O OneFlow é um sistema que realiza o cálculo dos impostos do Simples Nacional item-a-item e documento-a-documento de forma automática na escrituração. Com isso, surge a pergunta "Como posso conferir a apuração dos produtos monofásicos e dos produtos com substituição tributária?" (ou isenção, redução ou qualquer outra regra de tributação prevista na legislação do Simples Nacional).

Para isso, siga as etapas indicadas a seguir:

Dentro da empresa e da competência desejada, acesse a rotina "Etapas" (1) e dê um duplo clique sobre a apuração do Simples Nacional (2) da empresa:

Será aberta a tela da apuração do mês contendo todos os detalhes da apuração correspondente. Clique na aba Simples Nacional (1) para que o sistema exiba o conteúdo deste regime. Note que na parte de baixo da tela, o sistema irá exibir também a lista das atividades econômicas devidamente calculada (2):

Nessa empresa em questão, temos a atividade 3.2 do Simples Nacional onde não houve cálculo de ICMS (pois os produtos dessa atividade possuem ST):

Para verificar o detalhamento do cálculo, considerando as regras tributárias aplicadas, basta clicar sobre a opção "ver detalhamento do cálculo por atividade econômica" (abaixo do grid do cálculo dos impostos):

O sistema irá abrir a tela de "Composição de Valores da Apuração" onde será possível filtrar por atividade econômica (1) ou visualizar todos os cálculos da empresa e também ver a repartição dos impostos (2):

Nessa mesma tela, ao rolar o grid para a direita, o sistema irá exibir as colunas que indicam quais regras foram utilizadas para cada imposto:

Ao dar um duplo clique na linha desejada, o sistema irá abrir quais itens (de todos os documentos fiscais escriturados) compõe o cálculo em questão:

Perceba que nessa tela, é possível filtrar (1) pela parcela que compõe o faturamento e o imposto (mesma lógica de agrupamento utilizada nos relatórios do PGDAS) e visualizar os detalhes (2) dos itens faturados (com informações do tipo de item,  NCM, CFOP e repartição tributária):

Na coluna "Configuração" (conforme ilustrado na imagem acima) você consegue identificar onde está a configuração tributária desse item (no CFOP, no NCM, no Produto ou no Serviço). 

Rolando o grid para a direita, conforme ilustrado abaixo, além de visualizar a repartição dos impostos por item é possível ver também quais regras foram utilizadas em cada imposto (agora em uma visão por produto):

Ao dar um duplo clique no produto, o sistema irá abrir a listagem dos documentos fiscais que possuem o produto em questão:

Ao dar um duplo clique nas informações da nota, o sistema irá abrir a tela de detalhes do documento fiscal correspondente:

Em resumo, temos a seguinte estrutura nessa funcionalidade:

Dicas:

  • Caso você queira entender como funcionam as configurações de regras tributárias do OneFlow, clique aqui e leia o artigo que explica em detalhes como fazer.

  • Se você gerar um relatório com as informações indicadas nesse artigo, é muito simples. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela desejada e clicar na opção "Exportar". O sistema irá abrir uma nova janela para que você indique o formato do relatório (recomendamos "Excel" ou "Tabela Dinâmica").

Encontrou sua resposta?