Todas as coleções
Serviços Financeiros
Desconto de Duplicatas - Ergoncredit
Realizando o Desconto de Duplicatas com a Ergoncredit
Realizando o Desconto de Duplicatas com a Ergoncredit

Neste artigo, descubra como realizar o Desconto de Duplicatas com a ErgonCredit

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

📢 Atenção

  • Caso você realize o Desconto de Duplicatas, lembre-se que:

    Caso haja um boleto original, antes de você realizar o Desconto de Duplicatas, será gerada uma instrução de cancelamento para ele, e para efetivar o processo de cancelamento por completo você deverá importar essa instrução no banco.


  • 🎥 Vídeo com o Passo a Passo

    Criamos um vídeo informativo que destaca o processo de Desconto de Duplicadas em parceria com a Ergoncredit. Dê uma olhada e veja como é simples!


Conheça as 5 etapas do Desconto de Duplicatas

Você já concluiu com sucesso o Passo 1 e Passo 2 do processo de credenciamento para o Desconto de Duplicatas?

Parabéns! Agora você tem a oportunidade de realizar simulações e efetuar o desconto de suas duplicatas de maneira online e descomplicada! 🥳

Vamos começar observando como o procedimento é feito em apenas 5 etapas rápidas:

💡 Dica para evitar a troca de boleto

Caso você tenha novas notas para antecipar no futuro e não queira ter o desconforto de acionar o seu cliente sobre a troca de boleto, você pode desabilitar a emissão e o envio automático do boleto no sistema Omie.

Dessa forma, será enviado somente o novo boleto para o seu cliente:

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Acessando a área de Desconto de Duplicatas

1) No Módulo de Finanças, acesse o painel do Desconto de Duplicatas, clicando na opção demonstrada abaixo:

2) Com o Painel aberto, teremos algumas informações rápidas para considerar:

  1. Fluxo de Caixa dos próximos 30 dias. Aqui é apresentado um gráfico que demonstra o fluxo de Contas a Receber x Contas a Pagar dos próximos 30 dias. Neste exemplo, de maneira rápida é possível identificar que no dia 15 de setembro o saldo será negativo, um alerta para alguma atitude ser tomada para alavancar o capital de giro da empresa;

  2. Resumo da relação com a Ergon. Aqui é apresentado o limite que você possui em uso e o limite disponível para realizar Descontos de Duplicatas, além da data do último desconto realizado;

  3. Resumo do que você tem a Receber. Ao clicar nesta opção, uma nova tela será demonstrada com os valores de Contas a Receber para os próximos 30, 60, 90 e mais de 90 dias:


  4. Listagem de Notas. Nessa serão demonstradas todas as suas notas elegíveis, e você poderá filtrá-las e ordená-las por data de vencimento, taxa de desconto, cliente, entre outras opções.

⚠️ Importante: Somente as notas fiscais provenientes de clientes aprovados pela Ergoncredit serão exibidas para a sua opção de desconto.

Se você deseja solicitar uma revisão para as notas fiscais que ainda não estão disponíveis, por favor, encaminhe um e-mail para antecipe@omie.com.br, incluindo os números das notas correspondentes.


Realizando uma simulação e iniciando o Desconto de Duplicatas

1) Na página do Desconto de Duplicatas, avalie a listagem de notas elegíveis e selecione aquelas de interesse (1).

Então, no campo "Fluxo de Caixa para os próximos 30 dias" será demonstrado o seu saldo, e o saldo simulado (2).

E na área "Resumo", serão apresentados os valores e taxas com relação às notas fiscais selecionadas para antecipação. Para prosseguir, clique em "Continuar" (3):

⚠️ Limite de Desconto de Duplicatas

O limite mínimo por operação é de R$ 1,000.

Ou seja, em uma única operação você deve descontar pelo menos R$ 1.000 em notas.

2) A seguir, você será direcionado a uma nova tela que apresentará os detalhes relativos ao desconto de duplicatas.

Recomendamos uma análise minuciosa do resumo dos valores (1), então, informe a conta corrente cadastrada no Omie na qual prefere receber (2). Uma vez confirmado que todas as informações estão corretas, clique na opção "Confirmar o Desconto de Duplicatas" (3):

3) Então, confirme a operação, clicando em "Sim":


4) Tudo pronto! A operação selecionada foi enviada para a Ergon!


5) Em instantes, um e-mail será enviado para você, contendo detalhadamente as informações das notas que foram escolhidas, conforme ilustrado abaixo:

6) E em seguida, você receberá um e-mail da DocuSign para assinatura do Termo de Cessão:

⚠️ Importante: Fique atento, pois a operação só será concluída e paga após a assinatura do Termo de Cessão e, caso ele não seja assinado, a operação expirará.

7) Realizada a assinatura do termo, você pode comemorar! Em breve o valor será depositado na conta corrente escolhida. 🤑 💰

8) Além disso, um e-mail será enviado para o seu cliente, informando a alteração da instituição de pagamento com os novos boletos que ele deverá pagar:

Abaixo, apresentamos um exemplo do novo boleto enviado pelo fundo de investimentos em nome do Banco Votorantim:

image.png

⚠️ Em relação à substituição de boletos:

No caso em que você tenha emitido boletos para seus clientes na transação original, ou seja, antes de proceder com o Desconto de Duplicata, saiba que serão geradas instruções de cancelamento desses boletos quando os novos boletos forem emitidos.

Lembre-se de executar o envio da remessa de cancelamento ao seu banco, a fim de efetivar o processo de cancelamento.


Visualizando os valores antecipados

Finalizado esses procedimentos, agora você poderá visualizar tudo diretamente no seu módulo finanças, através do extrato da conta.

1) Ao realizar a assinatura do termo, automaticamente a Conta a Receber do faturamento terá a Conta Corrente alterada para "Ergon + Omie", e na aba "Recebimentos" haverá a informação sobre o desconto:

2) No Extrato da Ergon + Omie, você encontrará inicialmente o registro do valor líquido antecipado transferido da Ergon para a sua conta (1), seguido pela taxa correspondente à operação (2), como ilustrado no exemplo a seguir:


3) Abaixo demonstramos os detalhes do registro de transferência do valor para a sua conta corrente:


4) E os detalhes do registro da taxa de operação:

5) Em seguida, o mesmo valor líquido será creditado na sua conta corrente, como uma "Entrada de Transferência", conforme demonstrado abaixo:

6) A partir do pagamento do cliente, a Conta a Receber será baixada automaticamente.

Agora você já sabe como realizar os seus Descontos de Duplicatas! 😊

#SuperDica 😄🚀. Mesmo que o seu cliente tenha sido notificado por e-mail sobre a substituição dos boletos, é altamente recomendado reforçar essa informação como uma medida preventiva para evitar possíveis situações de inadimplência.


📚 Separamos alguns artigos relacionados que podem ser de grande ajuda:

Respondeu à sua pergunta?