Quando uma apuração é finalizada no OneFlow, automaticamente o sistema gera as guias de recolhimento e as inclui no contas a pagar das empresas que usam o ERP Omie.
Para que esses lançamentos sejam criados corretamente no Omie, é necessário definir previamente a categoria financeira que será vinculada a cada guia, garantindo a correta classificação dos títulos no sistema financeiro.
Tópicos do Artigo
Como configurar a Categoria do contas a pagar
⚠️ Importante
Esse campo deve ser preenchido em todas as obrigações configuradas para gerar títulos no contas a pagar. Caso a empresa não utilize o ERP Omie, ou se mesmo possuindo o Omie não queira integrar o contas a pagar. Recomenda-se selecionar a opção "Não Gerar Títulos".
Caso o campo da categoria permaneça em branco, o sistema não permitirá a finalização da apuração fiscal.
1) Abra o OneFlow, acesse o módulo Fiscal (1) e clique em "Abrir Fiscal" (2) da empresa que realizará a operação.
2) Dentro da empresa, clique na "Engrenagem" (⚙️) na parte superior da tela.
3) Na aba “Fiscal”, clique em “Obrigações” (1).
4) Selecione a obrigação "DAS - Guia" (1) e clique em "Editar" (2).
5) Na aba de “Configuração da Guia” (1), selecione a categoria correspondente (ex: Simples Nacional), no campo “Categoria para gerar o contas a pagar” (2) e após definir clique em "Salvar" (3).
6) Após salvar a configuração, ao finalizar a apuração correspondente, o OneFlow gerará a guia e realizará automaticamente o lançamento no contas a pagar.
Mesmo que a empresa utilize o ERP Omie, caso não queira gerar os títulos no contas a pagar, também é possível utilizar a opção de “Não Gerar Títulos”.
⚠️ Importante
O exemplo apresentado refere-se ao DAS (Simples Nacional), porém o mesmo procedimento se aplica às demais obrigações que geram guias.
Erros comuns
ERRO: Categoria do contas a pagar não configurada
ERRO: Categoria do contas a pagar não configurada
Caso surja o erro "Seu sistema está configurado para gerar a guia do Simples Nacional porém não há categoria configurada para geração do contas a pagar dessa guia.
Acesse a configuração da obrigação 'DAS Guia', configure o campo 'Categoria para gerar contas a pagar' e depois finalize novamente a apuração do SIMPLES NACIONAL."
Esse erro ocorre porque o DAS está configurado para ser gerado, porém o campo de categoria do contas a pagar não foi preenchido.
Para corrigir esse erro, siga o processo descrito neste artigo:
Acesse a engrenagem (configurações);
Clique em Obrigações;
Selecione a obrigação correspondente à guia;
Preencha o campo de categoria do Contas a Pagar.
Após realizar o ajuste, salve a configuração e finalize novamente as apurações.









