Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOneFlowContábil
Apuração e distribuição de lucros aos sócios
Apuração e distribuição de lucros aos sócios

Como apurar o adiantamento do lucro a distribuir aos sócios, com base no resultado levantado via balancetes mensais intermediários

Telma Veloza avatar
Escrito por Telma Veloza
Atualizado há mais de uma semana

A apuração e a distribuição do adiantamento do lucro aos sócios pode ser feita de forma automática no sistema, com base no resultado apurado via levantamento de Balancetes intermediários mensais.

Você poderá acessar a mesma por meio do card que estará disponível no Painel de Etapas da empresa ou via Menu Contábil / Período / Distribuir lucro:

Para isso, primeiramente é necessário ter configurado as informações abaixo por meio da área de Configuração da Empresa / Definições Contábeis / aba 'Distribuição do lucro':

  • Antecipar mensalmente o lucro apurado... (1): ao marcar essa opção, o card da apuração da Distribuição do Lucro será criado na etapa de Encerramento do painel da empresa, para todas as competências contábeis que estiverem em aberto.

  • Conta contábil da distribuição dos lucros (2): será utilizada para contabilizar a partida devedora do lançamento do lucro distribuído, que será gerado pelo sistema no fechamento da competência. Ou seja, a conta de distribuição do lucro.

    OBS.: Essa conta também poderá ser identificada pelo Plano de Contas, por meio do indicador demonstrado abaixo:

  • Conta contábil que represente a distribuição/pagamento... (3): será utilizada para contabilizar a partida credora do lançamento do lucro distribuído, ou seja, a conta contábil do banco ou outra conta que represente a distribuição/pagamento do lucro.

Ao salvar as configurações da distribuição do lucro, será apresentada a mensagem abaixo para que você confirme se deseja (ou não) armazená-los também para a geração na EFD- Reinf.

Se a empresa já tiver a obrigação REINF configurada, o sistema apenas irá adicionar os parâmetros relacionados à distribuição de lucros na mesma.

Caso contrário, será aberta a tela de parametrização da obrigação, com os parâmetros da distribuição de lucros já preenchidos e com os demais campos em branco para que você possa completar a configuração.

Clique aqui para obter mais informações sobre a declaração dos lucros distribuídos na EFD-Reinf.

Apuração da Distribuição do Lucro

Após concluir as configurações, o card da apuração da distribuição do lucro será apresentado no painel de etapas (com o status 'em andamento'), para os meses de competência que estiverem em aberto:

Ao clicar sobre ele, será apresentada a tela com os detalhes da apuração da distribuição, contendo o resultado apurado, a participação dos sócios e a contabilização dos lançamentos:

Resultado apurado

O valor do resultado será apurado com base no levantamento dos saldos das contas de resultado, via balancete do período, independentemente de ter feito ou não o zeramento.

Enquanto o mês de competência estiver em andamento, o valor apurado (resultado e participação dos sócios) será parcial, sendo atualizado sempre que o sistema identificar que houve modificação nos saldos das contas de resultado, ao abrir o card da distribuição ou ao clicar na opção 'Atualizar o resultado apurado' (estando dentro do card):

Após o fechamento do mês de competência, o mesmo fica bloqueado para alterações contábeis, logo, o valor apurado se torna oficial e então serão contabilizados os lançamentos de distribuição do lucro.

Participação dos Sócios

Serão apresentados na aba 'Participação dos sócios', aqueles que estiverem definidos no Quadro Societário vigente no período E que tenham % de participação informado no campo 'Participação na distribuição de lucros':

Tendo a empresa apurado LUCRO no mês de competência, o valor total do mesmo será distribuído aos sócios com base nos seus respectivos percentuais e, se for apurado PREJUÍZO, então o valor do 'lucro distribuído' será apresentado zerado.

Alterando o % ou valor do lucro a distribuir

Enquanto o mês de competência estiver em andamento, é possível alterar o % de participação ou o valor do lucro a distribuir, se necessário. Para isso, poderá clicar duplo sobre o sócio correspondente ou marcar o mesmo e clicar em 'Alterar'.

Na tela que será apresentada, informe um novo percentual de participação para atualizar o valor do lucro a distribuir, ou se preferir, altere o valor do lucro para atualizar o seu respectivo percentual:

Ao salvar, é necessário ajustar o % ou o valor do lucro do(s) outro(s) sócio(s) para que a participação final (de todos) totalize em 100% do lucro que foi apurado.

Contabilizando os lançamentos de distribuição do lucro

A contabilização do lançamento de distribuição do lucro será realizada automaticamente, no momento do fechamento da competência, sendo que:

  • Partidas devedora e credora: serão obtidas da configuração na aba 'Distribuição do lucro' das 'Definições Contábeis'.

  • Valor: será obtido o valor final apurado na aba 'Participação dos sócios'.

  • Data: será o último dia do mês de competência que está sendo finalizado.

  • Histórico: será gerado conforme a descrição definida no Plano de Históricos, para o histórico com utilização 'Distribuição de lucros' e complementado com o nome do sócio (conforme Quadro Societário) e o mês de competência, se tais complementos estiverem configurados:

Havendo mais de um sócio no Quadro Societário, o lançamento será contabilizado 
com uma partida para cada sócio.

Após o fechamento, o card da apuração da distribuição será apresentado em cor verde (finalizado) e será indicado que existe lançamento contabilizado:

Ao clicar sobre o mesmo, poderá visualizar o lançamento contabilizado por meio da aba 'Contabilização':

Ou via Painel de Lançamentos, filtrando pela origem 'Distribuição de lucros':

IMPORTANTE: ao reabrir a competência, o lançamento de distribuição do lucro será excluído automaticamente pelo sistema, visto que enquanto o período estiver em aberto, pode ocorrer alteração no resultado contábil, sendo necessário refazer a apuração da distribuição.

Fechamento do mês - verificação de lucros já declarados na EFD-Reinf

Ao fechar o mês de competência, será verificado se a empresa possui obrigação Reinf configurada e já transmitida para esse período, contendo valores de distribuição de lucros. Em caso positivo, será apresentada a mensagem:

Então o card do mês será sinalizado com pendência e, ao abrir o mesmo, poderá verificar a auditoria correspondente na aba 'Erros e Alertas':

Essa auditoria é um 'Alerta' com o objetivo de informar que foi identificado divergência entre os valores de distribuição de lucros que já haviam sido declarados na Reinf e os valores atuais.

Após marcar a auditoria como 'Resolvida', será possível fechar a competência e, nesse momento, o sistema irá gerar os eventos (R-4010 e/ou R-4020) de retificação, sendo necessário acessar o card da Reinf, reabrir a série R-4000 e transmitir os eventos que foram retificados.

Respondeu à sua pergunta?