Esse artigo explica o funcionamento da rotina de importação de lançamentos via planilha Excel.

Importando lançamentos

1. Dentro do módulo contábil da empresa desejada, clique na opção "Importar Lançamentos" disponível no menu do sistema:

2. Será aberta uma nova tela para que você indique qual tipo de importação deseja fazer:

Existem duas opções:

  • Lançamentos contábeis: nesse tipo de planilha, o usuário terá que informar a data do lançamento, a natureza, código da conta, histórico e valores. Poderá indicar também o rateio por centro de custos. Nesse caso, quem for preencher a planilha terá que conhecer o plano de contas e informar as partidas de débito e crédito para formar o lançamento.

  • Plano de contabilização: nessa planilha, ao invés de informar as partidas, o usuário terá que informar a data do lançamento, o código do item no plano de contabilização e o valor. Com isso, ele precisará apenas ter a lista dos códigos que deverão ser lançados pois toda a estrutura contábil (contas, históricos, rateios, etc...) serão gerados automaticamente pelo sistema a partir do plano de contabilização.

Consultando os lançamentos importados

Os lançamentos importados via planilha serão identificados e estarão disponíveis para consulta no painel de etapas, na opção "Importação via Planilha" conforme ilustrado:

Bastará dar um duplo clique para consultar os respectivos lançamentos (como já acontece nas demais opções da tela).

Criando um plano de contabilização

Para utilizar a importação por "Plano de Contabilização" é necessário ter um plano de contabilização para utilização de "Digitação e Integração". A partir desse plano, o sistema irá fazer o "de/para" do código informado na planilha para a estrutura do lançamento que deverá ser gerado.

Clique aqui para entender como criar um plano de contabilização.

Histórico padrão para importação

Para utilizar a importação do "Lançamentos Contábeis", é necessário que você determine no Plano de Históricos da empresa, qual código de histórico será gerado para esses lançamentos. Para isso, acesse a opção "Plano de Históricos / Exibir todos" no menu contábil:

Dê um duplo clique sobre o plano de históricos que está ativo (em uso - destacado em negrito) para a empresa em questão.

Na lista de históricos, eleja ou crie um novo histórico que deverá ser o código a ser utilizado nos lançamentos contábeis gerados.

Necessariamente esse histórico deverá estar com a opção "Digitação e Integração" indicada no campo "Utilização". Além disso, a opção "Importação de lançamentos contábeis" deverá estar marcada:

Encontrou sua resposta?