Todas as coleções
OneFlow
Contábil
Como emitir os livros contábeis?
Como emitir os livros contábeis?

Emissão do Livro Razão, Livro Diário ou Livro Caixa

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

Para emitir os livros contábeis no OneFlow é bem simples. Dentro da contabilidade, acesse a opção "Contábil / Livros " e escolha o livro desejado:

Será aberta então a tela de emissão do livro para que você indique o período desejado (1) e o formato (2) do livro:

No campo "Formato" (seta nº 2 acima), existem duas opções:

  • Relatório: Essa é a opção para emissão tradicional do livro, ou seja, gerar uma impressão contendo os dados existentes no sistema. Ao selecionar esse item, o sistema permitirá que você informe qual é a versão que deseja (para conferência ou oficial), o idioma do livro e também o contador que irá assinar o mesmo (esse último é opcional).

  • Consulta: Ao indicar essa opção, o sistema irá abrir o livro desejado em tela e isso permitirá que você navegue entre as contas contábil. 

Formato relatório
Caso você tenha marcado a opção "Relatório", ao clicar em "Gerar" o sistema irá abrir um PDF contendo o livro gerado de acordo com as configurações determinadas:

Caso você queira alterar as configurações da geração (como por exemplo ordem das contas, folha inicial, número do livro, dentre outras...) acesse a opção "Configurações" da tela de geração:

Formato consulta
Ao gerar o livro em modo "Consulta", o sistema irá carregar uma nova tela contendo as respectivas contas contábeis (isso vale para qualquer livro):

Mas não é só isso!!! O OneFlow possui o conceito de drill-down dos livros que permite você acessar a origem de cada lançamento.
Isso significa que se você der um duplo clique em uma das linhas do livro, o sistema irá exibir o respectivo lançamento contábil:

Uma vez no lançamento contábil, caso você queira visualizar a origem desse lançamento, basta clicar em "Ver Origem" (no canto superior esquerdo da tela). O sistema exibirá o documento fiscal, o contas a pagar ou o contas a receber que originou tal lançamento:

No caso ilustrado aqui, o lançamento contábil veio de uma nota fiscal de serviços... Ao clicar na opção "Ver OS" no canto superior direito (que poderia ser "Ver Pedido" ou "Ver Recebimento" no caso de uma nota de mercadoria), o sistema irá abrir o item que originou essa nota lá no Omie:

Ou seja, você tem 100% de rastreamento dos lançamentos contábeis. Esse recurso funciona também para lançamentos contábeis originados do contas a pagar e receber do Omie, conforme ilustrado na imagem:

Aqui utilizamos como exemplo a emissão do Livro Razão, porém os recursos aqui apresentados servem para a emissão de todos os livros contábeis disponíveis no sistema.


Importante: Se você deseja emitir um livro (como o razão por exemplo) para conferir os lançamentos contábeis de uma conta, sugerimos que você clique aqui e conheça o recurso de emissão do balancete em tela (também com a opção de drill-down).

Respondeu à sua pergunta?