Em algumas situações, o escritório contábil pode precisar interromper o uso de uma empresa em determinado módulo do OneFlow, sem excluir seu histórico do sistema. Nesses casos, a desabilitação permite encerrar o processamento a partir de uma competência final, mantendo disponíveis os dados já existentes dentro do período habilitado.
É importante destacar que, além da opção de desabilitar, o OneFlow também permite excluir definitivamente uma empresa. Nesse caso, a empresa deixa de ficar disponível no sistema, e os dados dos módulos são permanentemente excluídos.
Para saber mais sobre esse processo, acesse o artigo "Excluindo uma empresa do OneFlow".
Veja como desabilitar uma empresa no OneFlow de forma simples e rápida.
Desabilitando uma empresa no OneFlow
1) Após realizar o login no portal, acesse o aplicativo OneFlow e clique em um dos módulos disponíveis (Fiscal, Contábil ou Folha de Pagamento).
2) Será apresentada a tela "Minhas Empresas".
3) Clique no menu suspenso do módulo de sua preferência (1), localize o tópico "Empresas" e clique em "Exibir Todos" (2).
4) Será exibida a tela com todas as empresas cadastradas no OneFlow para o escritório em questão. Clique na empresa desejada (1) e depois acesse a opção "Configurar" (2):
5) Será apresentada a tela de configuração dos módulos e usuários do sistema. Nela, você poderá alterar o campo "Status" (1) para Desabilitado nos módulos desejados.
Em seguida, informe a Competência Final de processamento no OneFlow e clique em Salvar.
⚠️ Importante
A opção desabilitar é aplicada individualmente por módulo. Isso significa que você pode desabilitar apenas o Módulo Contábil, sem afetar os Módulos Fiscal e Folha de Pagamento.
Para desabilitar um módulo da empresa, é necessário informar a competência final em que ele permanecerá ativo. Também é importante garantir que não existam movimentações nos meses posteriores a essa competência.
Na imagem abaixo, o módulo Contábil possui competência final em 02/2025. Nesse caso, os meses seguintes não podem ter lançamentos. Se houver qualquer movimentação posterior, o OneFlow não permitirá desabilitar o módulo nessa competência.
6) Após desabilitar a empresa, o mês e o ano informados passarão a ser considerados como a última competência de processamento.
Nos períodos posteriores, a empresa ainda poderá ser visualizada no painel "Minhas Empresas (1)", desde que o filtro de exibição esteja configurado para "Ativas e Inativas" (3).
Ao consultar competências seguintes (2), a empresa será apresentada com o status "Inativa" (4), indicando que não haverá continuidade de processamento após a competência final definida.






