É muito comum no processo de emissão de notas fiscais você se deparar com uma regra ou legislação específica que determine uma forma de cálculo diferenciada para ICMS ST ou ICMS Interestadual (DIFAL), desta forma é possível ajustar o cálculo para a sua empresa.

Para realizar a alteração de alguma recomendação de cálculo para emissão da sua nota fiscal, basta acessar o Painel de Configuração de Impostos e seguir os passos apresentados a seguir:

Acessando o menu Outras Recomendações

Selecione a opção em destaque no menu ao lado esquerdo dos Cenários de Impostos:

Na sequência será exibida a tela abaixo, clique no botão em destaque:

Definindo as Regras de Cálculo por Estado

Após selecionar o botão em destaque, o sistema exibirá uma nova tela com as opções para definir as regras de cálculo:

1 – Estado de Destino: Selecione o estado de destino que deseja visualizar ou alterar alguma regra;


2 – Recomendações: Dividido em duas sessões, ICMS ST e ICMS Interestadual, nas recomendações é mostrado o parâmetro para cálculo do imposto;


3 – Opções: Em comparação às recomendações do campo anterior, aqui é mostrado a opção que determina a forma de cálculo, para alterar, basta clicar na seta para exibir o menu de opções;

4 – Observações: Campo onde é mostrado a fórmula de cálculo aplicada, assim como o critério para determinação do resultado.

OBS: Todas as opções de cálculo possuem uma regra padrão no sistema, somente realize a alteração caso identifique uma necessidade particular para a sua operação.

IMPORTANTE

Essas opções são específicas, portanto, indicamos validar com a ajuda do seu contador e verificar quais delas, melhor se aplicará na sua operação.

Encontrou sua resposta?