Todas as rubricas precisam ser informadas?
Não. Alguns valores apresentados nos recibos de pagamento, possuem o cálculo automático, não sendo necessário qualquer digitação feita pelo usuário.
Temos como exemplo: salário base, cálculo do DSR em decorrência de valores adicionais pagos, adiantamento salarial e tributação de impostos em geral.
As rubricas com cálculo automático, podem ser informadas em variáveis apenas se você desejar alterar ou inibir o cálculo.
Contudo, existem situações em que é necessário informar para o sistema a rubrica a ser calculada de forma habitual ou eventual.
1 - Rubricas com cálculo fixo
Para facilitar o processo no caso das rubricas habituais , ou seja, que precisam constar no recibo todos os meses ou em meses alternados, você poderá informar apenas uma vez por meio do cadastro do sindicato, cadastro de cargos ou se a rubrica aplica-se apenas para um determinado trabalhador, poderá informar no contrato
1 Cadastro do Sindicato
Clique duplo sobre o sindicato selecionado, acesse a aba "convenção/dissídio coletivo". Na convenção correspondente ao ano vigente , clique na opção "Outros" para ter acesso a opção de inclusão de variáveis.
2 Cadastro de Cargos
Clique duplo sobre o cargo selecionado, acesse a aba "Remuneração" para ter acesso a opção de inclusão de variáveis.
3 Contrato do trabalhador
Clique duplo sobre o contrato selecionado, acesse a aba "Remuneração" para ter acesso a opção de inclusão de variáveis
Como incluir as variáveis?
Em qualquer um dos cadastros citados acima, siga as seguintes orientações:
Clique na opção Incluir
Informe a rubrica e o valor de acordo com a referência.
Periodicidade A - Selecione a opção "Todos os meses", para que o cálculo seja feito em todos os meses do ano.
Periodicidade B - Selecione a opção "Meses informados", e indique quais os meses do ano que a rubrica deve ser calculada.
Para informar mais variáveis clique na opção "Salvar e novo", assim o cursor será posicionado no campo rubrica para inclusão da nova informação.
2 - Rubricas para cálculos eventuais
Para as situações de cálculos eventuais, o sistema OneFlow dispõe de algumas formas para que a rubrica seja informada. Pode ser feito a importação a partir de um arquivo TXT ou em formato Excel, ou pode ser informado em variáveis utilizando as opções, por trabalhador, por rúbrica e também temos uma opção de rubrica definida, onde as rubricas são previamente configuradas para facilitar o momento da inclusão.
Vou explicar cada uma das opções.
2. 1 Importação de variáveis
A importação de variáveis pode ser utilizada quando você tem as informações geradas por outro software de ponto eletrônico, ou qualquer outra situação que precise importar rubricas a partir dos formatos TXT ou planilha Excel.
No menu Folha, clique na opção: Variáveis e depois escolha a opção "Importar"
O sistema fará a importação apenas se os arquivos utilizados (TXT ou Excel) forem elaborados respeitando os layouts padrões que estão disponíveis a partir da própria tela de importação.
Para a importação clique nas opções A ou B respectivamente, conforme a opção selecionada e na tela seguinte, faça o upload do arquivo.
Caso as variáveis já existam e você confirme a importação, as mesmas serão sobrepostas.
2. 2 Variáveis para a folha de pagamento - Por trabalhador
Caso a opção seja informar uma ou várias rubricas para o mesmo trabalhador, utilize essa opção.
Selecione o tipo de recibo
Informe o trabalhador
Clicar na opção "Incluir"
O sistema apresentará a tela para inclusão. Informe o código da rubrica e o valor conforme a referência.
Para informar mais variáveis clique na opção "Salvar e novo", assim o cursor será posicionado no campo rubrica para inclusão da nova informação.
2. 3 Variáveis para a folha de pagamento - Por rubrica
Essa opção pode ser utilizada quando a mesma rubrica deve ser calculada para um ou mais trabalhadores.
Selecione o tipo de recibo
Informe a rubrica a ser calculada
Clicar na opção "Incluir"
O sistema apresentará a tela para informar o valor ou a referência conforme o tipo de rubrica e no quadro abaixo, informe para quais trabalhadores a rubrica deverá ser atribuída.
Clicar na opção "Vincular"
Após clicar em vincular, o valor informado será atribuido a todos os trabalhadores selecionados.
2. 4 Variáveis para a folha de pagamento - configurar rubrica definida
Essa opção será muito útil para empresas que informam sempre as mesmas rubricas O processo de digitação será otimizado, porque dispensa a digitação do dódigo da rubrica mensalmente, podendo ser informado apenas o valor a ser considerado na competência.
Para isso será necessário configurar previamente quais são as rubricas que a empresa costuma utilizar.
Acesse a opção variáveis no menu da folha e clique na opção: "Exibir todas"
Na tela principal de variáveis de folha de pagamento clique na opção: " Configurar rubrica definida".
Esse processo somente deve ser feito uma única vez.
Na tela de configuração da rubrica definida
Clique na opção "Incluir", o sistema abrirá a tela de inclusão da rubrica.
Informe o tipo de recibo
Informe a rubrica
Para informar mais rubricas clique na opção "Salvar e novo", assim o cursor será posicionado no campo rubrica para inclusão da nova informação.
Lançamento por rubrica definida
Para informar as rubricas por meio dessa opção
Selecione o tipo de recibo
Informe o trabalhador
Após essas informações, o sistema já irá apresentar automaticamente as rubricas previamente configuradas, basta apenas digitar o valor nos campos correspondentes a cada rubrica, se houver.
3 - Outras funcionalidades
3. 1 Copiar variáveis de outra competência
Essa opção otimiza muito o processo se as rubricas a serem informadas para a próxima competência forem semelhantes as que foram utilizadas na competência anterior.
O sistema permite que seja feito a cópia de todas as rubricas utilizadas, apenas de um determinado local de trabalho ou pode escolher uma determinada rubrica.
Clique na opção "Copiar de outra competência"
No campo "copiar do mês", informe o mês e ano que tem a origem da informação
No campo "para o mês", informe o mês de destino para o processamento da folha
Se desejar copiar todas as rubricas, informe a opção "Todos", no campo Local de trabalho e Rubrica.
Ao confirmar a cópia, observe o alerta
3. 2 Informar o dia da falta
Em qualquer opção de inclusão de variáveis, quando a rubrica informada se referir a faltas ou horas faltas, o sistema irá apresentar uma tela secundária para que seja informado o dia em que a falta ocorreu.
Clique na opção incluir
Informe o dia em que a falta ocorreu.
Informe as datas correspondentes ao número de dias de faltas
Essa informação não é obrigatória, mas se informado as faltas, teremos precisão no cálculo que apura a perda do período aquisitivo de Férias em decorrência das Faltas.