Em breve teremos um assistente de configuração que vai direcionar você em todas as etapas do processo. Por hora, vou explicar quais os passos você deve executar antes de iniciar a folha.

Ao habilitar a empresa no sistema OneFlow para o módulo Folha é feito a criação automática da maioria dos dados necessários para que você consiga processar a folha de pagamento, exemplo: obrigações, tabelas oficiais e cadastros padrões. Também vamos buscar informações no ambiente do eSocial para alimentar o sistema

Veja aqui os principais passos

1) Informe o certificado digitado da empresa.

Para comunicação do ONEFLOW com o eSocial e integrações das informações entre os sistemas, é necessário que seja feito o UPLOAD do certificado digital da empresa.

1.1 Clique na opção Configurações indicado no item 1.

1.2 Clique na opção certificado digital, item3 . Selecione a opção OneFlow

1.3 Clique na opção "Importar meu certificado digital (Modelo A1)" e informe a senha .

Caso você esteja informando o certificado digital do contador que possui procuração para representar a empresa, marque a opção "Procuração"

1.4 Se o certificado digital utilizado no sistema Omie possui acesso ao eSocial, você poderá usar o mesmo certificado, basta marcar a opção no início da configuração.

2 Ative a importação do eSocial

Caso a empresa já tenha iniciado o processo de envio do eSocial por outro software, vamos fazer a importação dos dados existentes no ambiente do eSocial para o OneFlow. Isso vai facilitar muito o processo de migração dos dados!

2.1 – Acesse o menu, clique na opção “eSocial - Habilitar importação” e confirme a operação.

2.2 - O sistema vai criar um CARD no painel de etapas para que você consiga acompanhar o processo em tempo real.

3) Complementar dados cadastrais

Nesse quadro, você consegue acompanhar a quantidade de registros e a situação de cada um dos cadastros, ou seja, se o download já foi solicitado, se está aguardando retorno do eSocial, e se o processo já está concluído com sucesso! E esse é o melhor dos retornos, porque para esses, você já poderá visualizar os detalhes a partir dessa mesma tela.

3.1 - Auditoria nos dados importados

Caso seja identificado informações inconsistêntes, esses dados serão destacados na primeira linha apresentada no Gerenciador de importação de dados do eSocial

Clique duplo para ver os detalhes da inconsistência e o sistema irá direcionar para o cadastro de origem para que você possa fazer o ajuste da informação ausente ou inconsistênte.

3.2 Consulta de todos os registros importados

Clique duplo em cada um dos itens e você será direcionado ao cadastro de origem.

Exemplo: Cadastro do Sindicato

Para alguns cadastros (exemplo: Cargos, Jornadas e Sindicatos), não temos todos os dados no eSocial, mas a partir da informação extraída no cadastro do Trabalhador, o sistema cria esses cadastros e você precisa apenas complementar as informações.

Caso seja a situação de uma nova empresa que ainda não tenha iniciado o processo de envio dos eventos eSocial, você não terá a etapa 2 e 3, porém será necessário incluir os cadastros e os trabalhadores para o processamento da folha.

4) Habilitar obrigações

No momento da iniciação da empresa, o sistema já vem configurado com as principais obrigações necessárias, porém tenho aqui algumas recomendações.

4.1 A obrigações do eSocial, não virá ativa, pois caso você esteja ainda utilizando outro software paralelo ao OneFlow não é recomendado que a transmissão dos eventos eSocial seja feita em ambiente oficial em mais de um sistema, pois um deles perderá a sincronia das informações e isso pode lhe trazer problemas. Portanto, após as configurações iniciais ao optar pela utilização do sistema OneFlow oficialmente faça a inclusão da Obrigação do eSocial .

Importante!

A inclusão da Obrigação do eSocial só deve ser habilitada na competência que você optar em utilizar exclusivamente o OneFlow e portanto, passará a transmitir os eventos eSocial pelo OneFlow

Teremos duas situações

A – Nova empesa

Faremos o envio da carga inicial e iniciaremos a empresa no processo do eSocial

B – Já iniciada em outro software

Vamos buscar as informações dos eventos já enviamos anteriormente para dar sequência no processo do eSocial

4.2 – Se você utiliza o sistema Omie Financeiro, informe a categoria para integração com o contas a pagar de todas as obrigações que envolvem pagamento.

Se você precisar de mais informações para complementar os cadastros e Configurações. Veja nos nossos treinamentos gravados que estão disponíveis no menu da folha.

Encontrou sua resposta?