Todas as coleções
OneFlow
Contábil
Como emitir o Balanço Patrimonial?
Como emitir o Balanço Patrimonial?

Consulta em tela ou relatório para impressão

Telma Veloza avatar
Escrito por Telma Veloza
Atualizado há mais de uma semana

Para emitir o Balanço Patrimonial no OneFlow, dentro do módulo Contábil, acesse a opção "Demonstrativos / Balanço":

Será aberta a tela de emissão do Balanço Patrimonial para que você indique como deverá ser a geração:

  • (1) Configurações: aqui você poderá indicar as características que serão seguidas para a geração do Balanço (como realce de contas, valores negativos, saldos dos anos anteriores, modelo de estrutura, termos e etc...)

    o Modelo de Estrutura: ao selecionar a opção padrão 'BALANÇO PATRIMONIAL - CF. PLANO DE CONTAS DA EMPRESA', o Balanço será gerado de acordo com a estrutura de contas do Plano da Empresa, assim você não precisará criar um modelo de estrutura personalizado.

    Mas caso precise de um modelo específico/personalizado, use a funcionalidade 'Demonstrativos/Configurar Estruturas' do Menu Contábil para definir as linhas/itens que irão compor o modelo de estrutura do Balanço, vinculando-as às contas contábeis correspondentes. Após isso, informe no campo 'Estrutura', o nome do modelo criado.

    Optando pelo modelo cf o Plano de Contas da Empresa, o sistema irá habilitar mais duas opções de geração:

    • Gerar classificação e descrição: as contas geradas no Balanço serão compostas da descrição e da classificação, caso contrário (opção desmarcada), será apresentada apenas a descrição das contas.

    • Demonstrar o valor do Resultado no Passivo: é muito comum aos empreendedores precisarem do Balanço Patrimonial das suas empresas para fins de financiamentos bancários, empréstimos, entre outras situações e, para que o mesmo possa ser gerado em qualquer período, sem a necessidade de fazer a Apuração do Resultado (zeramento), poderá ser utilizada essa opção.

      Por meio dela, o sistema irá simular a Apuração do Resultado no Balanço, ou seja, irá demonstrar no relatório (apenas para efeito de consulta) o valor do lucro ou prejuízo do período (dentro do grupo do Patrimônio Líquido), de forma que os totais de Ativo e Passivo fiquem iguais, mesmo sem ter realizado oficialmente a apuração, possibilitando atender à demanda do empreendedor, mas sem interferir nos processos contábeis.

      OBS.: essa opção será válida apenas para o Balanço Patrimonial de Verificação gerado no formato 'Relatório' e na versão 'Conferência'.

    • Termos de Abertura e Encerramento: informe os nomes dos modelos dos termos que deverão ser utilizados, se optar pela impressão dos mesmos junto ao Balanço.

  • (2) Empresa: ao acessar uma matriz, esse campo estará habilitado para que você possa filtrar por estabelecimentos.

  • (3) Mês de fechamento: indique o mês final, até o qual o Balanço deve ser impresso.

  • (4) Formato: existem duas opções de geração:

    • Relatório: essa é a opção para emissão tradicional do relatório, ou seja, gerar uma impressão contendo as contas e saldos do Balanço. Ao selecionar esse item, o sistema permitirá que você informe qual é a versão desejada (conferência ou oficial), o idioma e também o contador que irá assinar o mesmo (esse último é opcional).

    • Consulta: ao indicar essa opção, o sistema irá abrir o balanço em tela e isso permitirá que você navegue entre as contas contábeis.

  • (5) Tipo de Balanço Patrimonial: existem as seguintes opções:

    • Centro de Custos X Conta Contábil: esse relatório tem como base demonstrar todos os centros de custos utilizados no período selecionado relacionando com cada conta contábil em que foi realizado o lançamento. Dessa forma você pode realizar uma análise da movimentação, e verificar todos os centros de custos em que houve movimentação e em quais contas foram utilizados.

    • Conta Contábil X Centro de Custos: demonstra de uma forma completa o balanço do período selecionado junto com os centros de custos utilizados em cada conta contábil. Assim é possível realizar uma análise geral da movimentação da empresa juntamente com a informação dos centro de custos.

    • Balanço de Verificação: esse relatório é o tradicional balanço que conhecemos, demonstrando as colunas de saldo final dos grupos de Ativo e Passivo.

  • (6) Valor a considerar: o campo é apresentado desabilitado porque não existem opções de valores a considerar em relação aos tipos de Balanço Patrimonial.

  • (7) Versão: quando o período consultado não estiver finalizado, o sistema gerará o balanço no formato "Conferência" (com indicação no PDF de que o período está aberto) ou "Oficial" (sem indicação de pendência) quando o período estiver finalizado.

  • (8) Idioma: quando estiver habilitado para a empresa, será possível a emissão do relatório em outros idiomas.

  • (9) Contador: selecione um contador para a geração da assinatura ao final do demonstrativo.

Formato do relatório

Caso você tenha marcado a opção "Relatório", ao clicar em "Gerar" o sistema irá abrir um PDF contendo o Balanço gerado de acordo com as configurações determinadas:

Formato consulta

Ao gerar o Balanço em modo "Consulta", o sistema irá carregar a tela com a demonstração em modo 'navegacional'.

O OneFlow possui o conceito de drill-down nos demonstrativos que permite que você navegue do balanço até a transação que originou o lançamento contábil.

Ou seja, ao dar um duplo clique na conta desejada, o sistema irá abrir o razão correspondente, iniciando pela aba "Análise de Conta":

Automaticamente o sistema gerará as análises horizontal, vertical, a totalização de lançamentos a débito e a crédito, além da média de movimentação. Note que graficamente o sistema ilustra quais são as contrapartidas mais utilizadas e a evolução da conta no exercício.

Já na aba "Lançamentos", o sistema irá mostrar a composição do movimento da conta. Para acessar o lançamento contábil basta dar um duplo clique:

Uma vez no lançamento contábil, caso você queira visualizar a origem do mesmo, basta clicar em "Ver Origem" (no canto superior esquerdo da tela). O sistema exibirá o documento fiscal, o contas a pagar/contas a receber ou o imobilizado que originou tal lançamento.

No caso ilustrado aqui, o lançamento contábil veio de um bem em depreciação:

Respondeu à sua pergunta?