Caso você utilize o certificado digital do contador por procuração para representar as empresas nos processos de entrega das obrigações e busca das guias de recolhimento, poderá informar esse certificado apenas na área do contador.
Veja na prática como irá funcionar
Incluir o certificado digital do escritório ou procurador
Clique nas configurações do escritório, clique na opção Certificado digital.
Serão apresentadas duas opções:
1 - Certificado digital do escritório e 2 - Certificado digital do procurador
Clique na opção para fazer upload do certificado e inclusão da senha
Entenda quando utilizar cada tipo de certificado.
1 - Certificado digital do escritório
Utilize essa opção para informar o certificado digital emitido para a inscrição do CNPJ do escritório. Poderá ser utilizado no serviço de importação automática de documentos fiscais de saída, transmissão dos eventos eSocial, EFD REINF, FGTS digital e nas integrações do Integra contador.
2 - Certificado digital do procurador
Utilize essa opção para informar o certificado digital emitido para o número do CPF ou CNPJ do procurador. Poderá ser utilizado para a transmissão dos eventos eSocial, EFD REINF, FGTS digital e no autentica procurador do Integra Contador.
Exemplo de utilização:
Se a procuração para representar as empresas está vinculada ao Certificado pelo CPF do procurador e caso você utilize também o integra contador . Deve vincular os dois certificados, pois para a utilização do integra contador, deve ser obrigatoriamente pelo e-CNPJ do escritório e as demais obrigações podem ser representadas pelo e-CPF do procurador.
Se a procuração para representar as empresas está vinculada ao Certificado pelo e-CNPJ do escritório, informe apenas o certificado digital na primeira opção, Certificado digital do escritório.
Como configurar no cadastro das empresas.
Se você vai utilizar o certificado digital do contador ou procurador, conforme orientação acima, no cadastro de cada empresa, será necessário informar qual o certificado deve ser considerado.
Acesse a empresa, clique nas configurações da empresa e clique na opção Certificado digital.
Clique na opção em destaque para fazer upload do certificado digital para a geração e transmissão das obrigações.
Veja no exemplo abaixo, a relação entre a opção selelcionada e qual o certificado digital que será considerado para a entrega das obrigações e busca das guias de recolhimento