SEFIP - Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS.
Trata-se de uma obrigação do empregador para o recolhimento do FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço) dos seus empregados. Essas informações são prestadas a caixa econômica federal para a geração da guia de recolhimento por meio de um arquivo TXT, respeitando o layout oficial disponível no site da caixa econômica Federal.
A Obrigação que existia no SEFIP referente a prestar informações relacionadas a previdência e outros dados de interesse do INSS (Instituto Nacional do seguro social), foi substituído pelo eSocial. Desse modo, o arquivo SEFIP gerado no OneFlow contempla os dados relacionados as informações necessárias para recolhimento do FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço)
Agora você vai entender como configurar a obrigação SEFIP no OneFlow
Acesse no canto superior a tela a opção de "Configurações" e clique em "Obrigações" na coluna Folha.
Ao habilitar a empresa no módulo folha no OneFlow, a obrigação SEFIP já vem previamente configurada, sendo necessário apenas informar a categoria para gerar o contas a pagar , se essa empresa possui o Omie Financeiro.
Em qual momento essa obrigação será processada no OneFlow?
Assim como todas as obrigações mensais, o arquivo SEFIP será gerado no momento do fechamento da Folha.
Como consultar a obrigação gerada?
Para apresentação das obrigações geradas também será apresentado no padrão OneFlow, por meio do painel de etapas. Clique na opção SEFIP e o sistema abrirá a tela com os detalhes da Obrigação.
Inicialmente o CARD da SEFIP será gerado e ficará disponível na coluna de 'Obrigações" em Amarelo, pois será necessário o processo de validação do arquivo no aplicativo SEFIP.
1) - Clique em "Documentos e comprovantes", clique duplo sobre o arquivo SEFIP.RE para copiar o arquivo para a devida validação e transmissão ao conectividade social.
Como o arquivo SEFIP deve ser transmitido?
O arquivo SEFIP.RE gerado pelo Oneflow deve ser validado no programa SEFIP disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e após a validação a transmissão deve ser feita por meio do sistema da Caixa "Conectividade Social" com a utilização da certificação digital da empresa ou de outra empresa que possua procuração.
Link para acesso ao conectividade social: https://conectividade.caixa.gov.br
2) Após a validação e impressão da guia de recolhimento pelo Conectividade Social , clique na opção "Informar entrega", para fazer upload da guia.
Após essa informação, vamos finalizar o CARD do SEFIP e gerar o contas a pagar se você possui integração com o Omie Financeiro
Como consultar os valores de FGTS processados
Pelo Painel de etapas acesse o CARD da folha de pagamento correspondente e você será direcionado para a "Central de Processamentos".
Clique na Aba Impostos e clique sobre a opção "Fundo de Garantia (FGTS)"
O sistema irá abrir uma grade contendo a lista de todos os trabalhadores que possuem valores de FGTS a recolher.
E se o recolhimento não foi feito no prazo e você precisar gerar a SEFIP em atraso, qual o procedimento?
Basta clicar na opção "Gerar novamente", informar "SIM" para a pergunta "Recolhimento em atraso" e a data de pagamento em que o recolhimento da guia será feito.
Vamos gerar novamente o mesmo arquivo com as informações relacionada a recolhimento em atraso nas posições abaixo: