Passar para o conteúdo principal

Importação de lançamentos contábeis (via planilhas) para o OneFlow

Conheça o funcionamento da importação de lançamentos a partir de planilhas em Excel, para o módulo contábil do sistema OneFlow

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado essa semana

Importando lançamentos

Dentro do módulo contábil da empresa desejada, clique na opção "Importar Lançamentos" disponível no menu do sistema:

Será aberta uma nova tela para que você indique qual tipo de importação deseja fazer, selecione a opção 'Planilha de lançamentos' e clique no link para baixar o modelo de planilha, sendo que existem duas opções:

  • Lançamentos partidas SIMPLES: nesse modelo, cada linha da planilha irá gerar um lançamento contábil de partidas simples, ou seja, uma partida devedora e uma partida credora. Conforme demonstrado abaixo:

    Note acima que esse modelo de planilha possui as colunas das contas 'devedora' e 'credora' na mesma linha, que irão compor as partidas do lançamento simples. Com isso, cada linha representa um lançamento contábil e, nesse exemplo, teremos dois lançamentos a serem contabilizados.

  • Lançamentos partidas MÚLTIPLAS: nesse modelo, cada linha da planilha irá representar uma partida do lançamento contábil. Ele pode ser utilizado para importar tanto os lançamentos simples (com uma partida devedora e uma credora), quanto os lançamentos de partidas múltiplas (com várias partidas devedoras e credoras).

    Note acima que, para cada linha da planilha, é necessário indicar a natureza (devedora ou credora) da partida do lançamento. Com isso, cada linha representa uma partida dos lançamentos e, nesse exemplo, teremos três lançamentos a serem contabilizados.

    OBS.: Para identificar as partidas que irão compor cada lançamento contábil, o sistema verifica a data do lançamento (que deverá ser igual em todas as partidas) e se o total das partidas devedoras é igual ao total das partidas credoras.

Preenchendo os modelos de planilhas

Cada coluna das planilhas representa um dado dos lançamentos contábeis (data do lançamento, natureza, código da conta, histórico e valores), sendo que os dados apresentados em cor laranja e com asteriscos são obrigatórios e os demais (cor branca) são de preenchimento opcional.

Com isso, quem for preencher a planilha terá que conhecer o plano de contas e informar as partidas de débito e crédito para formar os lançamentos.

Acima de cada coluna, estão as orientações de como os dados precisam ser preenchidos para que a importação seja realizada corretamente:

⚠️ Observação: só devem existir na planilha, lançamentos cujo mês seja igual à competência que receberá a importação. Ou seja, não é possível importar lançamentos de competências diferentes na mesma planilha.

Importando as planilhas com os lançamentos contábeis

Após preencher o modelo de planilha, selecione a empresa e o mês de competência em que os lançamentos serão importados, clique na opção 'Planilha de lançamentos' e informe o tipo de planilha que será importado:

Em seguida, selecione ou arraste a planilha a ser importada para a área indicada:

A importação será iniciada e, não havendo inconsistências, será concluída com sucesso:

Consultando os lançamentos importados

Os lançamentos importados via planilha estarão disponíveis para consulta no painel de etapas da empresa, no card "Importação via Planilha":

Clicando duplo sobre o card, é possível consultar os respectivos lançamentos importados:

Inconsistências da importação

Durante a importação, se for encontrada inconsistência no conteúdo da planilha, o sistema irá apresentar a descrição dela em tela e parar a importação. Exemplo:

É necessário ir corrigindo a planilha a cada inconsistência apresentada e fazer a importação novamente até que não exista mais nenhuma inconsistência e, com isso, a importação seja concluída com sucesso.

💡DICA: você sabia que o OneFlow dispõe da importação de lançamentos contábeis usando modelos flexíveis de planilha, extraídas de origens diversas como: o ERP utilizado pelo seu cliente, os extratos gerados por instituições bancárias, a movimentação financeira digitada, dentre outros?

Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre essa funcionalidade.

Respondeu à sua pergunta?