Um passo importante para gerar os arquivos de integração é importar para dentro do sistema Omie o plano de contas que você utiliza em seu sistema contábil. 

Para acessar o passo 2 basta ir ao módulo Painel do Contador e clicar em: 2 Plano de Contas:

Há duas maneiras de colocar o plano de contas dentro do sistema Omie: incluindo manualmente as contas ou através de um arquivo de importação.

Incluindo Manualmente uma Conta Contábil no Plano de Contas

Para incluir manualmente uma conta contábil no plano de contas basta acessar o link "+ incluir uma nova conta contábil":

Depois basta preencher os itens conforme abaixo:

1 - Preencher o nome da conta contábil;
2 - Preencher a classificação da conta contábil (número da conta contábil);
3 - Preencher o código reduzido da conta contábil;
4 - Preencher o tipo de Natureza do SPED;
5 - Preencher a Natureza da Operação da conta contábil;
6 - Preencher o tipo da conta contábil.

Caso queira que a conta integre os lançamentos de centros de custos basta selecionar o link "Integrar também os rateios dos lançamentos de centros de custo"

Após preencher as informações clicar em confirmar, e a conta contábil será incluída no plano de contas do Omie:

Incluindo através de um arquivo de importação o plano de contas

Para que não seja necessário incluir conta a conta no sistema é possível importar o plano de contas, hoje o Omie possui três formas para importação do plano de contas: Através de um arquivo do SPED (ICMS/IPI), Copiando as informações de outro aplicativo já configurado no Omie ou importando uma planilha padrão.

Através de um Arquivo do SPED:

Para importar através de um arquivo do SPED (ICMS/IPI) basta clicar no link "Importar um plano de contas agora mesmo":

Depois clicar em "Importar a partir do SPED":

Selecionar o arquivo do SPED para importar, o sistema irá processar o arquivo e importar os dados relacionados ao plano de contas. Porém, como no arquivo do SPED não há informação de código reduzido da conta contábil, o Omie copiará as mesmas informações do código de classificação para o código reduzido, assim será necessário entrar em conta por conta e fazer a alteração.
Vale lembrar que no arquivo do SPED só constam contas que efetivamente foram utilizadas no período ao qual o arquivo se refere, ou seja, o plano de contas virá incompleto caso não tenham tido lançamentos em todas as contas do plano.

Copiando as informações de outro aplicativo:

Caso você tenha outros clientes que já utilizem o Omie  é possível copiar as informações de um cliente para o outro. Para isso basta clicar no link "Importar um plano de contas agora mesmo":

Depois clicar em "Importar o plano de outro cliente":

Selecione na lista de qual aplicativo serão copiadas as informações:

É possível selecionar para importar também a configuração de categorias, basta clicar no link "Clique aqui para importar também as categorias do aplicativo do cliente". Depois só clicar em confirmar:

Pronto, o sistema importou todo o cadastro de plano de contas e categorias conforme selecionado.

Obs.: Para o sistema copiar as configurações de categorias, é necessário que o aplicativo que irá receber as informações não tenha nenhuma movimentação feita dentro do sistema.

Através de uma planilha padrão:

Caso seja o primeiro aplicativo ou cada cliente utilize um plano de contas diferente é possível importar o plano de contas através de uma planilha padrão. Para isso, antes de fazer o processo no Omie, é preciso exportar o plano de contas no sistema contábil no formato TXT ou XLS.

Basta entrar no Omie, no passo 2 plano de contas e clicar no link: "Importar um plano de contas agora mesmo":

Depois clicar no link "Então clique aqui e faça o download" para baixar a planilha padrão para importação do plano de contas:

Na planilha é necessário preencher todos os campos que constam como obrigatórios e caso queira preencher os campos opcionais. 

Após preencher todos os campos, salvar a planilha no seu computador e clicar no Omie em "Importar uma planilha":

Basta selecionar a planilha salva e o Omie irá importar todos os dados preenchidos.

Caso já exista alguma informação no plano de contas do Omie o sistema perguntará se deseja "Excluir tudo", "Só atualizar" ou “Decidir depois”.

Quando selecionado o “Excluir tudo”, o sistema vai apagar toda a informação anterior que existia no plano de contas e inserir esse novo plano de contas, tendo em mente que todas as configurações de principais contas contábeis, contas correntes e categorias serão apagadas também e será necessário realizar uma nova parametrização.

Em “Só atualizar” o sistema irá comparar a classificação e código reduzido das contas existentes com as novas contas e vai cadastrar somente as contas que não existem atualmente no plano.

No caso de “Decidir depois” o sistema cancela a operação sem salvar qualquer alteração.

Basta selecionar a opção que deseja e o sistema importará as informações da planilha.

Pronto, com o plano de contas importado dentro do Omie é possível passar para as configurações de "De x Para" no passo 3.

Para saber como fazer a configuração do Passo 3 Integração Contábil, clique aqui.

;-)

Encontrou sua resposta?