Passar para o conteúdo principal

Emitindo a nota de CIAP – Crédito do ICMS do Ativo Permanente

Nesse artigo, descubra como emitir a nota de CIAP – Crédito do ICMS do Ativo Permanente

Guilherme Ferreira avatar
Escrito por Guilherme Ferreira
Atualizado há mais de um mês

O CIAP é a forma utilizada para controlar e registrar o crédito do ICMS proveniente da compra de ativos permanentes na empresa

Para emitir essa nota no Omie, iremos trabalhar com uma NF-e de Ajuste na modalidade Entrada, seguindo o passo a passo abaixo :)


1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Vendas e NF-e:

2) Acesse o menu suspenso do Módulo de Vendas (1) e selecione a opção “+ Incluir”, dentro do grupo “Nota Complementar e de Ajuste” (2):

3) Na sequência, basta se atentar no preenchimento de todos os campos da sua Nota de CIAP:

  • 1) Cliente: Preencher com os dados da própria empresa

  • 2) Natureza da Operação: Lançamento de Crédito - Ativo Imobilizado

  • 3) Operação de Ajuste e Entrada: Marcar a opção Ajuste + Entrada

  • 4) Novo Item: Clique para adicionar um item na nota

📌 Um ponto interessante aqui, é que quando o mouse é posicionado na opção de Ajuste, o sistema irá destacar quais os tipos de operações se enquadram nessa modalidade (caso você tenha alguma dúvida).

4) Após clicar em "+ Novo Item", preencha as informações conforme a imagem abaixo, atentando-se nos detalhes do item, pois no caso da nota de CIAP há somente a indicação do valor do ICMS, os demais campos devem ser igual a zero:

5) Com todos os campos da sua nota de ajuste preenchidos, basta confirmar a emissão e você terá em mãos seu documento para controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente:

⚠️ Atenção: os dados informados são exemplos ilustrativos, em caso de dúvidas, sempre consulte seu contador


Respondeu à sua pergunta?