Antes de tudo, como qualquer Link de Pagamento de mercado, o nosso Link possui um sistema de antifraude por trás para que os nossos clientes não sejam lesados em caso de transações fraudulentas. Nesses casos quando o antifraude é acionado, o pagador é barrado no momento da tentativa de pagamento.

Para que o pagador do Link não seja barrado pelo antifraude erroneamente, nós elencamos abaixo os principais pontos de atenção que ele precisa se atentar no momento do pagamento:

  • Confirmar que os dados do cartão que o pagador preencheu estão corretos;

  • Preencher o endereço da fatura que costuma utilizar;

  • Preencher um número de celular válido e que pertença a ele, portador do cartão. Em alguns casos, o antifraude irá enviar um SMS para esse número por questões de segurança;

  • Em casos de erros persistentes, o pagador pode tentar realizar o pagamento em uma janela anônima do navegador.

Agora, vamos conhecer os erros mais comuns que podem ocorrer no momento do pagamento do Link:

1. Tipo de erro: “Código: NÃO AUTORIZADA”:

Esse motivo de recusa ocorre quando não há limite no cartão do pagador ou o cartão dele está bloqueado.

Como resolver?

Nesse caso, é necessário que o pagador do Link entre em contato com o próprio banco para saber melhores informações.

2. Tipo de erro: “Código: FALHA DE COMUNICAÇÃO – TENTE MAIS TARDE”:

Esse erro acontece quando o emissor do cartão, que normalmente é o Banco do cartão do pagador, está indisponível no momento da tentativa de pagamento.

Como resolver?

Nesse caso, é necessário aguardar alguns minutos e tentar novamente. Se o erro persistir, o pagador deve entrar em contato com o próprio banco emissor do cartão para saber melhores informações.

3. Tipo de erro: “Código: Página Não Encontrada”:

Esse erro acontece quando o Link de Pagamento gerado já passou da data de vencimento (link expirado) ou foi cancelado.

Como resolver?

Nesse caso, você, cliente Omie, precisa emitir um novo link para o seu cliente conseguir efetuar o pagamento.

4. Tipo de erro: “Código: JST-99 OK-REFUSED”:

Esse erro acontece quando o sistema de antifraude do Link de Pagamento identifica algo fora do padrão e encaminha uma validação por SMS para o pagador do Link.

Como resolver?

O nosso Link de Pagamento possui mecanismos antifraude, que podem ser ativados e nesse caso não concretizam a compra na primeira tentativa.

Nesse caso, o pagador do Link deve receber um SMS no Celular preenchido no momento do pagamento e seguir os passos abaixo:

  1. Assim que receber o SMS, o pagador do Link precisa respondê-lo confirmando que é ele mesmo que está utilizando o cartão;

  2. Após respondê-lo, o pagador deve esperar pelo menos 30 minutos;

  3. Após aguardar o período acima, o pagador pode fazer uma nova tentativa de pagamento.

Exemplo abaixo do SMS enviado pelo sistema antifraude:

Caso o pagador do Link não receba o SMS quando houver o erro “JST-99 OK REFUSED”, entre em contato com o Banco emissor do cartão para coletar melhores informações.

5. Tipo de erro: “Código: TRANSAÇÃO NÃO PERMITIDA PARA O CARTÃO – NÃO TENTE NOVAMENTE”:

Esse erro acontece quando o pagador do Link tenta realizar um pagamento em uma modalidade não habilitada pelo cartão dele. Ou seja, ele possui um cartão de débito e tentou pagar na modalidade crédito, ou o contrário.

Como resolver?

Nesse caso, o pagador deve verificar a modalidade do cartão na qual está tentando utilizar e refazer a transação. Lembrando que o Link de Pagamento aceita apenas transações na modalidade crédito.

6. Tipo de erro: “Código: CARTÃO NÃO PERMITE TRANSAÇÃO INTERNACIONAL”:

Esse erro acontece quando o pagador do Link tenta utilizar o cartão de um banco emissor não brasileiro.

Como resolver?

Nesse caso, o pagador precisa de um cartão brasileiro ou internacional que esteja habilitado para executar transações no Brasil.

Em casos de outras dúvidas, erros persistentes ou outros erros que não estão abordados aqui, por favor entre em contato com o nosso suporte via Chat ou email ajuda@omie.com.br.

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