Uma prática comum no mercado é o famoso "sinal", no qual você como cliente paga antecipado valores a título de adiantamento por ocasião de compras de produtos ou mercadorias que ainda serão produzidos e/ou entregues futuramente pelos seus Fornecedores.

Em 4 passos simples você vai visualizar este processo dentro do Omie:

1) Criando a conta corrente de Adiantamento (para relembrar como criar uma conta corrente, clique aqui):

Ao criar sua conta corrente para registrar os adiantamentos, selecione:

  1. Tipo de Conta Correte: Adiantamento;
  2. Instituição: Adiantamento ao Fornecedor;
  3. Nome da Conta: Defina um nome para sua conta de adiantamentos.

2) Registrar o valor do Adiantamento no Pedido de Compra (clique aqui para visualizar como cadastrar um Pedido de Compra):

Na aba Parcelas do seu Pedido de Compra, dê um duplo clique na parcela que deseja registrar o adiantamento:

  1. Insira o valor a ser antecipado;
  2. Defina o Tipo de Documento;
  3. Clique para definir que esta parcela será Adiantamento.

Ao definir que esta parcela será um Adiantamento, selecione a Categoria e a Conta Corrente de Adiantamento que criamos acima e ao salvar, esta conta a pagar já será criada automaticamente:

E no seu Pedido de Compra aparecerá a indicação de que esta parcela é um Adiantamento:

3) Registre a baixa (pagamento) da parcela adiantada (clique aqui para ver o procedimento completo). Após a baixa da conta a pagar, a parcela dentro do Pedido de Compra fica com a marcação (na cor verde) de que foi efetivado o pagamento:

4) Acompanhando os valores adiantados

Quando você realiza a baixa do adiantamento, é criado um débito na conta corrente que você definiu nas Informações Adicionais do Pedido de Compra. Ao mesmo tempo é criado um crédito na conta corrente do adiantamento

Como você ainda não recebeu os produtos do seu fornecedor e já efetivou o pagamento dos valores, incluímos na conta adiantamento este crédito para que seu controle seja efetivo. Quando a nota fiscal do seu fornecedor for recebida, será criado um débito automaticamente que vai amortizar o crédito gerado no adiantamento.

Para visualizar os valores adiantados, acesse o Passo 5 do Módulo Finanças e selecione a conta corrente de Adiantamento:

Note há um crédito no valor do adiantamento realizado, o que significa que a nota fiscal do seu fornecedor ainda não foi recebida.

Quando a nota fiscal do seu fornecedor for recebida, automaticamente na conta corrente de Adiantamento será registrado o débito amortizando a operação de adiantamento:

Você pode acompanhar os saldos adiantados por fornecedor, clicando para visualizar apenas as movimentações dele:

Quando clicar, pesquise o cliente desejado e acompanhe os valores:

Encontrou sua resposta?