Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOneFlowFiscal
De/Para de CFOP, CST e Produtos
De/Para de CFOP, CST e Produtos
Marcos Hermes avatar
Escrito por Marcos Hermes
Atualizado há mais de uma semana

Dentro do OneFlow, através do processo de "De/Para" você consegue classificar todas as principais informações tributárias das notas de entrada como, CFOP, CST (ICMS, PIS/COFINS, IPI) e Produtos de uma forma muito simples e prática.

Veja abaixo como realizar esse processo.


1 . O que é o De/Para? Para que ele Serve?

Quando compramos uma mercadoria de algum fornecedor, independente de qual seja sua finalidade, nosso fornecedor emite uma nota fiscal para oficializar aquela operação entre você e ele.

Acontece que essa nota fiscal é emitida com as informações com enfoque no emitente, ou seja no seu fornecedor, pois é ele quem está vendendo para você. Com isso todas as informações que estão no documento, como CFOP, CST (ICMS, PIS/COFINS, IPI) e Produtos são informações da Saída deste fornecedor.

Ao importarmos ou integrarmos essas notas fiscais dentro do OneFlow, precisamos converter os dados para indicar qual a finalidade daquela mercadoria em nossa operação.

Exemplo:

Essa "conversão" é o De/Para, e com ela é possível apurar os impostos corretamente, contabilizar as notas fiscais corretamente, e preencher as Declarações Acessórias como o SPED Fiscal e o EFD Contribuições corretamente.

Dentro do OneFlow será possível realizar o De/Para das três informações tributárias principais:

  • CFOP

  • CST (de ICMS, IPI e PIS/COFINS)

  • Produto

ATENÇÃO!

Para os clientes que utilizam o Omie como ERP, esse processo do De/Para ocorrerá naturalmente conforme seu cliente der entrada na nota fiscal do fornecedor para alimentar seu financeiro.

Por esse motivo certifique-se com seu cliente se esse processo está sendo utilizado corretamente dentro do Omie ERP.


2. De/Para de CFOP

2.1 Entendendo o Processo.

O processo do De/Para da CFOP ocorre de uma forma simples, natural e automática.

Ao realizar a importação (de forma manual ou automática) de algum arquivo XML que seja referente a uma NF-e de Entrada, será realizado a troca de CFOP conforme a configuração estabelecida.

O OneFlow conta com um cadastro padrão de De/Para de CFOP, onde já estão relacionadas as principais operações para que você não precise se preocupar em relacionar todas as que tiver.

Em resumo: sempre que uma NF-e de entrada for importada, ocorrerá o processo do De/Para de forma automática conforme o cadastro.

Caso ocorra de ser importado alguma nota fiscal de entrada e essa nota conter algum CFOP que não possuí relacionamento, o sistema apresentará um CARD com pendência na coluna "1.Importação" dentro da aba de Etapas.

Ao dar um duplo clique no CARD, o sistema apresentará todas as CFOPs que estão pendentes de relacionamento.

Você poderá relacionar as CFOPs de forma individual selecionado apenas o CFOP desejado, ou selecionar relacionar os CFOPs de forma agrupada.

Depois de selecionar os que vão ser relacionados, basta clicar no botão "Relacionar CFOP"

E indicar qual o CFOP de entrada que deverá corresponder aos CFOPs de saída selecionados e clicar em "Confirmar"

Ao confirmar o sistema irá perguntar se deseja atualizar as notas fiscais daquela competência que estão sem relacionamento, ao marcar que "sim", todas as notas fiscais que estavam pendentes do De/Para destas CFOPs serão atualizados.

E pronto! =)

Quando não houver nenhum CFOP de entrada pendente de relacionamento, o CARD não irá mais aparecer!

2.2 Configurações da CFOP.

Caso seja necessário realizar alguma manutenção ou conferir as configurações do De/Para de CFOP, basta ir até o menu principal, e selecionar a opção de Tabelas Fiscais.

Em Tabelas Fiscais, selecione a opção "CFOPs" na toolbar:

Para poder realizar e conferir o De/Para, você precisa selecionar o "CFOP Original" que vem na nota fiscal do seu fornecedor, ou seja as "CFOPs de SAÍDA".

Exemplo:

Na imagem abaixo, podemos ver que na nota fiscal do fornecedor foi informado o CFOP 5.106.

Então dentro do OneFlow, precisamos localizar e abrir a configuração deste CFOP e ir até a aba "Relacionamento de CFOP"

Aqui é possível perceber que esse CFOP está vinculado ao CFOP de entrada "1.102", isso significa que sempre que na nota do meu fornecedor possuir o CFOP 5.106 o OneFlow automaticamente irá converter para 1.102.

Desta forma você pode realizar a conferência e manutenção de todos os CFOPs que você desejar =).


3. De/Para de CST (ICMS, IPI e PIS/COFINS)

3.1 Entendendo o processo.

O De/Para das CSTs ocorre de uma forma semelhante ao do CFOP.

Ao realizar a importação (de forma manual ou automática) de algum arquivo XML que seja referente a uma NF-e de entrada, será realizada a troca das CSTs de ICMS, IPI e PIS e COFINS conforme a configuração estabelecida.

Da mesma forma que na CFOP, o De/Para das CSTs já conta com os principais relacionamentos conforme o regime tributário da empresa.

Sendo assim, basta realizar a importação da NF-e de entrada que o sistema irá converter para o CST correto.

Caso ocorra de ser importado alguma nota fiscal de entrada e essa nota conter algum CST que não possuí relacionamento, o sistema apresentará um CARD com pendência na coluna "1.Importação" dentro da aba de Etapas.

Ao dar um duplo clique no CARD, todas as CSTs que estão pendentes de relacionamento separadas por grupos de ICMS, PIS/COFINS e IPI.

A partir deste momento, você pode selecionar quais as CSTs que deseja relacionar, e clicar em "Relacionar CST" localizado na toolbar, feito isso o sistema irá abrir uma tela para você incluir os relacionamentos conforme a CST selecionada anteriormente.

Ao confirmar o sistema irá perguntar se deseja atualizar as notas fiscais daquela competência que estão sem relacionamento, ao marcar que "sim", todas as notas fiscais que estavam pendentes do De/Para destas CSTs serão atualizados.

E pronto! =)

Quando não houver nenhum CST de entrada pendente de relacionamento, o CARD não irá mais aparecer!

3.2 Configurações da CST.

Caso seja necessário realizar alguma manutenção ou conferir as configurações do De/Para de CST, basta ir até o menu principal, e selecionar a opção de Tabelas Fiscais.

Em Tabelas Fiscais, selecione a opção "CST/CSOSN" na toolbar e o sistema irá apresentar a tela da configuração das CSTs separadas por abas:

A forma de configuração dos três tipos de CST (ICMS, PIS COFINS e IPI) são semelhantes entre eles, então para sermos práticos vamos usar como exemplo usar o exemplo de configuração da CST de ICMS.

Para realizar o De/Para correto da CST, o OneFlow utiliza uma combinação de CST ORIGINAL DA NFE + CFOP ORIGINAL DA NFE, para poder determinar qual a CST correta de entrada.

Exemplo:

No exemplo acima podemos perceber que sempre que for encontrado uma NF-e com a CST 010 e com aqueles CFOPs, o OneFlow entrará com a CST 060.

No OneFlow, o exemplo acima, ficaria representado da seguinte forma:

Caso a configuração que você deseja aplicar, independe da CFOP que está vindo na nota fiscal, você pode selecionar a opção "Todos os CFOPs de Saída", ao invés de selecionar CFOP por CFOP, veja:

No exemplo acima, o sistema entenderá que sempre que vier o CST 010 na NFe de Entrada independente da CFOP, deverá ser escriturado com a CST 060.

3.3 Zerando os valores de ICMS, PIS COFINS e IPI.

E para finalizar, além de ser informado a CST correta, você poderá determinar se a combinação criada deverá considerar ou não o valor de ICMS, PIS COFINS e IPI em seus respectivos campos.

ICMS

Ainda Utilizando o exemplo acima , além de trocar para o CST 060, caso na nota fiscal venha destacado o valor de ICMS porém você não pode se "creditar" deste valor, basta você marcar a opção "Não considerar o valor de ICMS e ICMS ST para esse relacionamento".

Isso fará com que o sistema não considere o valor de ICMS na operação e preencha o campo de "Isentas" ou "Outras" conforme a configuração da CST.

Você pode determinar qual coluna corresponderá acessando a aba "Isentas / Outas de ICMS" dentro da tela de Configuração da CST/CSOSN

IPI

Dentro da configuração da CST de IPI, ao clicar no checkbox "Não considerar o valor de IPI para esse relacionamento"

O valor de IPI, será carregado para o campo "Valor IPI não creditado" dentro do item.

PIS COFINS

Dentro da configuração da CST do PIS COFINS, ao clicar no checkbox "Não considerar o valor de PIS e COFINS para esse relacionamento"

O valor de PIS e COFINS será zerado dentro do item.


4. De/Para de Produto

4.1 Entendendo o processo.

Dentro do OneFlow o processo de De/Para de Produtos possuí duas funções principais, sendo elas:

  1. Relacionar o produto da NF-e de entrada do fornecedor, com o produto que se equivale no cadastro de produtos da empresa.

2. Atribuir um De/Para especifico de CFOP e CST para o produto de um determinado fornecedor.

Ao ser importado uma NF-e de entrada de algum fornecedor, caso algum produto da nota não esteja relacionado ou ainda não existe no cadastro de produtos da empresa, o OneFlow irá apresentar o CARD de pendência do De/Para de Produtos na coluna coluna "1.Importação" dentro da aba de Etapas.

Ao dar um duplo clique no CARD, o sistema apresentará todos os produtos que estão pendentes de relacionamento.

Você pode aplicar filtros de Descrição ,Fornecedor, CFOP, código interno e selecionar vários produtos de uma vez só, e depois clicar em "Relacionar produto".

O sistema irá abrir uma tela com todos os produtos selecionados anteriormente para você poder realizar o De/Para.

Nesse momento, você precisa escolher entre duas ações para serem aplicadas aos produtos selecionados, sendo elas:

  • Relacionar os produtos selecionados a um produto já existente no cadastro de produtos.

  • Criar um produto novo a partir dos dados da nota fiscal (fornecedor)

Ao selecionar a opção "Relacionar com um produto já existente", você deverá selecionar um produto do seu cadastro de produtos no qual se refere aos produtos selecionados.

O OneFlow irá criar um vínculo entre o Fornecedor e os produtos selecionados, de uma forma que SEMPRE que houver uma compra daqueles produtos e daquele fornecedor será dado a entrada automaticamente no produto selecionado.

Ao selecionar a opção "Criar um produto novo a partir dos dados da nota", o OneFlow irá apenas cadastrar o produto conforme está na nota fiscal sem relacionar a nenhum produto.

ATENÇÃO!!!!

Enquanto a rotina do De/Para estiver ativa, o OneFlow não irá cadastrar nenhum produto automaticamente!

Todos os produtos novos que forem detectados durante a importação das NF-e, serão apresentados no CARD de pendência do De/Para de Produtos na coluna coluna "1.Importação" dentro da aba de Etapas.

Isso porque caberá ao usuário determinar se os produtos deveram ser relacionados ou deverá apenas ser cadastrado conforme a nota fiscal sem haver relacionamento.

Após realizado o relacionado de um produto, o sistema não irá mais solicitar seu relacionamento.

4.2 Aplicando um De/Para especifico de CFOP e CST para um produto.

Durante o relacionamento dos produtos, além de você poder relacionar o produto de entrada, você poderá determinar um De/Para específico de CFOP e CST para aquele relacionamento.

Para isso, no momento do relacionamento do produto, basta acessar as abas de CFOP e CST e informar as informações que deseja.

Sempre que houver um relacionamento de CFOP e CST dentro do item, o sistema respeitará essa configuração, e não a configuração "genérica".

Um exemplo prático disso é em casos de compra para uso e consumo, onde determinados o produto e já vinculamos a CFOP correta.


5. Ativar ou Desativar as rotinas de De/Para

Caso você não queria realizar o DE/PARA de Produto, CFOP e CST, você pode desativar essa rotina, e o OneFlow não irá realizar o processo do De/Para.

Para isso vamos acessar as configurações da empresa, clicando no ícone da engrenagem no canto superior direito da tela:

E depois em: Definições Fiscais

E depois marcar o checkbox "Desabilitar funcionalidades de "DE/PARA" (CST, CFOP e Produto):

Respondeu à sua pergunta?