1) O que é Antecipação de Cartões?

Antecipação é uma forma dos clientes antecipar valores que estavam previsto para o futuro (30,60,90...dias).

Os clientes Omie.Cash Conta Corrente que realizam suas vendas feitas via cartão de crédito, normalmente essas vendas são pagas até 30 dias, e as vendas parceladas no cartão são pagas de acordo com o fluxo das parcelas (30/60/90 dias).

A antecipação desses recebíveis permite receber no ato por essas vendas a prazo e assim melhorar o fluxo de caixa da empresa, sem a necessidade de um empréstimo ou contrair obrigações futuras.

A Antecipação, que também é conhecida como Desconto, é uma operação de cessão onde o Banco passa a ser o titular desses recebíveis (ou direitos creditórios) e, portanto, é ele quem vai receber aqueles valores em suas respectivas datas de liquidação futuras, e pela “compra” desse direito, o Banco paga ao Cedente (nesse caso o Estabelecimento Comercial) um valor à vista “descontado”, ou seja, deduzido da taxa de antecipação.

Operação de Desconto de Recebíveis de Cartões formalizada através de troca de Titularidade das Unidades de Recebíveis (UR) antecipadas em favor do Letsbank (Banco parceiro da Omie). Não se trata de empréstimo e não gera endividamento.

2) Qual é o público que pode utilizar a Antecipação de Cartões?

  • Clientes que tem o Omie.Cash Conta Corrente;

  • Lojistas, comerciantes, varejistas no geral, estabelecimentos comerciais como restaurantes e cabeleireiros e outros serviços;

  • Vendem no cartão de crédito à vista ou parcelado;

  • Usam maquininha(s) Rede, Cielo, Stone, PagSeguro ou Adiq;

  • Tempo de fundação (> 1 ano).

3) Quem pode contratar?

  • É necessário ter a conta Omie.Cash Conta Corrente e o crédito do valor líquido da operação é feito somente para contas Letsbank;

  • Não é necessário o cliente ter o Domicílio Bancário no Letsbank;

  • Empresas com mais de 1 ano de constituição e demais regras de elegibilidade aplicáveis (cnaes restritos).

4) Por qual motivo os clientes querem antecipar?

Os cliente Omie.Cash Conta Corrente, poderão ter a necessidade imediata de caixa/recursos para giro, pagar fornecedores, pagar funcionários ou melhorias de estoque na loja ou comercio.

A antecipação tem um baixo custo e é muito rápido contratar.

5) Como contratar a antecipação?

  • Clientes tem que abrir a conta Omie.Cash Conta Corrente;

  • APP Letsbank (Android) (iOs em breve);

  • Internet Banking Letsbank (em breve).

6) Quais recebíveis podem ser antecipados

  • Transações de crédito à vista e parcelado com data de liquidação maior ou igual a 2 dias úteis. Não há prazo máximo;

  • Todas as bandeiras de crédito e débito. (não são aceitos Voucher);

  • Credenciadoras (Rede, Cielo, PagSeguro, Stone e Adiq) (teremos outras no futuro).

7) Tem um horário para realizar a operação?

  • Sim, Solicitações poderão ser feitas das 9h às 16h em dias úteis;

  • O desembolso será feito na hora (em casos de exceção em no máximo 1 dia útil);

8) Qual a taxa da operação?

  • Taxa de antecipação: 1,9% a.m. juros simples.

  • Não incide IOF.

9. Existe a funcionalidade de agendar operação para o próximo dia?

Não, a contratação poderá ser feita de forma pontual, não sendo possível agendar operações ou a opção de antecipação automática ou programada.

10) Existe limite de solicitação durante o dia?

Não, o cliente pode solicitar quantas operações quiser durante o dia, atentando-se somente ao limite operacional disponível e saldo de agenda disponível.

11) Qual o limite de valor antecipado por cliente?

Todo cliente Omie.Cash Conta Corrente é submetido à um processo de análise de elegibilidade automatizado e recebe um limite operacional de até R$150 mil.

O valor disponível para antecipar apresentado ao cliente refere-se somente à agenda passível de antecipação naquele momento, e não à agenda completa de recebíveis daquele Estabelecimento.

Obs: o limite operacional é recomposto à medidas que os Recebíveis forem liquidados.

12) Existe algum valor limite por operação?

Não há valor mínimo de operação. Valor máximo conforme agenda e limite disponíveis

13) Quais são as situações que podem negar o limite de antecipação de um cliente?

Política de inelegibilidade:

  • Não ser um cliente Omie.Cash Conta corrente;

  • Tempo de fundação da empresa < 1 ano;

  • Sócio menor de idade;

  • Capital Social abaixo de R$ 1.000;

  • Falência e Recuperação Judicial;

  • Situação Receita Federal diferente de Ativa;

  • PEP;

  • Trabalho Escravo;

  • Regiões alto risco (fronteiriças, etc);

  • CNAEs bloqueados (PLD);

  • Blocklists internas;

  • Sanções empresa e sócios (listas internacionais).

14) Como é feito o cálculo da operação?

O cálculo da operação de Antecipação segue a fórmula padrão de “desconto”, onde o Valor de Face de um recebível futuro é trazido à Valor presente, descontando-se a taxa de juros.

O cálculo é efetuado com juros simples.

Exemplo abaixo:

15) Quais são os documentos necessários para o cliente ter a funcionalidade antecipação?

O cliente deverá aceitar a seguinte documentação (dentro do fluxo de contratação):

✔ Autorização de consulta de agenda (apenas uma vez)

✔ Convênio de Antecipação (Detalha todas as regras de uso do produto - apenas uma vez)

✔ Termo de Antecipação (com detalhes de cada operação – a cada operação)

16) Como é o fluxo da antecipação na visão do cliente?

17) Como é o passo a passo para o cliente realizar a antecipação?

Passo 1, o cliente deverá abrir a conta Omie.Cash Conta Corrente via fluxo dentro do Omie e depois no App Letsbank clicar no botão Antecipação de cartões:

Passo 2, etapa do onboarding:

Passo 3, Autorização da consulta da agenda:

Passo 4, visualização do limite disponível:

Passo 5, simulação do valor a qual deseja antecipar:

Passo 6, aceite do termo da operação:

Passo 7, desembolso na conta corrente do cliente:

Caso esteja fora do horário para realizar a antecipação, o cliente visualizará a mensagem abaixo:

Para consultar histórico de operações realizadas:

18) Por qual motivo o cliente pode não receber o valor antecipado, ou seja: operação cancelada?

Caso a operação não seja aceita na Registradora, pode significar que os recebíveis não estavam mais disponíveis. E nesse caso a operação não é concluída.

19) Tenho agenda para receber, mas no App do Letsbank não aparece o valor. Qual o motivo?

Pode ser que você não tenha mais limite disponível. nesse caso é preciso aguardar que os recebíveis sejam liquidados para que o limite seja reestabelecido.

Pode ser que a agenda seja de uma Credenciadora com a qual a gente ainda não trabalhe. Novas credenciadoras serão adicionadas no futuro.

20) A Antecipação tem IOF?

Não, essa operação não tem IOF.

21) Qual o prazo para receber o valor?

Depois de finalizada a operação no app, ela é validada e enviada para registro na Registradora.

Se aprovada, a operação é registrada nos sistemas do banco e em seguida o cliente recebe o valor antecipado em sua conta corrente.

Esse processo é muito rápido e geralmente demora poucos minutos. Mas caso algo atrase o valor poderá ser recebido em até 1 dia útil.

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