Uma prática comum no mercado é o famoso "sinal", onde você como cliente paga antecipado valores a título de adiantamento por ocasião de compras de produtos ou mercadorias que ainda serão produzidos e/ou entregues futuramente pelos seus Fornecedores
Em 5 passos simples você vai visualizar este processo dentro do Omie! 🚀
Tópicos do Artigo
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Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:
Cadastre a conta corrente de Adiantamento
O cadastro da conta corrente para Adiantamento ao Fornecedor, deve ser feito com a seguinte configuração:
Tipo de Conta Correte: Adiantamento;
Instituição: Adiantamento ao Fornecedor;
Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos
Configure a Categoria de Adiantamento
Depois disso, um processo importante é configurar uma categoria específica para Adiantamento. Por padrão, já existem duas categorias com o nome: Adiantamento ao Fornecedor
Caso tenha mudado o nome e deseja criar uma, clique no botão abaixo:
Devem ser criadas duas categorias
Uma de despesa para controle do Adiantamento, que contenha a seguinte configuração:
Uma de receita, para controle do Valor em Aberto do Adiantamento Pago ao Fornecedor, e que contenha a seguinte configuração:
Registre o valor do Adiantamento no Pedido de Compra
Na aba Parcelas do seu Pedido de Compra, dê um duplo clique na parcela que deseja registrar o adiantamento:
Insira o valor a ser antecipado;
Defina o Tipo de Documento;
Clique para definir que esta parcela será Adiantamento.
Ao definir que esta parcela será um Adiantamento, selecione a Categoria e a Conta Corrente de Adiantamento que criamos acima e ao salvar, esta conta a pagar já será criada automaticamente:
E no seu Pedido de Compra aparecerá a indicação de que esta parcela é um Adiantamento:
Registre a baixa (pagamento) da parcela adiantada
⚠️ Assim que realizar o adiantamento, o correto é baixar imediatamente a conta a pagar que foi criada:
Após a baixa da conta a pagar, a parcela dentro do Pedido de Compra fica com a marcação (na cor verde) de que foi efetivado o pagamento:
📌 Se você não tiver acesso para permitir a aprovação de pagamentos, a parcela ainda vai ficar em aberta aguardando a aprovação |
Acompanhando os valores adiantados
Quando você realiza a baixa do adiantamento, é criado um débito na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais do Pedido de Compra. Ao mesmo tempo, é criado um crédito na conta corrente do adiantamento
Como você ainda não recebeu os produtos do seu fornecedor e já efetivou o pagamento dos valores, incluímos na conta adiantamento este crédito para que seu controle seja efetivo
Quando a nota fiscal do seu fornecedor for recebida, será criado um débito automaticamente que vai amortizar o crédito gerado no adiantamento
⚠️ Mas para isso acontecer, a nota fiscal deve ser associada com o Pedido de Compra. Caso não lembre como realizar esse processo, confira o artigo abaixo:
Para visualizar os valores adiantados, acesse o Passo 5 do Módulo Finanças e selecione a conta corrente de Adiantamento:
Note há um crédito no valor do adiantamento realizado, o que significa que a nota fiscal do seu fornecedor ainda não foi recebida.
Quando a nota fiscal do seu fornecedor for recebida, automaticamente na conta corrente de Adiantamento será registrado o débito amortizando a operação de adiantamento:
Lembrando que: para isso acontecer, a nota fiscal deve ser associada com o Pedido de Compra. Caso não lembre como realizar esse processo, clique aqui
📌 Você pode acompanhar os saldos adiantados por fornecedor, clicando para visualizar apenas as movimentações dele:
Quando clicar, pesquise o cliente desejado e acompanhe os valores:
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