Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCompras e EstoquePedido de Compra
Configurando a Situação Tributária para a Compra de Produtos
Configurando a Situação Tributária para a Compra de Produtos

Nesse artigo, descubra como parametrizar os impostos na entrada de uma Nota Fiscal de Compra, diretamente no cadastro do produto.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 6 meses

Durante o processo de Recebimento de uma NF-e de Compra, é possível preencher manualmente as situações tributárias de entrada dos itens de acordo com suas preferências. Isso é necessário para garantir que essas informações sejam refletidas nos registros do SPED, nos arquivos fiscais e no XML invertido.

Agora, você possui a opção de automatizar esse procedimento ao configurar os tributos que deseja que sejam preenchidos automaticamente no Pedido de Compra, e nas Situações Tributárias de entrada dos itens ao receber uma NF-e do fornecedor para determinado produto.

É fundamental lembrar que esse preenchimento não define os tributos e valores da nota de compra emitida pelo fornecedor. Trata-se de uma estimativa dos tributos da compra, e da parametrização das Situações Tributárias de entrada do item.

Ou seja, é uma estimativa do ICMS e do IPI na nota do fornecedor, e a configuração do PIS e COFINS a pagar sobre a aquisição de produtos para revenda.


Ressaltamos que, apesar da opção de realizar essa configuração da situação tributária e alíquotas dos tributos, no Pedido de Compra e durante o recebimento da NF-e, o campo destinado ao valor dos impostos continuará disponível para edição, e o recebimento da NF-e ocorrerá corretamente mesmo se estes campos não forem preenchidos.

💡 Se surgirem dúvidas sobre o preenchimento desses campos, recomendamos que consulte sua contabilidade. Eles poderão orientá-lo sobre o conteúdo a ser inserido em cada campo, considerando a variação decorrente do enquadramento legal específico de sua empresa e do produto que está sendo comprado.


1) No módulo de Compras, Estoque e Produção, localize o tópico "Produtos" e clique em "Exibir Todos":

2) Dessa forma, você acessará a lista completa de todos os produtos cadastrados. Agora, selecione e dê um duplo clique no produto que deseja configurar:

3) No cadastro do produto, acesse a aba "Fornecedores". Será demonstrada a listagem de fornecedores configurados para cotação e compra de cada produto. Dê um duplo clique na opção que deseja configurar:

4) Então, acesse a aba "Impostos na Entrada da NF-e". Aqui você poderá configurar os impostos que deseja que sejam preenchidos automaticamente na Situação Tributária de entrada, quando receber uma NF-e do fornecedor com este produto:

  • (1) Situação Tributária do ICMS.

  • (2) Não deve se creditar do ICMS na entrada deste item. Ao marcar essa opção, não haverá o crédito do ICMS na entrada deste item;

  • (3) Alíquota de ICMS.

  • (4) Alíquota interna do ICMS. Trata-se de uma alíquota interna do ICMS para este produto. Será utilizada para calcular o ICMS por substituição tributária (ou de antecipação) na entrada da mercadoria;

  • (5) MVA do ICMS ST (5).

  • (6) Redução da Base de Cálculo do ICMS ST (%).

  • (7) % do FCP para o ICMS ST.

  • (8) Situação Tributária do IPI.

  • (9) Alíquota do IPI

  • (10) Situação Tributária do PIS.

  • (11) Alíquota do PIS.

  • (12) Situação Tributária do COFINS.

  • (13) Alíquota do COFINS (%).

5) Após o preenchimento, clique em Salvar:

6) Com isso, ao cadastrar um Pedido de Compra para esse fornecedor, com este produto, os impostos do item serão preenchidos automaticamente:

7) E ao receber uma NF-e de Compra deste fornecedor, a situação tributária de entrada deste produto será preenchida automaticamente:


💡 As informações preenchidas na tela "Situações Tributárias de Entrada do Item", no Item da NF-e recebida, serão levadas para a geração de arquivos, apenas aos arquivos de SPED e Sintegra, não havendo efeitos de alteração no arquivo de Lançamentos Contábeis.




📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?