Ao fechar uma apuração do Simples Nacional no OneFlow, o sistema faz as seguinte verificações:

  1. Já existe um DAS da competência que já foi transmitido pelo OneFlow?

  2. Já existe uma declaração para essa competência no PGDAS que não foi transmitida pelo OneFlow?

  3. Está sendo finalizada uma competência após o prazo de entrega do DAS?

Para impedir que seja realizada uma retificação quando não deveria, o OneFlow sempre solicitará a intervenção do usuário para que esse processo ocorra. Entenda neste artigo, como cada opção funciona.

Se já existir um DAS da competência transmitido pelo OneFlow

Essa situação ocorrerá quando uma apuração, que já tinha sido finalizada com as obrigações entregues, for reaberta.

Ao finalizar a apuração do Simples Nacional, se já houver uma declaração da competência transmitida anteriormente pelo OneFlow, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Opções:

  • Retificar: ao clicar nessa opção, o sistema irá fazer a transmissão da declaração retificando a já existente no PGDAS.

  • Cancelar a transmissão: nesse caso, o mês será finalizado, porém não será entregue uma nova declaração ao PGDAS. Execute essa opção EXCLUSIVAMENTE se você tiver certeza que não deverá retificar a declaração existente no PGDAS (como por exemplo, se você tiver reaberto a apuração por engano). Ao clicar nessa opção, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Opções:

  • Cancelar a transmissão: O sistema irá cancelar a geração da declaração que está pendente no OneFlow e encerrará o processamento.

  • Voltar na opção anterior: o sistema irá retornar à mensagem anterior para que você possa optar novamente entre retificar e cancelar.

Se não houve a transmissão da declaração pelo OneFlow mas o sistema detectar que já há uma declaração no PGDAS

Essa situação ocorrerá quando for feito um processamento (normalmente retroativo) no OneFlow onde a declaração foi entregue por outro sistema.

Nesse caso, o OneFlow irá detectar a existência de uma declaração apenas no momento da integração com o PGDAS. Quando isso acontece, o OneFlow envia um e-mail notificando o usuário que fez o fechamento da apuração:

O sistema irá aguardar uma decisão do usuário para prosseguir, que por sua vez deverá acessar o OneFlow da empresa e competência com problema e acessar o card "DAS - Declaração" (que estará em vermelho):

Ao dar um duplo clique, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Opções:

  • Retificar: ao clicar nessa opção, o sistema irá fazer a transmissão da declaração retificando a já existente no PGDAS.

  • Cancelar a transmissão: nesse caso, o mês será finalizado, porém não será entregue uma nova declaração ao PGDAS. Execute essa opção EXCLUSIVAMENTE se você tiver certeza que não deverá retificar a declaração existente no PGDAS (como por exemplo, se você tiver reaberto a apuração por engano).

  • Decidir depois: o sistema irá permitir a visualização dos detalhes da obrigação e você poderá decidir pela retificação ou pelo cancelamento na próxima vez que acessar a obrigação.

Ao finalizar uma competência após o prazo de entrega do DAS

Ocorrerá quando o sistema estiver configurado para gerar a declaração do Simples Nacional e o mês for fechado fora do prazo.

Após finalizar a apuração da competência, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Opções:

  • Retificar se necessário: ao clicar nessa opção, o sistema irá fazer a transmissão da declaração retificando a já existente no PGDAS.

  • Cancelar a transmissão: nesse caso, o mês será finalizado, porém não será entregue uma nova declaração ao PGDAS. Execute essa opção EXCLUSIVAMENTE se você tiver certeza que não deverá retificar a declaração existente no PGDAS. Ao clicar nessa opção, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Opções:

  • Cancelar a transmissão: O sistema irá cancelar a geração da declaração que está pendente no OneFlow e encerrará o processamento.

  • Voltar na opção anterior: o sistema irá retornar à mensagem anterior para que você possa optar novamente entre retificar e cancelar.

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