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Emissão de NFS-e no OneFlow
Emissão de NFS-e no OneFlow

Nova funcionalidade permite a emissão de notas fiscais de serviço por dentro do OneFlow.

Marcos Hermes avatar
Escrito por Marcos Hermes
Atualizado há mais de um mês

Nós sabemos o quanto é importante ter funcionalidades que agreguem e facilitem a rotina dos contadores e de seus clientes. Pensando nisso, o OneFlow agora permite a emissão de Notas Fiscais de Serviço avulsas ou recorrentes, através de contratos.

Veja abaixo como configurar e emitir as notas fiscais.

Configuração

Habilitando a emissão de NFSe

Primeiro, precisamos habilitar o motor de emissão de notas fiscais. Para isso, acesse as configurações da empresa clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela.

Em seguida selecione a opção "Definições Fiscais"

Na parte inferior da tela, marque a opção "Habilitar a emissão de NFS-e para essa empresa".

Todas as prefeituras disponíveis já estão configuradas com um padrão, mas recomendamos que, após habilitar a emissão da NFS-e, você verifique as configurações de emissão da prefeitura para garantir a integridade das Notas Fiscais.

Para isso, acesse a opção: Clique aqui para abrir o cadastro da empresa e configurar a emissão da NFS-e, que aparece logo abaixo da opção "Habilitar a emissão".

Ao clicar, o sistema abrirá a tela de Configuração da Empresa, com a aba "Nota Fiscal de Serviço" já selecionada, para que você possa realizar a conferência. Veja abaixo quais são as configurações disponíveis:

  1. Modelo de Integração: Cada prefeitura possuí um Modelo de Integração, caso a prefeitura disponibilize mais de um modelo, você poderá selecionar aqui qual deseja utilizar para fazer a emissão da nota fiscal.

  2. Ambiente da Prefeitura: Nesse local irá definir entre: Ambiente de Produção (base real) e Ambiente de Homologação (base de testes)

  3. Modificar as informações da NFS-e: Nesse local você pode configurar situações especificas para a emissão de NFSe como:

    Cidade Prestação do Serviço: Selecione a Cidade Prestação de Serviços.
    Dependendo da prefeitura, aqui você indica como quer que essa informação seja inicializada quando cadastrar uma nova ordem de serviço ou um novo contrato de serviço.
    Incentivador Cultural: Caso sua empresa seja enquadrada perante o Fisco como incentivador cultural, isso afeta a apuração do seu imposto, e você também deve verificar com seu contador.

    Exibir quantidade e valor unitário para os itens da Nota Fiscal: Ao habilitar esta opção, além da descrição do serviço informado será também exibida a quantidade e o valor unitário cobrado por cada serviço.

    Enviar informações das parcelas no e-mail: Envia as informações do parcelamento adotado para cobrar seu cliente no próprio corpo do e-mail com a NFS-e.

    Exibir valor líquido na Nota Fiscal: Em caso de retenções, o valor líquido será exibido na NFS-e.

    Não enviar Demonstrativo da NFS-e por e-mail

  4. Altere o Numero do RPS: Situação onde a empresa já emitiu notas fiscais em outros locais, sendo assim deve ser informado o número do último RPS para dar sequência na prefeitura.

  5. Dados de Acesso: Essa informação deverá ser preenchida apenas nos casos em que a prefeitura exige a autenticação no portal para fazer a emissão da nota fiscal.

Cadastro de serviço

Essa configuração não é obrigatória, pois você pode informar o código do serviço prestado no momento da emissão da NFS-e. Contudo, você pode cadastrar os serviços prestados pela empresa para agilizar o processo de emissão.

Primeiro, acesse o menu "Fiscal", localize o subgrupo "Serviços" e selecione a opção "Incluir".

O sistema abrirá a tela de cadastro de serviço para que você cadastre todos os serviços que são prestados por essa empresa.

  1. Descrição resumida. Nome curto do serviço. É por esse nome que você vai procurar os serviços quando for incluí-los na "Ordem de Serviço" ou "Contrato". Aqui não existe nenhuma regra específica, utilize um nome que seja familiar e intuitivo;

  2. Código do Serviço. Código que identifica de forma única o serviço no OneFlow. Caso você não tenha uma codificação dos seus serviços, ou não queira utilizar essa informação, pode ficar tranquilo que o OneFlow resolve isso para você, sugerindo uma numeração automática;

  3. Tributação dos Serviços. Selecione a opção conforme a tributação para o serviço que você está cadastrando.

  4. Código do Serviço Ou Cnae Código que identifica o serviço na prefeitura do seu município.

  5. Código NBS - Nomenclatura Brasileira de Serviços. Sabe aquele "Valor Aproximado dos Tributos" que aparece na nota fiscal? Pois bem, quem dita esse valor é justamente o Código da NBS.

  6. Preço Unitário do Serviço. Preço que você cobra pelo serviço prestado;

  7. Valor do Desconto. Valor do Desconto que será fornecido a esse serviço, o bacana é que você pode clicar no ícone de setas e alternar o Valor de Desconto para Percentual de Desconto;

  8. Descrição do Serviço. Descrição detalhada do serviço. Você pode descrever e detalhar o serviço prestado, sendo que é essa informação que será impressa na nota fiscal (NFS-e) no campo "Discriminação do Serviço". Não há nenhuma regra específica, mas fique atento com textos muito longos, pois algumas prefeituras aceitam somente textos curtos

Na aba de "Impostos e retenções":

Alíquota e Retenção do ISS, e poderá marcar se ele será retido;

  1. Alíquota e Retenção do PIS, e poderá marcar se ele será retido;

  2. Alíquota e Retenção do COFINS, e poderá marcar se ele será retido;

  3. Alíquota e Retenção do CSLL, e poderá marcar se ele será retido;

  4. Alíquota e Retenção do IR, e poderá marcar se ele será retido;

  5. Alíquota e Retenção do INSS, e poderá marcar se ele será retido;

  6. Deduzir ISS da BC de PIS e COFINS (Necessário recurso ou liminar para dedução);

  7. Percentual de redução da BC do PIS, COFINS e INSS

Incluindo uma Ordem de Serviço

Com o motor de emissão habilitado e os serviços configurados, agora você pode cadastrar uma Ordem de Serviço e emitir a NFS-e.

Para isso, acesse a aba "Etapas" e selecione a opção "+ Nova digitação ou emissão", localizada na parte inferior da tela.

Selecione a opção "Emitir NFS-e via OS"

O sistema abrirá a tela de "Ordens de Serviço", onde você poderá gerir as notas fiscais, emitindo, faturando e conferindo as notas já faturadas.

Em seguida, selecione a opção "+ Nova" localizado na coluna Ordem de Serviço para podermos cadastrar a Ordem de Serviço.

  1. Seleção de Cliente: Selecione o cliente para essa ordem de serviço ou clique no ícone logo acima para poder cadastrar um novo cliente

  2. Previsão de Faturamento: Informe a data prevista para o faturamento dessa ordem de serviço

  3. Vendedor: Selecione um vendedor já cadastrado ou cadastre um novo vendedor que fez a venda desse serviço

  4. Número de Parcelas: Indica quantas parcelas serão geradas quando a ordem de serviço for faturada.

  1. Incluir novo serviço: Você será direcionado para uma nova tela onde poderá incluir manualmente todas as informações sobre este serviço.

  2. Selecionar serviços já cadastrados: Nesse local você selecionará um serviço no qual já foi cadastrado e configurado anteriormente

Despesas Reembolsáveis

Além dos serviços, você pode incluir outras despesas necessárias para a prestação do serviço, que devem compor o valor total da nota fiscal. Para isso, vá até a aba "Despesas Reembolsáveis" e detalhe todas as despesas.

Informações Adicionais

Na aba "Informações Adicionais", você pode inserir mais informações relacionadas à prestação de serviços, como:

  1. Numero do Pedido do Cliente: É uma informação opcional no qual você pode informar o número do pedido enviado pelo cliente

  2. Numero do Contrato de Venda: Numero do contrato associado a venda

  3. Data de competência: Competência no qual se refere a nota fiscal, geralmente será a mesma competência da data de emissão.

  4. Cidade de Prestação do Serviço: Refere-se ao código IBGE do município onde o prestador executou o serviço ao tomador. Este campo pode impactar no tipo de tributação a ser utilizado e consequentemente na retenção de impostos municipais;

  5. Projeto: Projeto associado ao contrato (preenchimento opcional)

  6. Código da Obra: Quando prestado serviços de engenharia civil e construção (por exemplo LC 7.02), algumas prefeituras exigem um cadastro prévio no portal desta obra que após concluído, gera um código que deve ser utilizado dentro do sistema no ato da emissão da nota no nosso campo Código da Obra;

  7. Código CEI: Código para pessoas física que prestam serviço de forma autônoma (opcional)

  8. Contato: Contato da pessoa que você fechou o contrato (preenchimento opcional);

Faturando uma Ordem de Serviço

Com a ordem de serviço devidamente cadastrada, o OneFlow "conversa" diretamente com a prefeitura, enviando sua ordem de serviço para emissão da nota fiscal de forma ágil e sem complicações, proporcionando mais rapidez e menos trabalho.


Para isso, acesse a tela das Ordens de Serviço, selecione a ordem que deseja faturar e arraste-a para a coluna "Faturado"

Em cada card da Ordem de Serviço, o OneFlow demonstra por uma representação em cores o que está acontecendo:

  1. Verde: Sucesso! A solicitação foi autorizada pela prefeitura e a Nota Fiscal foi gerada. A(s) conta(s) a receber será(ão) gerada(s) no módulo "Finanças", conforme as condições informadas.

  2. Amarelo: A solicitação ainda está sendo analisada e processada pela prefeitura.

  3. Vermelho: A solicitação foi rejeitada pela prefeitura. Nesse caso, a nota fiscal não foi gerada, e a(s) conta(s) a receber também não.

Contrato de Serviços

O que é um contrato de serviços?

O contrato de serviços é uma ferramenta essencial para quem precisa registrar e gerenciar serviços prestados e cobrados mensalmente. Ele facilita a operação e a gestão de negócios, permitindo que o empresário foque no trabalho principal, enquanto o sistema cuida da parte burocrática. Ao criar um contrato, é possível definir o cliente, o serviço, o período de vigência, as condições comerciais e financeiras, além de outras informações, como a data de emissão da nota fiscal.

Como cadastro um Contrato de Serviço?

Para isso, acesse a aba "Etapas" e selecione a opção "+ Nova digitação ou emissão", localizada na parte inferior da tela.

Selecione a opção Contratos de Serviços.

Você será direcionado para a tela de Contratos, onde poderá gerenciar todos os contratos, incluindo aqueles que precisam ser faturados ou renovados.

Para incluir um novo contrato, clique na opção "+ Novo Contrato" na parte inferior da tela.

O OneFlow abrirá a tela de cadastro do contrato, onde você deverá preencher as informações necessárias para criar e controlar o contrato mensalmente.

  1. Cliente: Indique o cliente para quem você está prestando o serviço. Se for um cliente novo, basta clicar no "link" 🔗 para adicioná-lo rapidamente.

  2. Nº. do Contrato: É o código único que identifica o contrato. Caso não tenha uma numeração própria, o Omie gera uma automaticamente para você.

  3. Tipo de Faturamento: Escolha como será o faturamento do contrato, definindo a periodicidade (mensal, bimestral, trimestral, etc.).

  4. Vigência Inicial: Registre a data de início do contrato.

  5. Vigência Final: Informe a data de término do contrato, podendo ser alterada se houver renovação ou extensão do serviço.

  6. Dia de Faturamento: Defina o dia específico para o faturamento e a emissão da nota fiscal. O Omie usará essa data para lembrar quando o pagamento deve ser feito.

  7. Valor Total dos Serviços: Total a ser cobrado do cliente, calculado automaticamente a partir dos serviços incluídos no contrato.

Após preencher os campos, não se esqueça de clicar em "Salvar".

Aba "Serviço"

  1. Incluir novo serviço: Informe todos os dados do serviço manualmente;

  2. Selecionar serviços já cadastrados selecione um serviço que já foi cadastrado anteriormente, com isso, todas as informações serão preenchidas conforme cadastro

Aba "Despesas Reembolsáveis"

Utilize essa aba para informar despesas que são necessárias para o contrato e passíveis de reembolso.

Clique na opção "Adicionar nova despesa reembolsável" e preencha as informações:

  1. Data: informe a data

  2. Valor: inclua o valor da despesa

  3. Descrição da Despesa Reembolsável: digite a descrição da despesa

  4. Recorrente: as despesas reembolsáveis marcadas como recorrentes serão automaticamente replicadas até a vigência final do seu contrato

  5. Confirmar o Reembolso: clique para registrar o reembolso no contrato

Aba "Informações Adicionais"

Nessa aba, você poderá preencher informações adicionais sobre o contrato, como vendedor, projeto, conta bancária, contato, cidade de prestação do serviço, código da obra, código ART, número de encapsulamento, e outros detalhes.

  1. Vendedor: O vendedor responsável pelo serviço prestado (campo opcional).

  2. Projeto: O projeto associado ao contrato (campo opcional).

  3. Conta Corrente: A conta bancária que será usada para registrar o financeiro do contrato.

  4. Contato: O contato da pessoa com quem o contrato foi fechado (campo opcional).

  5. Cidade de Prestação do Serviço: Código IBGE do município onde o serviço foi prestado. Esse dado pode afetar a tributação e a retenção de impostos municipais.

  6. Código da Obra: Para serviços de engenharia civil e construção, algumas prefeituras exigem um código da obra, gerado após cadastro no portal da prefeitura, que deve ser inserido ao emitir a nota fiscal.

  7. Código ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): Código obtido pelo cliente junto à prefeitura ou contabilidade, que define os responsáveis técnicos pela execução de obras ou serviços nas áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia ou meteorologia.

  8. Número do Encapsulamento: Específico para a prefeitura de São Paulo (SP), esse número se refere às NFS-e ou NFTS que comprovam a dedução de imposto já tributado anteriormente.

  9. Alterar Outros Detalhes: Permite preencher informações adicionais sobre o serviço, como endereço de prestação, intermediário do serviço e a cidade de incidência.

Aba "E-mail para Cliente"

Nessa aba, você pode preencher dados para enviar o link da NFS-e gerada diretamente para a prefeitura, além de selecionar os endereços de e-mail do cliente para notificações de faturamento.

  1. Enviar o link da NFS-e gerada na Prefeitura: Marque essa opção se quiser enviar ao cliente o link da NFS-e gerada diretamente na Prefeitura.

  2. Utilizar os seguintes endereços de e-mail: Exibe os endereços de e-mail cadastrados para o cliente, que receberão as notificações de faturamento.

Aba "Vencimento e Textos NFS-e"

Aqui, você define o tipo de vencimento (dias após faturamento ou data fixa), a antecipação/postergamento de sábados, domingos e feriados, e os textos a serem incluídos na NFS-e.

  1. Tipo de Vencimento: Escolha entre duas opções para definir o vencimento:

    • Número de dias após o faturamento.

    • Fixar um dia específico do mês (de 1 a 31).

  2. Número de Dias: Informe o número de dias para o vencimento, caso tenha escolhido a opção de "Número de dias após faturar".

  3. Antecipar ou Postergar Sábados, Domingos e Feriados Nacionais: Selecione se deseja antecipar os vencimentos para o último dia útil ou postergar para o próximo dia útil.

  4. Textos NFS-e: Escolha as opções que deseja adicionar à descrição dos serviços na NFS-e:

    • Período de referência associado ao faturamento.

    • Número do contrato.

    • Vencimento da parcela.

  5. Período de Referência: Se selecionou a opção de adicionar o período de referência, pode escolher marcar o último dia do mês anterior como "Data do RPS" caso tenha escolhido um período anterior.

Com todos os dados do contrato preenchidos, agora basta clicar no botão Ativar localizado na toolbar para confirmar a ativação do contrato.

E pronto! agora o OneFlow irá gerar uma Ordem de Serviço de forma automática conforme o dia de faturamento do contrato.

Você poderá observar todas as ordens de serviços geradas pelos contratos serão demonstradas na coluna "Faturar Hoje"

E para realizar o faturamento, basta clicar na opção "Faturar Todas" ou fazer individualmente acessando cada Ordem de Serviço.

O OneFlow demonstra através de uma representação em cores, em cada card de contrato de serviço, o que está acontecendo:

  • Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela prefeitura e a nota fiscal foi gerada.

  • Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela prefeitura

  • Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela prefeitura. Nesse caso a nota fiscal não foi gerada.

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