O CIAP é a forma utilizada para controlar e registrar o crédito do ICMS proveniente da compra de ativos permanentes na empresa.
Para emitir essa nota no Omie, iremos trabalhar com uma NF-e de Ajuste na modalidade Entrada, seguindo os três passos abaixo:
1. Exiba o menu suspenso do Módulo de Vendas e selecione a opção “+ Incluir”, dentro do grupo “Nota Complementar e de Ajuste”:

2. Na sequência, basta se atentar no preenchimento de todos os campos da sua Nota de CIAP:

1 - Cliente: Preencher com os dados da própria empresa;
2 - Natureza da Operação: Lançamento de Crédito - Ativo Imobilizado;
3 - Operação de Ajuste e Entrada: Marcar a opção Ajuste + Entrada;
4 - Novo Item: Clique para adicionar um item na nota.
Um ponto interessante aqui, é que quando o mouse é posicionado na opção de Ajuste, o sistema irá destacar quais os tipos de operações se enquadram nessa modalidade (caso você tenha alguma dúvida).
3. Após clicar em +Novo Item, basta preencher as informações conforme a imagem abaixo, atentando-se nos detalhes do item, pois no caso da nota de CIAP há somente a indicação do valor do ICMS, os demais campos devem ser igual a 0:

Com todos os campos da sua nota de ajuste preenchidos, basta confirmar a emissão e você terá em mãos seu documento para controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente.
ATENÇÃO: Os dados informados são exemplos ilustrativos, em caso de dúvidas, sempre consulte seu contador.
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