Planejamento para uma empresa é algo fundamental no processo de crescimento e gestão empresarial. Planejamento financeiro, então, nem se fala...
Esse planejamento, conhecido também como orçamento de caixa ou budget, é frequentemente utilizado para designar o orçamento periódico feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de receitas e despesas
Através desse plano estratégico, são traçados os objetivos de venda de produtos e prestação de serviços, compras e produção, realizando uma previsão das condições financeiras durante o período determinado, bem como planejamento futuro
E sabe o que é melhor? No Omie você pode planejar tudo isso!
Nesse artigo temos:
Acessando e informando os valores
Para isso, acesse o painel do módulo Finanças e clique em "Previsto x Realizado":
Será apresentada a seguinte tela:
1) Selecione o ano de análise
2) Selecione o mês de análise
3) Clique em atualizar para carregar as informações
4) Selecione a categoria que deseja inserir o valor previsto
Caso não tenha a categoria desejada, é possível criar uma: Preciso de uma nova categoria
5) Clique no link indicado para informar o valor previsto e justificativa para a categoria selecionada
Ao clicar no link será possível preencher os valores previstos para a categoria selecionada:
📌 Se for selecionada uma categoria que já tem algo realizado, é possível visualizar quais são os lançamentos que compõe o total e a diferença do valor previsto:
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Após preencher e salvar, as informações ficarão disponíveis conforme a figura abaixo:
Faça seu planejamento para todas as suas categorias de receitas e despesas e compare seu previsto e realizado para inserir as justificativas e ter a visão gerencial que precisa para criar suas melhores estratégias
📌 Sempre que clicar para preencher os campos de um mês em branco, aparecerá a opção de copiar os valores de um mês já preenchido:
Clique em "Sim", caso deseje copiar as informações |
Imprimindo o Previsto x Realizado
Para visualizar seu relatório é só clicar em "Imprimir":
Após clicar, você pode escolher a modalidade do relatório:
1) Será gerado um PDF do mês trabalhado (atual)
Antes de gerar o PDF, ainda é possível decidir se deseja enviar por e-mail:
2) Será gerada uma tabela dinâmica mês trabalhado (atual):
3) Será gerada uma tabela dinâmica com períodos específicos para comparação e análise entre vários meses: