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Como configurar e gerar a DEFIS pelo OneFlow?
Como configurar e gerar a DEFIS pelo OneFlow?

Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais das empresas do Simples Nacional

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Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é obrigatória e deve ser entregue anualmente pelos contribuintes optantes do Simples Nacional.

É possível realizar pelo OneFlow o preenchimento e a transmissão da DEFIS, uma vez que o sistema já vem com as configurações fiscais e contábeis pré-estabelecidas conforme a movimentação da empresa. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

Primeiro, a DEFIS está habilitada para a empresa?

Verifique se sua empresa está com a DEFIS habilitada. Para isso, acesse a opção "Configurações da empresa" dentro do módulo fiscal da empresa desejada:

Será aberta a tela de configurações acesse a opção "Fiscal Obrigações" para verificar quais obrigações fiscais estão definidas para a empresa:

Nas obrigações fiscais, verifique se existe a DEFIS habilitada para a empresa:

Se não existir, basta clicar na opção "Incluir" (no menu à esquerda) e habilitar.


Como gero a DEFIS?

Como toda obrigação dentro do Oneflow, a DEFIS possuí um “card” específico para ela na coluna das obrigações no painel "Etapas" do módulo Fiscal que está disponível nos períodos de Janeiro a Março (prazo de entrega da declaração):

Dessa forma, basta dar um duplo clique no card. Será aberta a tela de iniciação da obrigação com duas opções no menu à esquerda:

  • Opção 1 - "Iniciar configuração DEFIS": Essa opção deverá ser utilizada para que você inicialize a geração da DEFIS pelo próprio OneFlow.

  • Opção 2 - "Irei fazer por outros meios": Essa opção deverá ser utilizada caso você vá fazer a DEFIS diretamente no site do PGDAS ou no seu sistema anterior. Ao clicar nela, o sistema irá cancelar a geração pelo OneFlow e a declaração não ficará mais pendente de geração.

Iniciar configuração DEFIS
Ao clicar na opção "Iniciar configuração DEFIS", o sistema imediatamente irá atualizar a tela da obrigação habilitando o preenchimento da declaração (1) e indicando quais etapas precisam ser concluídas (2):

Clique na opção "Detalhes da declaração" para ter acesso aos detalhes da declaração:

Note que as telas do OneFlow seguem a mesma disposição e agrupamento de informações existente na tela de preenchimento do site oficial do PGDAS. Você deverá conferir cada uma das informações. 

Em alguns campos possuí o ícone de um “lápis”, isso significa que esse campo possui vínculo com as informações contábeis ou fiscais. Caso você queira conferir de onde o sistema está puxando as informações ou precisa fazer algum ajuste, basta você clicar no lápis e fazer a manutenção necessária.

Como a DEFIS consolida informações de várias origens, é necessário que você confira cada um dos campos e complemente com dados que não são gerenciados pelo OneFlow, como por exemplo "Ganho de Capital" ou "Qtde. Trabalhadores no inicio do periodo".

Uma vez que todas as informações estiverem conferidas, você poderá SALVAR os detalhes da declaração:

Se tudo estiver devidamente preenchido, o sistema irá indicar por meio das bolinhas "laranja" que a declaração está em andamento no OneFlow. Para transmitir, basta clicar na opção "Transmitir DEFIS" (2):

A partir deste ponto, o sistema irá iniciar imediatamente a transmissão de declaração para o site do PGDAS. Você poderá acompanhar a transmissão pelos status apresentados na aba “Situação” da tela de detalhes da declaração. Assim que a transmissão for realizada, o sistema irá disponibilizar o recibo de entrega na aba “Documentos e Comprovantes”.

Caso ocorra alguma falha no processo de transmissão, o sistema irá apresentar o motivo dentro da aba “Erros e Alertas”. Bastará você acessar e verificar a motivo pelo qual o sistema não conseguiu fazer a transmissão da declaração.

Reiniciar a DEFIS
Ainda nos detalhes da obrigação, existe a opção "Reiniciar DEFIS":

Essa opção deverá ser utilizada caso você queira que o sistema desfaça todos os preenchimentos complementares e retorne a declaração para a situação original. Ao clicar, o sistema irá pedir uma nova confirmação e irá realizar o processo de reinicialização da obrigação.

Importante: Essa opção estará disponível somente se a obrigação não tiver sido transmitida. Após a transmissão, caso seja necessária alguma alteração, será necessário realizar uma retificação. 

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