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Cancelamento de obrigações com baixas no contas a pagar

Como proceder para reabrir apurações fiscais, períodos contábeis ou folhas de pagamento que possuam contas a pagar baixadas no Omie ERP

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

No fechamento de competências no OneFlow (apuração fiscal, período contábil ou folhas de pagamentos de funcionários) há a opção de gerar automaticamente as contas à pagar no Omie ERP (para empresas que possuem tal sistema).

O OneFlow não permite a reabertura desses períodos quando há obrigações geradas com baixas de pagamento no financeiro Omie do cliente. Ao tentar reabrir, caso exista baixa, o sistema exibe a mensagem:

O exemplo acima refere-se à Folha de Pagamento, mas isso pode ocorrer com períodos contábeis ou apurações fiscais com guias e pagamentos gerados no financeiro - Omie ERP.

Por que existe esse controle?

Esse controle existe pois, se foi gerado um pagamento lá no Omie ERP de um período / apuração / folha que será reaberto, o correto é solicitar ao financeiro do cliente que cancele essa baixa para que o registro do contas a pagar seja cancelado (pelo processo de reabertura) e então, ao finalizar novamente, o sistema possa gerar um novo título com o valor corrigido para que uma nova baixa seja gerada.

E se não for possível cancelar essa baixa?

Em situações onde a baixa de pagamento está atrelada a uma movimentação bancária do Omie ERP (como no caso do Omie.Cash) não é possível excluir essa baixa, uma vez que a transação bancária já ocorreu. Neste caso, há outro procedimento que pode ser executado no OneFlow para permitir a reabertura do período / apuração / folha em questão.

Localize, dentro do painel "Etapas" do módulo e competência desejados, a obrigação gerada que originou o contas a pagar, neste exemplo, a "Folha Mensal":

Clique duplo para abrir o detalhe da obrigação gerada. Localize então o botão "Cancelar" no menu:

Ao clicar sobre o botão "Cancelar", o sistema exibirá o seguinte alerta:

⚠️ Importante: note que o sistema está notificando que irá cancelar a obrigação MAS QUE NÃO IRÁ CANCELAR O CONTAS A PAGAR, e que por isso, ao finalizar novamente a apuração / período /folha você deverá desabilitar a geração de um novo contas a pagar.

Clique aqui para ver como desabilitar a geração de um novo Contas a Pagar.

Ao prosseguir, será aberta a seguinte tela para que você justifique o motivo do cancelamento da obrigação gerada e também para que dê ciência sobre a questão explicada acima e sobre os procedimentos a serem seguidos:

Após preencher o motivo do cancelamento, dar ciência nas condições e clicar em "Confirmar cancelamento", o OneFlow então cancelará a obrigação em questão.

Feito isso com todas as obrigações geradas e vinculadas às respectivas contas a pagar, você poderá então executar o processo de reabertura do período / apuração / folha desejados.

⚠️ Importante: como pode ser observado nos alertas do sistema, o procedimento aqui descrito cancela a obrigação, mas NÃO CANCELA O CONTAS A PAGAR. Por isso, esse procedimento só deverá ser executado quando não for possível cancelar a baixa do contas a pagar do cliente, para evitar que ocorram duplicidades nos lançamentos gerados no Omie ERP.

Lembre-se, antes de finalizar novamente o período / apuração / folha, você deve desabilitar a geração do contas a pagar para que não seja criada uma nova transação financeira no Omie ERP do cliente.

Clique aqui para ver como desabilitar a geração de um novo Contas a Pagar.

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