No fechamento de competências no OneFlow (apuração fiscal, período contábil ou folhas de pagamentos de funcionários) há a opção de gerar automaticamente as contas à pagar no Omie ERP (para empresas que possuem tal sistema).
O OneFlow não permite a reabertura desses períodos quando há obrigações geradas com baixas de pagamento no financeiro Omie do cliente. Ao tentar reabrir, caso exista baixa, o sistema exibe a mensagem:
O exemplo acima refere-se à Folha de Pagamento, mas isso pode ocorrer com períodos contábeis ou apurações fiscais com guias e pagamentos gerados no financeiro - Omie ERP.
Por que existe esse controle?
Esse controle existe pois, se foi gerado um pagamento lá no Omie ERP de um período / apuração / folha que será reaberto, o correto é solicitar ao financeiro do cliente que cancele essa baixa para que o registro do contas a pagar seja cancelado (pelo processo de reabertura) e então, ao finalizar novamente, o sistema possa gerar um novo título com o valor corrigido para que uma nova baixa seja gerada.
E se não for possível cancelar essa baixa?
Em situações onde a baixa de pagamento está atrelada a uma movimentação bancária do Omie ERP (como no caso do Omie.Cash) não é possível excluir essa baixa, uma vez que a transação bancária já ocorreu. Neste caso, há outro procedimento que pode ser executado no OneFlow para permitir a reabertura do período / apuração / folha em questão.
Localize, dentro do painel "Etapas" do módulo e competência desejados, a obrigação gerada que originou o contas a pagar, neste exemplo, a "Folha Mensal":
Clique duplo para abrir o detalhe da obrigação gerada. Localize então o botão "Cancelar" no menu:
Ao clicar sobre o botão "Cancelar", o sistema exibirá o seguinte alerta:
⚠️ Importante: note que o sistema está notificando que irá cancelar a obrigação MAS QUE NÃO IRÁ CANCELAR O CONTAS A PAGAR, e que por isso, ao finalizar novamente a apuração / período /folha você deverá desabilitar a geração de um novo contas a pagar.
Clique aqui para ver como desabilitar a geração de um novo Contas a Pagar.
Ao prosseguir, será aberta a seguinte tela para que você justifique o motivo do cancelamento da obrigação gerada e também para que dê ciência sobre a questão explicada acima e sobre os procedimentos a serem seguidos:
Após preencher o motivo do cancelamento, dar ciência nas condições e clicar em "Confirmar cancelamento", o OneFlow então cancelará a obrigação em questão.
Feito isso com todas as obrigações geradas e vinculadas às respectivas contas a pagar, você poderá então executar o processo de reabertura do período / apuração / folha desejados.
⚠️ Importante: como pode ser observado nos alertas do sistema, o procedimento aqui descrito cancela a obrigação, mas NÃO CANCELA O CONTAS A PAGAR. Por isso, esse procedimento só deverá ser executado quando não for possível cancelar a baixa do contas a pagar do cliente, para evitar que ocorram duplicidades nos lançamentos gerados no Omie ERP.
Lembre-se, antes de finalizar novamente o período / apuração / folha, você deve desabilitar a geração do contas a pagar para que não seja criada uma nova transação financeira no Omie ERP do cliente.
Clique aqui para ver como desabilitar a geração de um novo Contas a Pagar.





