Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOneFlowConfigurações Gerais
Cancelamento de obrigações com baixas no contas a pagar
Cancelamento de obrigações com baixas no contas a pagar

Como proceder para reabrir apurações fiscais, períodos contábeis ou folhas de pagamento que possue contas a pagar baixado no Omie ERP

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de 2 semanas

No fechamento de competências no OneFlow (apuração fiscal, período contábil ou folhas de pagamentos de funcionários) há a opção de gerar automaticamente contas à pagar no Omie ERP (para empresas que possuem tal sistema).

O OneFlow, não permite a reabertura desses períodos quando há obrigações geradas com baixas de pagamento no financeiro do cliente. Ao tentar reabrir, caso exista baixa o sistema exibe a seguinte mensagem:

O exemplo acima refere-se a folha de pagamento, mas isso pode ocorrer com períodos contábeis ou apurações fiscais com guias e pagamentos gerados no ERP.

Por que existe esse controle?

Esse controle existe pois, se foi gerado um pagamento lá no ERP de um período/apuração/folha que será reaberta, o correto é solicitar ao financeiro do cliente que cancele essa baixa para que o registro do contas a pagar seja cancelado (pelo processo de reabertura), e então ao finalizar novamente o sistema possa gerar um novo título com o valor corrigido para que uma nova baixa seja executada.

E se não for possível cancelar essa baixa?

Em situações onde a baixa de pagamento está atrelada a uma movimentação bancária do ERP (como no caso do Omie.Cash) não é possível excluir essa baixa, uma vez a transação bancária ocorreu. Neste caso, há outro procedimento que pode ser executado no OneFlow para permitir a reabertura do período/apuração/folha em questão.

Localize, dentro do painel "Etapas" do módulo e competência desejada, a obrigação gerada que originou o contas a pagar, neste exemplo, uma "Folha de 13º":

Dê um duplo clique para abrir o detalhe da obrigação gerada. Localize então o botão "Cancelar" no menu:

Ao clicar sobre o botão "Cancelar", o sistema exibirá o seguinte alerta:

Note que o sistema está notificando que irá cancelar a obrigação MAS QUE NÃO IRÁ CANCELAR O CONTAS A PAGAR, e que por isso, ao finalizar novamente a apuração/período/folha você deverá desabilitar a geração de um novo contas a pagar (Clique aqui para ver como fazer isso).

Ao prosseguir, será aberta a seguinte tela para que você justifique o motivo do cancelamento da obrigação gerada e também para que dê ciência sobre a questão explicada acima e que está ciente dos procedimentos a serem seguidos:

Após preencher o motivo do cancelamento, dar ciência nas condições e clicar em "Confirmar cancelamento", o OneFlow então cancelará a obrigação em questão.

Feito isso com todas as obrigações geradas e vinculadas a contas a pagar do período/apuração/folha desejado, você poderá então executar o processo de reabertura.

IMPORTANTE: Como pode ser observado nos alertas do sistema, o procedimento aqui descrito cancela a obrigação. NÃO CANCELA O CONTAS A PAGAR. Por isso, esse procedimento só deverá ser seguido quando não for possível cancelar a baixa do contas a pagar do cliente para evitar que ocorram duplicidades nos lançamentos gerados no ERP.

Lembre-se, antes de finalizar novamente o período/apuração/folha, você deve desabilitar a geração do contas a pagar para que não seja criada uma nova transação financeira no ERP do cliente. Clique aqui para saber como fazer isso.

Respondeu à sua pergunta?