Passar para o conteúdo principal

Configuração do regime e mês de pagamento da folha

Esse artigo explica como configurar corretamente o regime de pagamento (competência ou caixa) e a data de pagamento dos recibos

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de 3 semanas

É fundamental que sejam adotados os critérios corretos para a tributação e recolhimento do IRRF sobre salários, pois, a partir de 2025, as informações para a DIRF serão alimentadas pelo eSocial. Logo, se os valores tributáveis e o valor de IRRF nos recibos estiverem incorretos, o evento do eSocial S-1210, responsável pela substituição da DIRF e apuração do valor do imposto a recolher pela DCTF WEB, será gerado de forma incorreta e a forma de configurar o regime de pagamento dos trabalhadores afeta diretamente esse processo.

Por ocasião de algumas nuances quanto a data de pagamento de remunerações, existem empresas que optam por efetuar o pagamento das remunerações dentro da competência a que se referem ou, podem optar por efetuar o pagamento destas remunerações até o 5º dia útil da competência seguinte, como forma de dividir parte do valor pago, para facilitar o fluxo de caixa da empresa.

Exemplo

Se por hipótese uma empresa optar em pagar os salários a seus trabalhadores até o último dia do mês, neste caso a data limite para recolhimento do IRRF será dia 20 da próxima competência. Supondo que os salários sejam pagos até dia 30/04/2025, o imposto deverá ser recolhido até dia 20/05/2025.

Em outro exemplo, caso a empresa optar em pagar os salários a seus trabalhadores até o 5º dia útil da competência seguinte, supondo que os salários de abril sejam pagos até o 5º dia útil de maio, a apuração ocorrerá até 31/05, e o recolhimento do imposto deverá ocorrer até dia 20/06/2025.

O Objetivo desse artigo é para alertar a forma correta de configurar o regime de pagamento dos trabalhadores e evitar divergências de valores na apuração do IRRF.

Entenda quando deve ser utilizado cada um dos regimes de pagamento

Regime de pagamento - Caixa

Regime de pagamento - Competência

Essa opção deve ser configurada quando a remuneração mensal do trabalhador será paga na competência imediatamente subsequente;

Essa opção deve ser configurada quando a remuneração mensal do trabalho será paga dentro da própria competência

Deve ser informado no campo de data de Pagamento 5º dia útil

Cálculo e fechamento – Mês posterior a competência.

Deve ser informado na Data de Pagamento, o 30º dias corridos.

Cálculo e fechamento – Mês de Competência.

Veja como configurar no OneFlow

Ao acessar a empresa, clique em: Configurações / Definições da Folha:

Clique na opção: Tipo de Folha = Mensal

Regime de pagamento - Competência

Regime de pagamento - Caixa

Caso seja configurado de forma incorreta, sera apresentado mensagem de alerta e o sistema irá apresentar auditoria com a seguinte informação:

A auditoria pode ser alterada para alerta ou configurada para não executar

Apresentamos abaixo, um recorte da legislação para melhor esclarecimento

O tema de Imposto de Renda é algo que ao longo do tempo sempre causa diferentes interpretações. Isso porque ele possui regras de apuração e vencimento, que diferem em parte de outros impostos e por este motivo, existe hoje uma legislação bem específica, para tratá-lo.

Registro Contábil

Esclarecemos também que no tocante ao registro contábil, os lançamentos da folha de pagamento devem respeitar o princípio da Competência, mesmo que a apuração do IRRF, esteja definido como “Caixa”, pois são aplicações diferentes e com característica legais bem específicas.

No Oneflow, quando ocorre o fechamento da folha de pagamento, o sistema gera os lançamentos de provisão na contabilidade, na data correspondente ao fechamento, ou seja, no último dia do mês, respeitando assim o princípio da Competência no que se refere aos registros contábeis.

Respondeu à sua pergunta?