Em diversas áreas do Omie é disponibilizado o Histórico de Alterações. O Histórico traz uma relação de modificações realizadas nos Registros do seu Aplicativo. Ele inclui informações como data, usuário responsável pelas alterações e descrição das atualizações realizadas e está disponível em diversos registros.
Quando você precisar consultá-los basta seguir o passo a passo abaixo! 🧐
Tópicos do Artigo:
Consultando o Histórico de Alterações
Neste exemplo utilizaremos o Cadastro de Produtos, mas ao final da página você encontra a listagem completa de todas as funcionalidades do Omie que possuem o Histórico de Alterações disponível.
1) Em todas as áreas do Omie em que o histórico está disponível, você verá o ícone destacado na imagem abaixo. Ele será indicado no canto superior direito das listagens:
2) Basta selecionar o cadastro que deseja consultar (1) e clicar sobre o ícone para acessar o histórico (2):
💡 Ao realizar esse processo pela primeira vez com algum cadastro, você iniciará o Histórico de Alterações:
3) Será apresentado a listagem de alterações registradas no Histórico. A partir desta tela, você pode definir filtros para a visualização, sendo eles:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
4) Para ver mais detalhes de uma alteração, basta dar um duplo clique na linha de alteração do interesse. Assim a alteração será expandida, trazendo dados de como o campo alterado estava antes e como ficou, data e hora de alteração, etc:
Em quais áreas o histórico está disponível?
Vale destacar que essa consulta de histórico está disponível para as seguintes opções:
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Configurações
Histórico de Alteração de Categoria
Histórico de Alteração de Categoria
1) Na tela de configurações da empresa, acesse o passo 2:
2) No canto superior direito, clique no ícone de relógio:
3) Irá abrir uma nova página com os respectivos filtros:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
CRM
Histórico de Alteração de Contas
Histórico de Alteração de Contas
1) No menu suspenso do módulo de CRM, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Contas":
2) Na listagem das contas, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Contatos
Histórico de Alteração de Contatos
1) No menu suspenso do módulo de CRM, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Contatos":
2) Na listagem de contatos, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Oportunidades
Histórico de Alteração de Oportunidades
1) No menu suspenso do módulo de CRM, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Oportunidades":
2) Na listagem das oportunidades, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Vendas e NF-e
Histórico de Alteração de Clientes e Fornecedores
Histórico de Alteração de Clientes e Fornecedores
1) No menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Cliente":
2) Na listagem dos clientes, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Pedido de Venda
Histórico de Alteração de Pedido de Venda
1) No menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Venda de Produto":
2) Na listagem dos pedidos, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Remessa de Produto
Histórico de Alteração de Remessa de Produto
1) No menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Remessa de Produto":
2) Na listagem das remessas, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de NF de Devolução do cliente
Histórico de Alteração de NF de Devolução do cliente
1) No menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Devolução de Venda":
2) Na listagem das contas, acesso o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de NF Complementar e de Ajuste
Histórico de Alteração de NF Complementar e de Ajuste
1) No menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Nota Complementar e de Ajuste":
2) Na listagem das notas, acesso o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Serviços e NFS-e
Histórico de Alteração de Serviços
Histórico de Alteração de Serviços
1) No menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Serviços":
2) Na listagem dos serviços, acesso o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Ordem de Serviço
Histórico de Alteração de Ordem de Serviço
1) No menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Ordens de Serviço":
2) Na listagem das ordens, acesso o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Contrato de Serviço
Histórico de Alteração de Contrato de Serviço
1) No menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Contratos de Serviço":
2) Na listagem dos contratos, acesso o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Compras, Estoque e Produção
Histórico de Alteração de Requisição de Compra
Histórico de Alteração de Requisição de Compra
1) No módulo de Compras, Estoque e Produção, clique no passo 3 "Cadastrar Compras e Receber":
2) Clique na coluna de "Requisição":
3) Na listagem das requisições, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Pedido de Compra
Histórico de Alteração de Pedido de Compra
1) No menu suspenso do módulo de Compras, Estoque e Produção, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Compra de Produto":
2) Na listagem dos pedidos, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de NF de Entrada (Retorno de Remessa)
Histórico de Alteração de NF de Entrada (Retorno de Remessa)
1) No menu suspenso do módulo de Compras, Estoque e Produção, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Outras Notas de Entrada":
2) Na listagem das notas, acesse o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de NF de Devolução ao Fornecedor
Histórico de Alteração de NF de Devolução ao Fornecedor
1) No menu suspenso do módulo de Compras, Estoque e Produção, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Devolução ao Fornecedor":
2) Na listagem das devoluções, acesso o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Histórico de Alteração de Ordem de Produção
Histórico de Alteração de Ordem de Produção
1) No menu suspenso do módulo de Compras, Estoque e Produção, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Ordem de Produção":
2) Na listagem das ordens, acesso o ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com o histórico e possíveis filtros que podem ser aplicados nesta consulta:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
Finanças
Histórico de Alteração de Conta a Pagar
Histórico de Alteração de Conta a Pagar
1) No menu suspenso do módulo de Finanças, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Contas a Pagar":
2) Na tela de listagem das contas, dê um duplo clique para acessar o lançamento que deseja conferir o histórico:
3) O histórico de alterações será demonstrado no campo de "Última Alteração":
Histórico de Alteração de Conta a Receber
Histórico de Alteração de Conta a Receber
1) No menu suspenso do módulo de Finanças, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Contas a Receber":
2) Na tela de listagem das contas, dê um duplo clique para acessar o lançamento que deseja conferir o histórico:
3) O histórico de alterações será demonstrado no campo de "Última Alteração":
Histórico de Alteração de Contas Correntes
Histórico de Alteração de Contas Correntes
1) No menu suspenso do módulo de Finanças, clique em "Exibir Todos", no grupo de "Contas Correntes":
2) Com a listagem apresentada, clique no ícone de relógio no canto superior direito:
3) Abrirá uma nova página com todos os detalhes sobre as alterações e os campos que poderão ser consultados:
(1) Selecione o tipo de visualização: Defina se deseja visualizar o histórico somente do lançamento selecionado ou de todos os lançamentos;
(2) Selecione o período: Defina o período que deseja visualizar o histórico de alterações;
(3) Usuários: Caso queira, é possível filtrar as alterações feitas por um determinado usuário;
(4) Selecione o campo: Com esta opção, é possível filtrar pelo campo que foi editado;
(5) Pesquisar: Com os filtros aplicados, clique em "Pesquisar" para atualizar os resultados do histórico.
📚 Artigos Relacionados