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Como informar rubricas na folha de pagamento

Você conhecerá as opções disponíveis para informar rubricas no sistema de folha de pagamento - OneFlow

Alizete Alves avatar
Escrito por Alizete Alves
Atualizado há mais de 2 anos

Todas as rubricas precisam ser informadas?

Não. Alguns valores apresentados nos recibos de pagamento, possuem o cálculo automático, não sendo necessário qualquer digitação feita pelo usuário.

Temos como exemplo: salário base, cálculo do DSR em decorrência de valores adicionais pagos, adiantamento salarial e tributação de impostos em geral.

As rubricas com cálculo automático, podem ser informadas em variáveis apenas se você desejar alterar ou inibir o cálculo.

Contudo, existem situações em que é necessário informar para o sistema a rubrica a ser calculada de forma habitual ou eventual.

1 - Rubricas com cálculo fixo

Para facilitar o processo no caso das rubricas habituais , ou seja, que precisam constar no recibo todos os meses ou em meses alternados, você poderá informar apenas uma vez por meio do cadastro do sindicato, cadastro de cargos ou se a rubrica aplica-se apenas para um determinado trabalhador, poderá informar no contrato

  1. 1 Cadastro do Sindicato

Clique duplo sobre o sindicato selecionado, acesse a aba "convenção/dissídio coletivo". Na convenção correspondente ao ano vigente , clique na opção "Outros" para ter acesso a opção de inclusão de variáveis.

  1. 2 Cadastro de Cargos

Clique duplo sobre o cargo selecionado, acesse a aba "Remuneração" para ter acesso a opção de inclusão de variáveis.

  1. 3 Contrato do trabalhador

Clique duplo sobre o contrato selecionado, acesse a aba "Remuneração" para ter acesso a opção de inclusão de variáveis

Como incluir as variáveis?

Em qualquer um dos cadastros citados acima, siga as seguintes orientações:

  • Clique na opção Incluir

  • Informe a rubrica e o valor de acordo com a referência.

  • Periodicidade A - Selecione a opção "Todos os meses", para que o cálculo seja feito em todos os meses do ano.

  • Periodicidade B - Selecione a opção "Meses informados", e indique quais os meses do ano que a rubrica deve ser calculada.

Para informar mais variáveis clique na opção "Salvar e novo", assim o cursor será posicionado no campo rubrica para inclusão da nova informação.

2 - Rubricas para cálculos eventuais

Para as situações de cálculos eventuais, o sistema OneFlow dispõe de algumas formas para que a rubrica seja informada. Pode ser feito a importação a partir de um arquivo TXT ou em formato Excel, ou pode ser informado em variáveis utilizando as opções, por trabalhador, por rúbrica e também temos uma opção de rubrica definida, onde as rubricas são previamente configuradas para facilitar o momento da inclusão.

Vou explicar cada uma das opções.

2. 1 Importação de variáveis

A importação de variáveis pode ser utilizada quando você tem as informações geradas por outro software de ponto eletrônico, ou qualquer outra situação que precise importar rubricas a partir dos formatos TXT ou planilha Excel.

No menu Folha, clique na opção: Variáveis e depois escolha a opção "Importar"

O sistema fará a importação apenas se os arquivos utilizados (TXT ou Excel) forem elaborados respeitando os layouts padrões que estão disponíveis a partir da própria tela de importação.

Para a importação clique nas opções A ou B respectivamente, conforme a opção selecionada e na tela seguinte, faça o upload do arquivo.
Caso as variáveis já existam e você confirme a importação, as mesmas serão sobrepostas.

2. 2 Variáveis para a folha de pagamento - Por trabalhador

Caso a opção seja informar uma ou várias rubricas para o mesmo trabalhador, utilize essa opção.

  • Selecione o tipo de recibo

  • Informe o trabalhador

  • Clicar na opção "Incluir"

  • O sistema apresentará a tela para inclusão. Informe o código da rubrica e o valor conforme a referência.

Para informar mais variáveis clique na opção "Salvar e novo", assim o cursor será posicionado no campo rubrica para inclusão da nova informação.

2. 3 Variáveis para a folha de pagamento - Por rubrica

Essa opção pode ser utilizada quando a mesma rubrica deve ser calculada para um ou mais trabalhadores.

  • Selecione o tipo de recibo

  • Informe a rubrica a ser calculada

  • Clicar na opção "Incluir"

  • O sistema apresentará a tela para informar o valor ou a referência conforme o tipo de rubrica e no quadro abaixo, informe para quais trabalhadores a rubrica deverá ser atribuída.

  • Clicar na opção "Vincular"

Após clicar em vincular, o valor informado será atribuido a todos os trabalhadores selecionados.

O sistema será atualizado

2. 4 Variáveis para a folha de pagamento - configurar rubrica definida

Essa opção será muito útil para empresas que informam sempre as mesmas rubricas O processo de digitação será otimizado, porque dispensa a digitação do dódigo da rubrica mensalmente, podendo ser informado apenas o valor a ser considerado na competência.

Para isso será necessário configurar previamente quais são as rubricas que a empresa costuma utilizar.

  • Acesse a opção variáveis no menu da folha e clique na opção: "Exibir todas"

  • Na tela principal de variáveis de folha de pagamento clique na opção: " Configurar rubrica definida".

Esse processo somente deve ser feito uma única vez.

Na tela de configuração da rubrica definida

  • Clique na opção "Incluir", o sistema abrirá a tela de inclusão da rubrica.

  • Informe o tipo de recibo

  • Informe a rubrica

Para informar mais rubricas clique na opção "Salvar e novo", assim o cursor será posicionado no campo rubrica para inclusão da nova informação.

Lançamento por rubrica definida

Para informar as rubricas por meio dessa opção

  • Selecione o tipo de recibo

  • Informe o trabalhador

Após essas informações, o sistema já irá apresentar automaticamente as rubricas previamente configuradas, basta apenas digitar o valor nos campos correspondentes a cada rubrica, se houver.

3 - Outras funcionalidades

3. 1 Copiar variáveis de outra competência

Essa opção otimiza muito o processo se as rubricas a serem informadas para a próxima competência forem semelhantes as que foram utilizadas na competência anterior.

O sistema permite que seja feito a cópia de todas as rubricas utilizadas, apenas de um determinado local de trabalho ou pode escolher uma determinada rubrica.

  • Clique na opção "Copiar de outra competência"

  • No campo "copiar do mês", informe o mês e ano que tem a origem da informação

  • No campo "para o mês", informe o mês de destino para o processamento da folha

Se desejar copiar todas as rubricas, informe a opção "Todos", no campo Local de trabalho e Rubrica.

Ao confirmar a cópia, observe o alerta

3. 2 Informar o dia da falta

Em qualquer opção de inclusão de variáveis, quando a rubrica informada se referir a faltas ou horas faltas, o sistema irá apresentar uma tela secundária para que seja informado o dia em que a falta ocorreu.

  • Clique na opção incluir

  • Informe o dia em que a falta ocorreu.

Informe as datas correspondentes ao número de dias de faltas

Essa informação não é obrigatória, mas se informado as faltas, teremos precisão no cálculo que apura a perda do período aquisitivo de Férias em decorrência das Faltas.

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