Diferente da Ordem de Serviço, o faturamento do contrato gera sempre apenas uma conta a receber no módulo de "Finanças". E você pode definir como é vencimento será calculado, e também informar outras coisas bem legais.

1. Tela de Contrato de Serviço

Acesse a aba "Vencimentos e Textos NFS-e", conforme indicado na figura acima.

O vencimento da conta a receber gerado pelo faturamento do contrato pode ser calculado de duas formas:

  1. informando um número de dias
  2. definindo um dia específico no mês

1.1. Definindo o vencimento a partir de um número de dias

  1. escolha "Número de dias após faturar" na opção "Tipo de Vencimento"
  2. informe no campo "Número de Dias" quantos dias quer que seja considerado para calcular o vencimento
  3. indique se deseja antecipar ou postergar o vencimento caso a data calculada caia em um sábado, domingo ou feriado nacional

Por exemplo, se você faturar o contrato no dia 15, e informar que o vencimento são 5 dias após o faturamento, a conta a receber será gerada com vencimento calculado para o dia 20.

1.2. Definindo o vencimento para um dia fixo no mês

  1. escolha "Fixar Dia do Mês (1 a 31)" na opção "Tipo de Vencimento"
  2. informe no campo "Dia do Mês" qual dia do mês quer que seja considerado para definir o vencimento
  3. indique se deseja antecipar ou postergar o vencimento caso a data calculada caia em um sábado, domingo ou feriado nacional

Por exemplo, se você informar que o vencimento é fixo no dia 10, independente do dia em que ocorrer o faturamento do contrato a conta a receber será gerada com vencimento calculado para o dia 10.

E cuidado aqui com uma pegadinha.

Você não pode gerar um vencimento para uma data no passado (viu como somos espertos? rsrsrs). Dessa forma, o "Dia do Faturamento" é bem relavante aqui, pois pode jogar seu vencimento para o mês subsequente. Vamos a mais um exemplo:

  • digamos que você fixou o vencimento para o dia 10
  • e definiu o dia de faturamento do contrato como dia 15

Agora faz de conta que estamos no dia 15 de Abril (que é o dia do faturamento do contrato). Como dia 15 é maior que o dia 10 (dia fixado para o vencimento), a conta a receber será gerada com vencimento para 10 de Maio.

2. Outras coisas legais

Você também pode imprimir na nota fiscal informações adicionais referentes ao contrato quando ocorrer o faturamento. Saca só:

  1. marque essa oção para imprimir na nota fiscal o período de referência do contrato
  2. marque essa opção para imprimir na nota fiscal o "Nº. do Contrato". Não lembra o que é isso? Confira no artigo "Como cadastro um novo Contrato de Serviço?"
  3. marque essa oção para imprimir na nota fiscal o vencimento da receita, definido conforme vimos no início desse artigo
  4. defina o que você entende como período de referência
  5. aqui é o mais legal: confira como vai ficar o texto que vai sair na nota fiscal, conforme você definiu nos itens 1, 2, 3 e 4 acima :)
Encontrou sua resposta?