Para processar os recibos da folha de Participação de Lucros e Resultados no OneFlow, siga os seguintes procedimentos:
Configurar a folha de PLR
1. Dentro da folha de pagamento da empresa e competência desejada, acesse a opção "Configurações":
2. Na tela que será aberta, acesse a opção "Definições da Folha":
3. O sistema abrirá a tela de configurações das folhas de pagamento. Na aba "Tipos de Folha", clique na opção "Incluir" para adicionar um novo tipo a ser processado:
4. Na nova tela, selecione o tipo "Participação de Lucros e Resultados" e clique em "Selecionar". O sistema abrirá então a tela da configuração de PLR para que você indique as características desta folha:
Campos importantes:
No campo "Título alternativo para o recibo" você pode indicar um novo nome para a impressão do recibo e da folha de PLR. Se nada for indicado, o sistema gerará os demonstrativos como "FOLHA DE PARTICIPAÇÃO DE LUCROS E RESULTADOS".
No campo "Mês do pagamento único" você deve indicar qual mês será feito o processamento da folha de PLR. Caso a empresa pague duas folhas de PLR por ano, indique nesse campo o mês de processamento da 1ª parcela.
Já o campo "Habilitar pagamento do PLR em duas parcelas" deverá estar marcado apenas se a empresa realizar o pagamento da 2ª parcela. Nesse caso, serão habilitados também os campos para indicação do dia de fechamento e de pagamento desta folha.
5. Ao salvar, o sistema irá verificar se as obrigações da Folha de PLR estão configuradas (exemplo: a geração dos demonstrativos da folha além das guias de pagamentos". Se não houver nenhuma obrigação inserida no seu sistema, será exibido o seguinte alerta:
Ao clicar em "Sim", o sistema então adicionará às obrigações a "Folha de PLR" (geração de líquidos de pagamento, resumo da folha e demonstrativos da folha) e o "IRRF sobre PLR" (geração do DARF caso exista IR calculado nos recibos).
Configuração de Obrigações
6. Após configurada a folha de PLR, é importante que você retorne à tela de configurações e acesse a opção "Obrigações" da Folha de Pagamento:
7. Será necessário definir as categorias para geração do contas à pagar desta folha. Para isso, na tela que será aberta, acesse a obrigação "Folha de PLR":
8. Será aberta a tela de definições e configurações da "Folha de PLR". Note que estão disponíveis, assim como nos demais tipos de folha, os campos para indicação das totalizações, gerações de contas a pagar e fornecedores vinculados:
9. O mesmo procedimento deverá ser feito na obrigação "IRRF sobre PLR" onde será necessário indicar a categoria de geração do contas a pagar.
Variáveis da folha
10. Após configurar a Folha de PLR, será necessário informar os valores que serão pagos por meio da rotina de variáveis da folha. Existem algumas possibilidades de informar essas variáveis:
Por trabalhador: onde você indicará o valor para cada trabalhador diretamente na rotina de digitação.
Por rubrica: onde você pode indicar uma determinada rubrica, seu valor e vincular todos os trabalhadores que a receberão.
Por importação: é possível informar os valores e trabalhadores em uma planilha e importar no OneFlow.
De qualquer forma, é importante (ao acessar a rotina de variáveis) checar se você está visualizando a incluindo as opções no tipo de folha correta:
Processar folha de PLR
11. Uma vez configurada a folha de PLR e as obrigações, na competência de processamento (configurada no passo 4), acesse a opção "Folha / Recibos / Processar recibos" para ter acesso à tela de cálculo dos recibos. Nela, marque a opção "Participação nos Lucros e Resultados":
12. Após calcular os recibos da "Folha de PLR", o sistema irá sinalizar no painel "Etapas" o card indicando o processamento da folha:
Ao dar um duplo clique, assim como ocorre nas demais folhas do OneFlow, o sistema irá abrir os detalhes para que você possa navegar e conferir os valores:
Fechando a folha
13. Assim como nos demais tipos de folha de pagamento do OneFlow, para finalizar a Folha de PLR e iniciar a geração das obrigações, clique na opção "Finalizar Folha":
14. O sistema abrirá então a tela de confirmação da finalização. Basta indicar a folha desejada e clicar em "Finalizar":
15. Após o fechamento, as obrigações estarão disponíveis na coluna "Obrigações" ou "Entregas" (de acordo com o que foi configurado).