Todas as coleções
OneFlow
Fiscal
Como alterar o anexo do Simples Nacional em um serviço?
Como alterar o anexo do Simples Nacional em um serviço?

Altere o vinculo entre as atividades econômicas do Simples Nacional e os serviços da empresa

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

No OneFlow você não precisa ficar configurando os anexos dos Simples Nacional de cada serviço prestado pela empresa. O sistema já vem devidamente configurado para você usar.

Mas como o sistema sabe qual é o anexo do serviço prestado?
Quando uma NFS-e é emitida no Omie, é destacado no documento o código municipal do serviço prestado. Esse código municipal, está relacionado a um código de serviço da tabela federal (dependendo da situação, essa informação poderá estar na própria O.S. do Omie).
Sabendo então qual é o código do serviço federal o OneFlow relaciona o mesmo com uma das atividades do PGDAS, que por consequência está ligada a um dos anexos do Simples Nacional.

Ok. Mas como alterar isso?
Primeiramente você precisa identificar qual é o serviço federal que deverá ser alterado. Essa informação pode ser visualizada nos detalhes do documento fiscal:

Uma vez que você já identificou o serviço federal que deverá ser alterado, siga os seguintes passos:

1. Dentro do fiscal da empresa desejada, acesse as "Tabelas Fiscais" clicando no menu "Fiscal" (1) e depois na opção "Tabelas / Exibir todas":

2. Você será direcionado para a rotina de Tabelas Fiscais. Clique na opção "Serviços Federais":

3. O sistema irá listar então a tabela federal de serviços (conforme Lei Complementar 116/2003). Selecione o código de serviço desejado (1) e clique em "Alterar as configurações (2)":

4. O sistema irá exibir uma janela contendo as atividades econômicas (conforme tabela oficial do PGDAS) que estão vinculadas ao serviço em questão na aba "Simples Nacional":

Note que no nosso exemplo, o serviço federal "1.02 - Programação" está vinculado às atividades "7.2" (ISS devido a outro município), "7.3" (ISS devido ao próprio município), "7.4" (com retenção de ISS) e "9.2" (exportação) do PGDAS. Todas elas são do anexo V.

Vamos supor que eu quero alterar esse serviço do anexo V para o anexo III. Primeiramente eu preciso excluir o conjunto de atividades do anexo V. Para isso, é necessário selecionar cada atividade e clicar no botão "Excluir Vinculo".

5. Excluído os vínculos, é hora de incluir os vínculos novos. É necessário determinar quais serão as atividades correspondentes ao novo anexo. Para isso, basta clicar na opção "Vincular atividade". Será aberta a seguinte tela:

Nessa tela, será necessário então indicar todas as atividades econômicas compatíveis com o serviço. No nosso caso, precisaremos indicar as atividades 7.5, 7.6, 7.7 e 9.3:

Importante: os serviços e as atividades utilizadas nesse documento são apenas exemplos. Em cada alteração de atividade x serviço, o contador deverá analisar quais são os itens correspondentes ao serviço que está sendo alterado.

Já alterei. Preciso fazer mais alguma coisa?
Depende. Sabendo que o OneFlow escritura e calcula automaticamente os impostos dos documentos, caso já exista documentos escriturados com a configuração "antiga", será necessário recalculá-los.
Para fazer isso, acesse a opção "Fiscal / Escriturações / Exibir escriturados" para ter acesso aos documentos fiscais:

Será aberta a tela de consulta dos documentos fiscais. Certifique-se que está visualizando todos os documentos de serviços prestados (1), selecione todos os documentos (2) e (3), e depois clique em "Reprocessar" (4):

Após o processamento dos documentos, se todos forem processados corretamente, será exibida a seguinte mensagem:

Pronto! Você alterou a configuração do sistema e reprocessou os documentos da competência. A partir da alteração, os próximos documentos que forem escriturados seguirão a nova configuração.

Respondeu à sua pergunta?