Para fazer a configuração do ICMS para as empresas enquadradas no Simples Nacional será necessário acessar as configurações dos impostos no módulo Vendas e NF-e e depois, clique no botão ICMS (Simples Nacional):

O sistema abrirá a tela seguinte:

1 - Preencher o Tipo de Atividade da Empresa
2 - Preencher o valor da Receita Bruta dos últimos 12 meses
3 - Preenchendo os dois campos anteriores, na área sinalizada acima, o sistema mostrará a alíquota que será destacada na NF-e e também qual a faixa de faturamento em que sua empresa está enquadrada. O sistema se baseia na regra prevista em legislação para fazer o cálculo, portanto não é possível alterar o percentual a ser destacado.
4 - Caso queira conferir a tabela do simples em que sua empresa se enquadra, basta clicar nos links mostrados acima no item 4 e o sistema vai abrir a tabela para conferência.

As informações dessa configuração são importadas automaticamente das configurações realizadas nos "Dados da minha empresa", na aba Inscrições, CNAE e Outros, ou seja, se for feita alteração nos campos 1 e 2 desse passo ou nas configurações dos dados da minha empresa, um irá atualizar o outro.

Obs.: A RBT12 precisa ser atualizada mensalmente para que o sistema possa destacar corretamente a alíquota de ICMS nas NF-e de vendas, pois ainda não é possível fazer essa atualização de forma automática.

Após fazer toda a configuração, basta somente sair da tela e clicar em "Salvar" e sua configuração do ICMS (Simples Nacional) está feita.

IMPORTANTE

Esse manual indica como deve ser o preenchimento dos campos, os valores expressos em cada campo são exemplos ilustrativos. Entre sempre em contato com o seu contador para que ele possa lhe ajudar com o preenchimento das informações pertinentes à sua empresa.

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