Quando fazemos a configuração de impostos em um cenário fiscal, comumente indicamos a quais tipos de clientes essas configurações serão aplicadas:

Porém é possível que a operação da sua empresa necessite de mais de um cenário fiscal, que são aplicados a diferentes tipos de clientes. Para isso é possível criar novos cenários fiscais. 

Obs.: Antes de fazer esse passo a passo para criar um cenário fiscal, é importante já ter feito a configuração dos impostos no cenário fiscal padrão..

1. Acessando a configuração de impostos

Para criar novos cenários fiscais é preciso acessar o módulo de vendas e depois a configuração de impostos, conforme indicado na imagem acima.

1.1. Indicando atividades do Cenário Fiscal Padrão

Selecionar quais os tipos de atividade que o cenário fiscal padrão irá contemplar, marcando ou desmarcando os links e clicar em "Salvar".

2. Criando um cenário fiscal

Depois, no menu lateral esquerdo, clicar na opção "+ Criar Cenário de Impostos".

2.1. Como desejo criar o novo cenário fiscal

  1. Duplicando o atual: Cria um novo cenário fiscal a partir do “padrão”, sendo necessário mudar apenas o que for necessário.
  2. Em branco: Cria um novo cenário fiscal totalmente em branco para ser configurado desde o começo.

A partir da opção selecionada o sistema irá duplicar o cenário fiscal, ou criar um cenário em branco.

3. Configurando o novo cenário fiscal

O novo cenário criado será apresentado conforme indicado na imagem acima.

Então você poderá renomear clicando no link, e depois selecionar a qual tipo de atividade esse cenário fiscal vai se aplicar.

Você pode entrar em cada uma das TAG's e fazer a configuração que necessita para este novo cenário fiscal, ou alterar somente o que for pertinente em caso de ter duplicado o cenário fiscal “padrão”.

Obs: Perceba que as TAG's ECF (Cupom Fiscal) e CF-e SAT e NFC-e ficam desabilitadas, a configuração dessas TAG's somente é possível no cenário fiscal padrão:

Depois de ajustado as configurações do novo cenário fiscal, basta clicar em "Salvar".

A partir desse momento quando você acessar a configuração dos impostos irá aparecer antes de tudo a lista dos cenários fiscais criados para sua empresa, conforme ilustrado abaixo:

Agora, quando você efetuar uma venda de produto haverá uma caixa pra que você informe o cenário fiscal a ser utilizado naquela operação, assim o sistema irá carregar as configurações de impostos feitas no cenário fiscal selecionado.

;-)

Encontrou sua resposta?