações:

O sistema irá abrir a seguinte tela:

Basta você clicar e selecionar a opção que você deseja. Porém, para facilitar o entendimento de cada grupo vamos detalhá-los:

Emissão da DANFE e NF-e:

Neste grupo você pode escolher algumas configurações de exibição da DANFE. Basta selecionar a opção que deseja.

Desconto:

Neste grupo você vai determinar se o Desconto Incondicional será considerado na base de Cálculo dos impostos (ICMS, PIS, COFINS e IPI). Basta selecionar qual opção deseja.

Para esclarecer, o desconto incondicional é o desconto que é dado ao cliente antes da venda acontecer e da emissão da NF. Aquele desconto que é dado ao cliente no momento da negociação.

Somente esse tipo de desconto pode ser desconsiderado da base de cálculo destes impostos, o desconto que ocorre após a efetivação da venda (chamado desconto financeiro) não é considerado para base de cálculo para os impostos.

PIS e COFINS:

Neste grupo você vai determinar se o ICMS será descontado da base de cálculo do PIS e COFINS. Basta selecionar a opção.

É importante salientar que somente algumas operações tem este benefício de acordo com o Acordão - Recurso Extraordinário 574.706 de 03/2017. Então é preciso verificar se sua empresa tem o direito a gozar deste benefício.

Frete, Seguro e Outras Despesas Acessórias:

Neste grupo você vai determinar se o Frete, Seguro e Outras Despesas Acessórias, irão compor a base de cálculo dos impostos (ICMS, IPI, PIS e COFINS). Basta selecionar a opção que deseja.

NF-e de Importação de Mercadoria:

Neste grupo você vai determinar se os impostos (II, ICMS, PIS e COFINS) devem ser somados ao total da Nota Fiscal. Basta selecionar a opção que deseja.

ICMS Desonerado:

Neste grupo você vai determinar se o ICMS desonerado deve ser subtraído do Total da Nota Fiscal.

Atualização Automática dos Impostos:

Neste grupo quando você seleciona a opção "Atualizar automaticamente quando a NF-e for autorizada", toda nota fiscal que for emitida com os impostos diferentes das configurações realizadas anteriormente serão atualizadas conforme essa nota fiscal.

Essas configurações são muito específicas para cada tipo de empresa, portanto indicamos você entrar em contato com o seu contador e verificar qual dessas opções você deve ou não marcar.

Após fazer a configuração, basta somente sair da tela e clicar em "Salvar".

IMPORTANTE

Esse manual indica como deve ser o preenchimento dos campos, os valores expressos em cada campo são exemplos ilustrativos. Entre sempre em contato com o seu contador para que ele possa lhe ajudar com o preenchimento das informações pertinentes à sua empresa.

Encontrou sua resposta?