Todas as coleções
OneFlow
Fiscal
Como verificar os detalhes do cálculo de substituição tributária, de produtos monofásicos ou outras regras tributárias?
Como verificar os detalhes do cálculo de substituição tributária, de produtos monofásicos ou outras regras tributárias?

Funcionalidade do OneFlow permite que rapidamente você identifique quais regras tributárias estão sendo utilizadas nos cálculos do sistema.

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

O OneFlow é um sistema que realiza o cálculo dos impostos do Simples Nacional item-a-item e documento-a-documento de forma automática na escrituração. Com isso, surge a pergunta "Como posso conferir a apuração dos produtos monofásicos e dos produtos com substituição tributária?" (ou isenção, redução ou qualquer outra regra de tributação prevista na legislação do Simples Nacional).

Para isso, siga as etapas indicadas a seguir:

Dentro da empresa e da competência desejada, acesse a rotina "Etapas" (1) e dê um duplo clique sobre a apuração do Simples Nacional (2) da empresa:

Será aberta a tela da apuração do mês contendo todos os detalhes da apuração correspondente. Clique na aba Simples Nacional (1) para que o sistema exiba o conteúdo deste regime. Note que na parte de baixo da tela, o sistema irá exibir também a lista das atividades econômicas devidamente calculada (2):

Nessa empresa em questão, temos a atividade 3.2 do Simples Nacional onde não houve cálculo de ICMS (pois os produtos dessa atividade possuem ST):

Para verificar o detalhamento do cálculo, considerando as regras tributárias aplicadas, basta clicar sobre a opção "ver detalhamento do cálculo por atividade econômica" (abaixo do grid do cálculo dos impostos):

O sistema irá abrir a tela de "Composição de Valores da Apuração" onde será possível filtrar por atividade econômica (1) ou visualizar todos os cálculos da empresa e também ver a repartição dos impostos (2):

Nessa mesma tela, ao rolar o grid para a direita, o sistema irá exibir as colunas que indicam quais regras foram utilizadas para cada imposto:

Ao dar um duplo clique na linha desejada, o sistema irá abrir quais itens (de todos os documentos fiscais escriturados) compõe o cálculo em questão:

Perceba que nessa tela, é possível filtrar (1) pela parcela que compõe o faturamento e o imposto (mesma lógica de agrupamento utilizada nos relatórios do PGDAS) e visualizar os detalhes (2) dos itens faturados (com informações do tipo de item,  NCM, CFOP e repartição tributária):

Na coluna "Configuração" (conforme ilustrado na imagem acima) você consegue identificar onde está a configuração tributária desse item (no CFOP, no NCM, no Produto ou no Serviço). 

Rolando o grid para a direita, conforme ilustrado abaixo, além de visualizar a repartição dos impostos por item é possível ver também quais regras foram utilizadas em cada imposto (agora em uma visão por produto):

Ao dar um duplo clique no produto, o sistema irá abrir a listagem dos documentos fiscais que possuem o produto em questão:

Ao dar um duplo clique nas informações da nota, o sistema irá abrir a tela de detalhes do documento fiscal correspondente:

Em resumo, temos a seguinte estrutura nessa funcionalidade:

Dicas:

  • Caso você queira entender como funcionam as configurações de regras tributárias do OneFlow, clique aqui e leia o artigo que explica em detalhes como fazer.

  • Se você gerar um relatório com as informações indicadas nesse artigo, é muito simples. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela desejada e clicar na opção "Exportar". O sistema irá abrir uma nova janela para que você indique o formato do relatório (recomendamos "Excel" ou "Tabela Dinâmica").

Respondeu à sua pergunta?