Para fazer a configuração das Outras Recomendações será necessário acessar as configurações dos impostos no módulo Vendas e NF-e e depois, clique no botão Outras Recomendações:

O sistema irá abrir a seguinte tela:

Basta você clicar e selecionar a opção que você deseja. Porém, para facilitar o entendimento de cada grupo vamos detalhá-los:

Emissão da DANFE e NF-e:

Neste grupo você pode escolher algumas configurações de exibição da DANFE. Basta selecionar a opção que deseja.

Desconto:

Neste grupo você vai determinar se o Desconto Incondicional será considerado na base de Cálculo dos impostos (ICMS, PIS, COFINS e IPI). Basta selecionar qual opção deseja.

Para esclarecer, o desconto incondicional é o desconto que é dado ao cliente antes da venda acontecer e da emissão da NF. Aquele desconto que é dado ao cliente no momento da negociação.

Somente esse tipo de desconto pode ser desconsiderado da base de cálculo destes impostos, o desconto que ocorre após a efetivação da venda (chamado desconto financeiro) não é considerado para base de cálculo para os impostos.

PIS e COFINS:

Neste grupo você vai determinar se o ICMS será descontado da base de cálculo do PIS e COFINS. Basta selecionar a opção.

É importante salientar que somente algumas operações tem este benefício de acordo com o Acordão - Recurso Extraordinário 574.706 de 03/2017. Então é preciso verificar se sua empresa tem o direito a gozar deste benefício.

Frete, Seguro e Outras Despesas Acessórias:

Neste grupo você vai determinar se o Frete, Seguro e Outras Despesas Acessórias, irão compor a base de cálculo dos impostos (ICMS, IPI, PIS e COFINS). Basta selecionar a opção que deseja.

NF-e de Importação de Mercadoria:

Neste grupo você vai determinar se os impostos (II, ICMS, PIS e COFINS) devem ser somados ao total da Nota Fiscal. Basta selecionar a opção que deseja.

ICMS Desonerado:

Neste grupo você vai determinar se o ICMS desonerado deve ser subtraído do Total da Nota Fiscal.

Atualização Automática dos Impostos:

Neste grupo quando você seleciona a opção "Atualizar automaticamente quando a NF-e for autorizada", toda nota fiscal que for emitida com os impostos diferentes das configurações realizadas anteriormente serão atualizadas conforme essa nota fiscal.

ICMS Interestadual (Simples Nacional):

Neste grupo você vai determinar se nas operações interestaduais deve zerar o valor do ICMS do Estado Remetente.

Essas configurações são muito específicas para cada tipo de empresa, portanto indicamos você entrar em contato com o seu contador e verificar qual dessas opções você deve ou não marcar.

Após fazer a configuração, basta somente sair da tela e clicar em "Salvar".

IMPORTANTE

Esse manual indica como deve ser o preenchimento dos campos, os valores expressos em cada campo são exemplos ilustrativos. Entre sempre em contato com o seu contador para que ele possa lhe ajudar com o preenchimento das informações pertinentes à sua empresa.

Encontrou sua resposta?