Todas as coleções
Vendas e NF-e
Importação de XML
Atualizando o cenário fiscal pelo XML de NF-e
Atualizando o cenário fiscal pelo XML de NF-e

Nesse artigo, descubra como fazer a atualização automática dos impostos do cenário fiscal pela importação do XML da nota fiscal

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

No Omie, é possível importar as notas de saída pelo XML para realizar o cadastro de produtos, atualização de estoque, cadastro de clientes, geração do financeiro

E também, é possível atualizar os impostos do cenário fiscal! Vamos aprender como fazer isso 😉

Neste artigo, temos:

⚠️ Informação importante

Para que o cenário fiscal seja devidamente atualizado a partir da importação, é preciso que o Regime Tributário do emitente no XML (<CRT>) seja igual ao Regime Tributário informado nos Dados da Minha Empresa do Omie


Configurações

Primeiro, precisamos habilitar essa opção, por isso, acesse as configurações do Painel de NF-e:

Habilite a opção para "Atualizar automaticamente", e selecione o cenário fiscal. Em seguida, não esqueça de clicar em "Confirmar":

⚠️ Importante: A partir de agora, toda vez que um XML for importado, os dados dos impostos serão atualizados no cenário indicado acima. Essa operação é irreversível!


Importando o XML das notas fiscais

Separamos um artigo especial para demonstrar como importar o XML das notas:

Após a importação das notas elas serão demonstradas no Painel de NF-e, com a situação "Importada via Integração": conforme exemplo abaixo:


Verificando a atualização

Para visualizar as alterações no cenário fiscal será preciso acessá-lo. Para isso, no menu suspenso de Vendas e NF-e clique em "Configurar os Impostos":

Acesse o cenário fiscal que padronizou. Ao selecionar os impostos (1), em negrito, já será possível visualizar os NCMs atualizados (2). Para visualizar mais detalhes sobre os impostos, dê um duplo clique no NCM de interesse:

Então, selecione o Estado de destino da NF-e (1) e dê um duplo clique no NCM (2) para visualizar a informação dos impostos atualizados:

⚠️ O sistema atualizará o cenário fiscal a partir do NCM dos produtos e estado de destino presentes na nota importada

Prontinho! Seus impostos foram atualizados com sucesso 😉

Respondeu à sua pergunta?