Quais são as situações em que será necessário realizar esse processo?
Se no recibo de pagamento do trabalhador da competência anterior ao início do eSocial no OneFlow existirem rubricas referentes a assistência médica, odontológica, pensão alimentícia e previdência complementar. As informações relacionadas a operadora de saúde, instituição e dependentes devem ser informadas no evento eSocial S-1210 (pagamentos), porém, quando trata-se do primeiro mês que a empresa está iniciando o eSocial no OneFlow, não temos essa informação que foi processada pelo software anterior. Por isso, será necessário que o usuário nos informe esses dados para que seja possível enviar o evento S-1210 contendo todas essas informações correspondentes ao último desconto realizado.
A partir da competência seguinte o sistema segue com a geração do evento eSocial considerando as informações cadastradas no Oneflow.
Vale lembrar que essas informações passam a alimentar os dados no eSocial que fará a substituição da declaração dessas informações na DIRF.
E como as informações devem ser inseridas no OneFlow?
No processo de carga inicial do eSocial no OneFlow, o sistema irá identificar se no mês de competência inicial do eSocial, existem recibos de pagamento que contém rubricas com naturezas de assistência saúde, pensão alimentícia e previdência complementar
Se existir, esses itens serão apresentados em tela para que os dados necessários sejam complementados
Rubricas com naturezas iguais a : | Complementar com os seguintes dados: |
9219 - Assistência médica | Vincular o CNPJ da operadora de saúde e dependentes se houver |
9213 - Pensão alimentícia | Vincular o dependente a qual se refere o valor da Pensão |
9223 - Previdência complementar | Vincular o plano de previdência complementar. |
1) Ao clicar duplo sobre o CARD da carga inicial , observe a linha S-1200 - Remuneração de trabalhador(Assist.médica,odontológica,pensãoe previdência privada)
2) Ao clicar sobre a linha sinalizada acima, o sistema irá apresentar a tela contendo a lista de todos os trabalhadores localizados no eSocial que possuem na competência rubricas de assistência saúde, pensão alimentícia e previdência complementar .
Esse processo é feito de forma automática no momento em que você ativa o eSocial no OneFlow e o sistema inicia o processo da carga inicial. Mas, se houver alguma situação em que seja necessário, você poderá clicar na opção "Refazer a buca", localizado no menu lateral, para que o sistema consulte novamente os dados localizados no eSocial e atualize a lista.
O valor apresentado na lista acima, foi localizado no eSocial por meio do evento S-1200 informado pelo software anterior. Agora vamos complementar os dados que precisamos alimentar no evento S-1210 que será enviado pelo OneFlow.
3) Clique duplo na linha dos trabalhadores para incluir as informações complementares.
Exemplo:
A - Valores complementares de pensão alimentícia.
Clique na opção: Incluir para Informar qual(is) dependente(s), se referem ao valor descontado do trabalhador.
A soma dos valores vinculados aos dependentes informados deve ser igual ao valor localizado na rubrica do evento S-1200
B - Assistência médica
O sistema irá apresentar o valor a informar.
A soma do valor informado para o titular + os valores vinculados aos dependentes deve ser igual ao valor a informar.
Após atualizar todas as informações pendentes, o status será atualizado para "Finalizado" concluindo a pendência sobre esse item no processo de carga inicial.




